Por que alta tensão e baixa corrente?

Perguntado por: dlessa . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

De acordo com a expressão, temos que quanto maior for o valor da corrente elétrica que queremos transportar, maior será a perda de energia através da dissipação de energia nos fios. Por isso, é mais vantajoso transportar em tensões muito altas, com correntes mais baixas.

Por último, temos a alta tensão, que compreende o valores superiores a 1.000 volts em corrente alternada ou 1.500 volts para corrente contínua. Dessa forma, estabelece que nessas condições um trabalhador não pode executar as atividades sozinho nem sem a capacitação necessária.

As correntes de baixa tensão (BT) são aquelas que possuem carga de até 1 kV. As subestações de distribuição, depois de converter a energia para BT, distribuem a energia que vai para as residências, comércio e outros estabelecimentos.

As linhas de baixa tensão são utilizadas na maioria dos aparelhos elétricos, pois são menos perigosas e, além disso, contam com instalações protegidas por disjuntores e interruptores diferenciais colocados nos pontos de consumo.

Transformador é um dispositivo utilizado para abaixar ou aumentar a tensão elétrica por meio da indução eletromagnética.

A corrente contínua de valores superiores a 5 mA que é o Limiar de Sensação, cria no organismo a sensação de aquecimento. Já a corrente alternada de valores acima de 1 mA, causa a sensação de formigamento. Sensação de um choque nos dois tipos de corrente.

É por questão de segurança que a maior parte do Brasil utiliza 110 V. O choque elétrico que resulta de uma tensão de 220 V pode gerar mais danos que um choque de uma tensão de 110 V.

A baixa tensão é a faixa compreendida entre 50 Volts em corrente alternada ou 120 Volts em corrente contínua e 1000 Volts em corrente alternada ou 1500 Volts em corrente contínua.

definem circuitos de alta tensão como aqueles com mais de 1 000 V em corrente alternada e pelo menos 1 500 V em corrente contínua, distinguindo-os de circuitos de baixa tensão (50–1 000 V CA ou 120–1 500 V CC) e de extra-baixa tensão (< 50 V CA ou < 120 V CC).

Significado de Baixa Tensão
A baixa tensão refere-se ao valor da tensão elétrica utilizado para identificar as considerações de segurança do sistema de geração, distribuição e uso da energia elétrica. Representa a pequena diferença entre o potencial elétrico de dois pontos.

Calculando a corrente elétrica
A intensidade da corrente elétrica é determinada pela razão entre a quantidade de cargas elétricas, que atravessam uma determinada seção de um condutor, pelo tempo gasto na passagem dessas cargas.

A pressão baixa, em algumas pessoas, é normal, não representando risco para a saúde. No entanto, quando a pressão abaixa repentinamente ou é acompanhada por sintomas como tonturas, desmaios ou cansaço pode indicar um problema mais grave, como desidratação, infecção ou problemas cardíacos.

Uma das maiores vantagens da corrente alternada, é ter o fluxo alternado no sentido dos elétrons, que promove a capacidade de ser transportada por longas distâncias e grandes potências. Elas são encontradas em linhas de transmissão, circuitos de alta tensão, transformadores, entre outros.

VAMOS DEFINIR MELHOR AS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS BAIXA E MÉDIA TENSÃO: Baixa tensão – tensões até 1.000V – utilizada para consumidores que utilizam até 75KW; Média Tensão – para tensões entre 1.000 e 36.000V – utilizada para consumidores que utilizam mais de 75KW.

As linhas de média tensão possuem um tensão elétrica entre 2,3 kV e 44 kV, e podem ser facilmente vistas em ruas e avenidas das grandes cidades, sendo compostas geralmente por três cabos aéreos, sustentados por cruzetas de madeira em postes de concreto.

Diferença entre kVA (kilovoltampere) e kV (kilovolt)
O kV, por sua vez, representa a tensão elétrica de um sistema, isto é, a diferença de potencial elétrico (DDP) entre dois pontos.