Por que as nuvens de chuva são pretas?

Perguntado por: dcosta . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

As nuvens negras que se vê no céu chamam aatenção. A razão disso é simples: nuvens de chuva são mais espessas doque nuvens normais. Isso porque estão entupidas de água.

Nimbostratus: são as grandes camadas de nebulosidade que cobrem todo o céu, normalmente de cor acinzentada, que são indicativas de precipitações. Cumulus: são o formato mais tradicional de nuvem, normalmente disposta de forma espaçada no céu, nas cores branca e/ou acinzentada.

Olhe para as nuvens, que refletem a luz solar. Eles não são amarelas, nem multicoloridas. Elas são brancas, porque essa é a cor que o Sol realmente emite.

Com base na altitude, as nuvens mais comum na troposfera são agrupadas em quatro famílias: Nuvens altas, médias, baixas e nuvens com desenvolvimento vertical.

Dentre os componentes da atmosfera, a cobertura de nuvens é o principal agente nos processos de absorção e espalhamento da luz solar que incide sobre a Terra, seguido pelos gases e pelos aerossóis.

Cumulonimbus – Cb

Cumulonimbus – Cb
É uma nuvem mais escura formada por grandes gotas de água e granizo, podendo conter cristais de gelo no topo. Está associada a tempestades fortes com raios e trovões.

- Stratus (St): camada de nuvens acinzentada, frequentemente escura. A aparência é caracterizada por uma chuva ou neve de forma mais ou menos contínua que, na maioria dos casos, atinge o solo. É suficientemente espessa a ponto de cobrir o Sol.

Nas escrituras, as nuvens costumam ser usadas para indicar uma presença espiritual. O Senhor apareceu numa nuvem para guiar os filhos de Israel pelo deserto rumo à terra prometida. Jesus, já ressuscitado, foi recebido por uma nuvem quando ascendeu ao céu.

As nuvens do gênero mammatus, que recebem esse nome por causa do formato arredondado, parecido com mamas, vistas na província de Hubei, na China, na semana passada, são raras e se formam de maneira inversa que a maioria das concentrações.

Mesmo que você suba uma montanha alta ou entre em um avião, ainda não será possível tocar em uma nuvem, pois elas estão em constante movimento e não possuem uma superfície sólida. Além disso, mesmo que fosse possível tocá-la, a nuvem não teria nenhuma sensação, pois não é um ser vivo e não possui terminações nervosas.

Podem ser líquidas (constituídas por gotículas de água), sólidas (constituídas por cristais de gelo) e mistas (constituídas por gotículas de água e cristais de gelo).

Para saber quanto pesa uma nuvem, é necessário multiplicar o valor da densidade e do volume da água que a constitui. A massa resultante pode chegar a mais de 500 toneladas. As nuvens são formadas por minúsculas partículas de água ou gelo que flutuam sobre camadas de ar quente.

A lua cheia muda de cor conforme se eleva no céu. No nascente apresenta-se amarelada e depois, quando já se encontra elevada no céu, é branca. Durante um eclipse total, a Lua pode se apresentar com uma variedade de cores en- tre marrom e amarelo.

O mar aparece azul porque a água absorve as cores vermelho, laranja e amarelo (comprimentos de onda longos) deixando visíveis os azuis (comprimentos de onda curtos). Mesmo assim, a maioria dos mares e oceanos são negros.

Dentro da nuvem, estas partículas tendem a ser levadas para cima por fortes correntes de ar ascendentes com velocidades que variam desde alguns poucos quilômetros por hora até 100 km/h.