Por que devemos viver o presente?

Perguntado por: lbernardes8 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Entre outros fatores, viver o momento presente permite desfrutar melhor da vida e, dessa forma, ser mais feliz. De forma prática, olhar sempre para o presente faz com que o colaboradores realize as suas atividades com mais afinco e atenção, o que colabora para diminuir erros, refações e perdas.

Concentre-se nas coisas boas da vida.
Quando expressar os sentimentos não funciona, a melhor alternativa é concentrar-se em coisas felizes. Ninguém pode mudar o passado ou prever o futuro, portanto, não se perca nisso — concentre-se nas coisas boas que estão acontecendo aqui e agora.

Viver no presente significa trazer toda a sua atenção para o momento em que você está vivendo, evitando pensar no passado ou no futuro, ou alimentar devaneios que não condizem com a realidade. Da mesma forma, é aproveitar cada instante de suas experiências de vida, como emoções, conversas e aprendizados.

Estar presente é ter consciência do seu entorno, dos valores que estão em jogo, e de seu poder de decisão em determinado momento. Em outras palavras, estar presente é viver no aqui e agora, é estar consciente da realidade, do aqui e agora, incluindo as ameaças e as oportunidades que você enfrentará.

O que significa viver plenamente no momento presente? Isso significa que sua consciência está completamente centrada no aqui e agora. Você não está se preocupando com o futuro ou pensando sobre o passado. Quando você vive no presente, você está vivendo onde a vida está acontecendo.

Uma dica é olhar para o passado e tirar lições de tais experiências. Ao perceber situações semelhantes no presente, tente uma nova abordagem, um novo caminho. Retorno e enfrentamento: não há maneira melhor para superar um trauma do passado do que retornar ao local / situação e enfrentar o problema.

A depressão remete muito ao passado, por frustrações, medos e incertezas relativas a uma fase da vida que já passou. A ansiedade tem muito a ver com o futuro, porque normalmente é uma tentativa de controle do amanhã.

Acompanhe e inspire-se!

  1. 1 – Exerça o Perdão. O primeiro passo a ser dado para deixar os erros para trás é exercer o perdão. ...
  2. 2 – Viva o Momento Presente. ...
  3. 3 – Descubra o Que Deseja Para o Futuro. ...
  4. 4 – Defina Metas Para Sua Nova Vida. ...
  5. 5 – Tenha Coragem de Seguir em Frente. ...
  6. 6 – Coloque-se Como Prioridade. ...
  7. 7 – Aproveite a Jornada.

Pensar demais pode apontar também a presença de problemas psiquiátricos, como ansiedade, transtorno afetivo bipolar, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, depressão.

Quando um presente tem todas as três características — utilidade prática, valor pessoal e significado simbólico — é sério candidato a tornar-se o presente mais significativo e apreciado de todos. Pensemos no que inspirou os presentes levados pelos Reis Magos ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra (ver Mateus 2:11).

É continuar com suas responsabilidades, mas não deixar as vontades de lado. Viver em função apenas do que é necessário vai, aos poucos, transformando você em alguém amargo, sem sonhos e sem emoções.

Atenção plena, yoga e meditação são algumas das técnicas que tem se popularizado para quem deseja viver o momento presente. Mas na prática, esse exercício pode ser bem mais desafiador. Desde pequenos, nossas mentes aprenderam a ficar viajando no tempo entre o passado e o futuro.

Os presentes têm o poder de fazer a outra pessoa se sentir melhor, aumentar a auto-estima daqueles que os recebem e o melhor: aumentar a gratidão e a felicidade. É uma combinação maravilhosa que é alcançada através de um gesto altruísta que é feito do coração. O que é inteligência emocional.

Estar presente é uma indicação do aqui e agora de uma pessoa, é como se fosse um GPS indicando o local e hora que a pessoa se encontra. Enfim, "presente" nos remete a uma referencia externa.

6 dicas para superar seus traumas emocionais

  1. Busque apoio e orientação profissional. Procurar ajuda profissional (como a terapia) pode ser fundamental no processo de cura de traumas emocionais. ...
  2. Pratique autocuidado. ...
  3. Desenvolva estratégias de enfrentamento saudáveis.

No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.

- Enquanto os transtornos de ansiedade se caracterizam por uma preocupação constante e patológica com ou sem foco definido, a depressão se caracteriza por tristeza intensa e constante, desinteresse em atividades que a pessoa costumava gostar, sensação de incapacidade e desesperança - diferencia a psiquiatra Ilana ...

Portanto, a depressão tem cura e com o tratamento adequado o paciente pode voltar a ter uma vida normal e feliz. Quem já teve uma crise depressiva, no entanto, sempre deve estar atento a possíveis novos episódios da doença, por isso o acompanhamento psicoterapêutico é indicado mesmo quando a pessoa já é está curada.