Por que é tão difícil escolher?

Perguntado por: aquarteira . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 12 votos

Isso é um comportamento natural. As escolhas fazem parte da nossa vida. É uma prática que, apesar de corriqueira, são circunstanciais uma vez que as escolhas são feitas sempre em função do momento, da nossa história de vida, das influências familiares, sociais e das condições que estamos inseridos.

Limitar suas opções é um fator de extremo bom senso para a decisão acontecer. Algumas decisões não são tomadas pelo simples fato de que o cara que poderia decidir prefere que todo mundo pense no assunto, bata a cabeça, faça um monte de reuniões, levantamentos, gaste muito tempo e dinheiro.

Demonstre entusiasmo
Explique por que você tem a experiência que a empresa busca contando o que já fez e como você gosta de fazer isso. Durante a entrevista, fique atento a sua comunicação não-verbal, na forma como olha para o entrevistador e como gesticula. O brilho nos olhos conta muitos pontos.

A escolha profissional faz parte de um projeto que implica pensar o futuro, construir um cenário de realizações de interesses e desejos. Nesse processo, o autoconhecimento se faz necessário.

Premissas importantes da estratégia para tomar decisões

  1. # Marque um momento para decidir. ...
  2. # Defina a decisão (e o que ela engloba) ...
  3. # Pense nas suas opções. ...
  4. Voltar-se para seus valores. ...
  5. Falar sobre o assunto. ...
  6. Pedir perspectivas. ...
  7. Testar primeiro. ...
  8. Dar atenção às suas expectativas.

Assim, de acordo com esse conceito ser livre é poder escolher entre fazer ou não fazer algo, sendo a possibilidade de fazer escolhas a própria manifestação da liberdade e o colocá-la em prática a própria vontade.

Dicas para desenvolver sua habilidade de tomar decisões

  1. #1 Às vezes, escolha o que simplesmente te satisfaz.
  2. #2 Limite as suas opções.
  3. #3 Pergunte para os outros.
  4. #4 Defina prazos para decidir.
  5. #5 Use seu passado como guia.

De acordo com a ciência, ao longo do dia um adulto toma em média 35 mil pequenas decisões.

A pergunta “Por que devemos te contratar?” não é algo negativo. Com ela, você tem a oportunidade de mostrar seu valor para a empresa. Ou seja, é esse o momento de expor suas habilidades e se destacar em relação aos outros candidatos.

Você não deve me contratar se a vaga for para alguém que precisa do aval do superior para fazer qualquer coisa ou que tenha de reportar cada passo do que está fazendo. Eu consigo me organizar para fazer minhas entregas da melhor forma e no prazo, mas não lido bem com controles excessivos.”

A sua resposta deve ser focada no que você é mais forte e que mostre como você é a pessoa ideal para a vaga. Trace sua resposta pensando nos seus pontos fortes, fale sobre os cursos que fez e se já trabalhou na área antes. Essas informações são poderosas para o rumo da sua entrevista.

A escolha da profissão
No meio de todas as transformações da adolescência, o sujeito ainda precisa escolher uma profissão. Nesta escolha, levam-se em consideração os valores, as aspirações, as habilidades, as condições sociais e econômicas e o projeto de vida deste jovem.

Autoconhecimento. Para fazer uma boa escolha profissional, um dos fatores mais importantes é o autoconhecimento. Se conhecer, é fundamental para tomada de qualquer decisão, sobretudo de decisões tão importantes quanto essa.

Para isso, é preciso levar e conta dois aspectos: Autoconhecimento: é saber quem você é, seus gostos, habilidades, competências e expectativas. Mercado de Trabalho: analisar o mercado ajuda a encontrar um caminho de sucesso dentro da profissão que você escolheu.

“Podes escolher segundo tua vontade, porque te é dado” (Moisés 3:17). Deus nos disse, por intermédio de Seus profetas, que somos livres para escolher o bem ou o mal. Podemos escolher a liberdade e a vida eterna, seguindo Jesus Cristo.

Hesitar na hora de fazer uma escolha é natural, mas se angustiar com o processo vai impedir você de colocar suas vontades em prática

  1. Entenda o contexto. ...
  2. Ajuste seu foco. ...
  3. Esqueça o passado. ...
  4. Siga seu instinto. ...
  5. Organize seus pensamentos. ...
  6. Corra riscos. ...
  7. Simule o resultado. ...
  8. Escolha e execute.

A liberdade de escolha acarreta na responsabilidade de cada passo. Por isso, escolher é chamar a responsabilidade para si. É responder pelas contas que surgem quando tomamos decisões. Uma escolha pode ser certa ou errada, e a partir daí a responsabilidade passa a ser só nossa, e não podemos culpar os outros.

Determinamos essas escolhas, certas ou erradas, com bases conscientes e inconscientes, por meio de influências externas e crenças que vão desde a cultura em que estamos inseridos, passando por religião, política, economia e meio social.

As suas escolhas podem influenciar as suas decisões e de outras pessoas, bem como suas vidas. Por muitas vezes a forma que você reage em determinadas situações podem ser fundamentais para que você exerça sua real capacidade ou para que estimule alguém a dar o seu melhor.