Por que Esaú desistiu do direito a primogenitura qual das duas escolhas tinha valor temporário qual tinha valor eterno?

Perguntado por: ecalixto . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Esaú acabou trocando a sua primogenitura, pelo prato de lentilhas, pois estava faminto, e não quis esperar. Ele não deu valor a promessa que Deus tinha derramado sobre a vida dele, ele foi imediatista e só focou no aqui e agora sem pensar no amanhã.

A esposa de Isaque, Rebeca, deu à luz filhos gêmeos chamados Esaú e Jacó. Esaú vendeu sua primogenitura a Jacó, e Isaque mais tarde concedeu a bênção da primogenitura — que incluía as bênçãos do convênio abraâmico — a Jacó.

Ele estava com muita fome e implorou a Jacó que o alimentasse. O Senhor queria que Jacó recebesse a bênção da primogenitura porque Esaú não era digno dela. Jacó pediu a Esaú que trocasse a primogenitura por comida. Esaú concordou e vendeu seu direito à primogenitura para Jacó.

No “Antigo Testamento”, Jacó compra do irmão gêmeo Esaú o direito de primogenitura, ou seja, de ser considerado o mais velho. Trocou-o por um prato de lentilhas (Gênesis 27:19-30). Os dois eram filhos de Isaac e Rebeca.

O caçador se recusará a receber a bênção de Isaque (Henri Pagnoncelli) ao pedir para o tio celebrar seu casamento com Maalate (Lidi Lisboa) segundo os ritos egípcios na novela bíblica da Record. O ruivo se revoltará com a recusa do pai depois de ter empossado Jacó (Miguel Coelho) como seu sucessor.

Isaque pede que Esaú lhe prepare uma refeição (Gênesis 27:1-4) Gênesis 27 começa mostrando um Isaque já velho e debilitado. Ele já não enxergava mais e pensava que o fim de sua vida havia chegado. Então ele chamou seu filho mais velho, Esaú, e lhe pediu que ele lhe preparasse uma refeição saborosa com carne de caça.

Se no Antigo Testamento apenas o filho mais velho tinha o direito à primogenitura, no Novo Testamento a Bíblia nos mostra que somos nascidos do Espírito e primícias de tudo que o Senhor criou.

Esaú fez um juramento e assim passou a Jacó os seus direitos de filho mais velho. Aí Jacó lhe deu pão e o ensopado. Quando Esaú acabou de comer e de beber, levantou-se e foi embora. Foi assim que ele desprezou os seus direitos de filho mais velho.

Mas Nabote se recusou a vender sua vinha ao rei, porque a recebera por herança de seus pais. Ele não se deixou levar pelas ofertas do rei, ficando firme em sua posição, não se impressionando pelo poder de Acabe. Por isso, Nabote foi morto depois de Jezabel, esposa de Acabe, tramar a sua morte.

A primogenitura significava o direito de posse, domínio e decisão sobre o futuro das propriedades da família para o filho mais velho. Esaú agiu de forma incoerente desprezando esse direito, mas bem sabia que para que o "negócio" fosse realmente fechado, teria que ter a aprovação e benção do pai.

Gênesis 25:31-34 ARC
E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado das lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e foi-se. Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura.

1. Qualidade do que é primogénito . Privilégios do filho mais velho.

Ele é considerado um filho rebelde que manteve uma vida dupla até os 15 anos, quando vendeu sua primogenitura para Jacó. De acordo com o Talmude, a venda da primogenitura ocorreu imediatamente após a morte de Abraão. A datação talmúdica daria a Esaú e Jacó uma idade de 15 anos na época.

De repente, no meio da noite, Jacó, o enganador, se põe a lutar com Deus e prevaleceu (Gn 32:22-31). Foi uma noite de luta e confissão. Naquela noite Deus mudou o nome de Jacó para Israel, agora campeão com Deus.

O que Esaú fez para demonstrar que tinha superado seu ódio e perdoado Jacó? [Ele correu para encontrar-se com Jacó, abraçou-o e chorou com ele (ver versículo 4). Também aceitou o presente de Jacó (ver versículo 11).]

Isaque amava mais Esaú porque gostava de comer da carne dos animais que ele caçava. Rebeca, por sua vez, preferia Jacó.

Como um esforço para conciliar o seu relacionamento com seus pais, especialmente com o pai, Isaque, de quem buscava obter a bênçãos, Esaú teria tido um terceiro casamento com uma prima sua, filha do seu tio Ismael: Maalate.

Após se passar pelo irmão para obter a bênção do pai, Isaque (já em leito de morte), Jacó entra em pé de guerra com Esaú. Sua mãe aconselha-o a sair de casa, prometendo-o chamar de volta quando o irmão se acalmasse. Neste ponto a idade de Jacó é de 40 anos.