Por que Elias lança seu manto sobre Eliseu?

Perguntado por: ufurtado . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

O manto de Elias ser passado para Eliseu simbolizou a transferência da autoridade profética para Eliseu. Nos tempos atuais, às vezes, falamos do “manto” de autoridade que o profeta recebe quando é ordenado e designado. Embora o profeta atual não use manto nem capa, Deus concede-lhe as chaves do sacerdócio.

1 Reis 19. 19 Então Elias saiu de lá e encontrou Eliseu, filho de Safate. Ele estava arando com doze parelhas de bois e conduzindo a décima segunda parelha. Elias o alcançou e lançou sua capa sobre ele.

Todo sustento vem de Deus.
Quando nos dedicamos à vontade de Deus, Ele nos dá aquilo que precisamos, mesmo quando a situação parece impossível. A vida de Elias pode parecer muito diferente da sua mas essas três lições de vida valem para todos.

Quando ele leu a carta, o rei de Israel rasgou as suas vestes. A notícia chegou aos ouvidos do profeta Eliseu, o homem que havia recebido do Senhor poder para realizar milagres, e ele perguntou para o rei: “Por que o senhor rasgou as suas roupas? Deixe-o vir a mim, e ele saberá que há profeta em Israel” (2 Reis 5:8).

Significado de jogar o manto: Deixar para lá.

A capa é considerada o cartão de visita de um livro, pois além de protegê-lo serve como chamariz para os leitores. Nela você irá encontrar o título da obra, nome do autor(a) e a editora em que ela foi publicada.

Uma capa serve para muita coisa, inclusive para proteger o miolo de um livro. Porém, assim como um caramujo sem concha, os livros saíam das oficinas gráficas sem esse aparato até o início do século 19. Cabia então ao livreiro, ou ao leitor, encadernar o miolo da maneira como bem quisesse.

Arma de arremesso, que consistia numa longa haste de madeira, tendo uma ponta de pedra, bronze ou ferro pontudo (#1Sm 13.19).

O profeta temeu por sua vida e fugiu para o deserto. Foi nesse contexto que ocorreu o episódio popularmente chamado de “a depressão de Elias”. A ameaça de Jezabel e a situação desanimadora de Israel para alguém que tinha um enorme zelo pelo nome do Senhor, fizeram com que Elias ficasse desanimado e deprimido.

Gilgal, como Betel, representava a presença de Deus entre os israelitas. Gilgal é o lugar da Aliança, é o lugar de formar profetas. O primeiro lugar do acampamento Israelita após a travessia do Rio Jordão . Ele também foi um lugar de sacrificios (I Sam.

Depois partiu com Elias, tornando-se o seu assistente e aprendiz. Voltou, pois, de o seguir, tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu a carne, e a deu ao povo, e comeram.

Ele possuía as chaves do poder selador do sacerdócio pelas quais as ordenanças de salvação se tornam válidas na Terra e no céu. Elias desempenhou um papel determinante na restauração das chaves do sacerdócio nos tempos do Novo Testamento e em nossa dispensação dos últimos dias.

Antes de ser arrebatado, Elias pergunta diz a Eliseu que pode lhe fazer qualquer pedido, e será atendido. Ele pede, então, “porção dobrada” do espírito de Elias, que fica surpreso com a ousadia do pedido.

Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.

Continuar lendo Como Elias achou Eliseu?