Por que Aquiles se recusou a lutar no início da guerra?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Aquiles, enfurecido, recusou-se a lutar ao lado dos gregos, sabendo que era o mais bravo e feroz entre os guerreiros. Sua mágoa não tinha limites. Depois de muita insistência, indicou para substituí-lo um amigo, Pátroclo, a quem emprestou sua armadura.

Segundo a lenda grega, Aquiles, filho do rei Peleu e da deusa Tétis, tornou-se invulnerável quando, ao nascer, foi banhado pela mãe nas águas do rio Estige. Apenas o calcanhar por onde Tétis o segurou não foi molhado e continuou vulnerável.

A única parte do corpo de Aquiles que permaneceu vulnerável foi seu calcanhar, pois foi segurando-o que Tétis o suspendeu para banhá-lo nas águas mágicas.

Aquiles era filho de Peleu e de Tétis e para que ele se tornasse imortal, sua mãe mergulhou-o no rio Estipe, segurando-o pelos calcanhares, que assim se tornou a única parte vulnerável de seu corpo.

A peça de William Shakespeare, Troilo e Créssida, retrata Aquiles e Pátroclo como amantes aos olhos dos gregos.

A morte de Aquiles foi provocada por Apolo, deus do Sol, que guiou a flecha de Páris ao vulnerável calcanhar. Durante o cerco a Tróia, o escandaloso herói tinha conquistado a inimizade do deus, matando vários dos seus devotos seguidores, incluindo o filho deste, Tênes, rei da ilha de Tênedos.

Após a captura de Troia, Menelau se vingou de Dêifobo, que havia tomado Helena por esposa após a morte de Alexandre; Dêifobo foi torturado até a morte, cortado em pedaços, e teve orelhas, braços, nariz e o resto do corpo cortados.

Pouco depois, Páris, irmão de Heitor, lançou contra Aquiles uma flecha envenenada que atingiu exatamente o seu ponto fraca, o calcanhar e matou-o. Em seu poema “A Ilíada”, o poeta grego Homero narra a Guerra de Troia e as proezas de Aquiles, um dos principais guerreiros.

Segundo Píndaro e os tragediógrafos, Agamemnon foi assassinado pela esposa sozinho no banho. Clitemnestra também matou Cassandra. A sua cólera face ao sacrifício de Ifigénia, e os seus ciúmes de Cassandra são apontados como os motivos do seu crime.

Um jovem guerreiro que se tornou um semi-deus quando foi banhado pela mãe nas águas do rio Estige. Aquiles venceu muitas batalhas até encontrar a morte ao ter a única parte humana de verdade do seu corpo – o calcanhar – trespassado por uma flecha. O “calcanhar de Aquiles” era exatamente seu ponto fraco.

(…) “O gigantismo, porém, não é específico do principal herói grego: a altura, ou melhor, a “altitude” de Aquiles era de cinco metros e noventa e quatro centímetros!”.

A profecia dizia que o filho de Tétis seria ainda mais grandioso que o pai. Dessa forma, Zeus e Poseidon obrigaram Tétis a se casar com Peleu. A partir dessa união entre Tétis e Peleu nasceu Aquiles.

A ruptura do tendão do calcâneo, popularmente chamado de tendão de Aquiles, causa a divisão completa do tendão em dois segmentos independentes, comprometendo seriamente a capacidade de movimentar pés e pernas.

Como havia sido previsto por Heitor, em seu último suspiro, Aquiles foi morto posteriormente por Páris, com uma flecha envenenada (no calcanhar, de acordo com a versão de Estácio). Em certas versões do mito, o próprio deus Apolo teria guiado a seta de Páris.

Ele foi morto por Heitor, príncipe de Troia. Aquiles decidiu voltar para a guerra e vingar a morte do amigo. Ele venceu o duelo travado contra Heitor. Mesmo com essa importante vitória, os gregos não conseguiram invadir Troia.

No décimo ano da guerra de Tróia, Páris, ou Apolo com as feições de Páris, matou Aquiles cravando-lhe uma seta no calcanhar.

Do grego: Achiléus ou Achlys, lobo terrível. Homem de lábios curtos e grossos.

Zeus era

Zeus era considerado o deus dos céus, do raio e do trovão. Era o deus mais poderoso do panteão grego, governando homens e deuses do Monte Olimpo.

Entre elas encontra-se, naturalmente, a aparência física de Aquiles, em relação a quem é dito que era alto, branco e de cabelos loiros.

Resposta verificada por especialistas
Aquiles foi traído por Agamenon que tomou sua companheira, complicando ainda mais a relação. A principal consequência dessa briga foi a saída de Aquiles da guerra e o prolongamento desta, pois ele se recusou a lutar ao lado dos gregos.

A história de Aquiles começou com um guerreiro chamado Peleu, que ao longo da sua jornada lutou ao lado de muitos heróis gregos. Cansado da vida de conquistas e derrotas, Peleu decidiu parar sua atuação nas guerras.