Quantos anos Esaú tinha quando vendeu sua primogenitura?

Perguntado por: ogonzaga . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

De acordo com o Talmude, a venda da primogenitura ocorreu imediatamente após a morte de Abraão. A datação talmúdica daria a Esaú e Jacó uma idade de 15 anos na época. As lentilhas que Jacó estava cozinhando eram destinadas a seu pai Isaque, porque as lentilhas são a refeição tradicional do luto para os judeus.

Na cultura daquela época, o filho primogênito recebia a “primogenitura”, que incluía o direito de presidir a família e uma porção dobrada dos bens e terra de seu pai quando este morresse. O filho primogênito então poderia tomar conta do restante da família, inclusive a viúva do pai.

O caçador se recusará a receber a bênção de Isaque (Henri Pagnoncelli) ao pedir para o tio celebrar seu casamento com Maalate (Lidi Lisboa) segundo os ritos egípcios na novela bíblica da Record. O ruivo se revoltará com a recusa do pai depois de ter empossado Jacó (Miguel Coelho) como seu sucessor.

Esaú foi considerado o pai dos edomitas
Por causa dessa associação, os edomitas passaram a ser considerados parentes de Israel, e o termo “irmão” é usado em relação aos edomitas ou descendentes de Esaú em vários lugares (Nm 20:14; Dt 2: 4-5; Amós 1:11; Obad 1:10).

Esaú: Significa "homem coberto de pelos", "peludo". Tem origem no hebraico Esau, Esaw, que quer dizer literalmente "coberto de pelos, peludo". Esaú é nome de um personagem bíblico mencionado no Antigo Testamento como o filho gêmeo mais velho de Isaque e Rebeca, irmão de Jacó.

A frase “o maior servirá ao menor” em Gênesis 25:23 indica que o filho mais novo herdaria futuramente a primogenitura do mais velho.

Como resultado, o filho primogênito tornava-se o herdeiro principal da família. Ele, geralmente, herdava mais posses do que os outros irmãos. Além disso, também recebia uma série de privilégios, dentre os quais, a posição de chefe social e espiritual da família.

Isaque pede que Esaú lhe prepare uma refeição (Gênesis 27:1-4) Gênesis 27 começa mostrando um Isaque já velho e debilitado. Ele já não enxergava mais e pensava que o fim de sua vida havia chegado. Então ele chamou seu filho mais velho, Esaú, e lhe pediu que ele lhe preparasse uma refeição saborosa com carne de caça.

Por que Esaú desistiu do direito à primogenitura? (Gênesis 25:30–32) Qual das duas escolhas tinha valor temporário? Qual tinha valor eterno? Expliquelhes que Esaú estava com fome, mas não estava sob risco de vida. Ele deu mais valor ao ato de saciar a fome do que às bênçãos e convênios do direito de primogenitura.

Mas Nabote se recusou a vender sua vinha ao rei, porque a recebera por herança de seus pais. Ele não se deixou levar pelas ofertas do rei, ficando firme em sua posição, não se impressionando pelo poder de Acabe. Por isso, Nabote foi morto depois de Jezabel, esposa de Acabe, tramar a sua morte.

Se no Antigo Testamento apenas o filho mais velho tinha o direito à primogenitura, no Novo Testamento a Bíblia nos mostra que somos nascidos do Espírito e primícias de tudo que o Senhor criou.

Após se passar pelo irmão para obter a bênção do pai, Isaque (já em leito de morte), Jacó entra em pé de guerra com Esaú. Sua mãe aconselha-o a sair de casa, prometendo-o chamar de volta quando o irmão se acalmasse. Neste ponto a idade de Jacó é de 40 anos.

No geral, a maioria dos estudiosos defende que Esaú teve três ou quatro esposas. Essa indefinição ocorre justamente por causa das diferenças de nomes nas listas das esposas de Esaú. Em Gênesis 26 o texto bíblico informa que quando tinha quarenta anos de idade, Esaú se casou com duas mulheres hititas.

Como um esforço para conciliar o seu relacionamento com seus pais, especialmente com o pai, Isaque, de quem buscava obter a bênçãos, Esaú teria tido um terceiro casamento com uma prima sua, filha do seu tio Ismael: Maalate.

De acordo com o Talmude babilônico, Esaú foi morto por Husim, filho de Dã, filho de Jacó, porque Esaú obstruiu o sepultamento de Jacó na caverna de Macpela.

Jacó e o irmão ficam frente a frente em último embate
Nos próximos capítulos de Gênesis, Esaú vai ao fundo do poço após tentar matar o seu gêmeo mais uma vez. Ao perceber que não conseguiu acabar com a vida de Jacó novamente, ele se entrega à bebida e cai em uma tristeza profunda.

Adoravam ao Deus Dušara e sua esposa Uzza, talvez identificados com a água, símbolo da fertilidade para os Nabateus.

Isaque preferia Esaú, porque gostava de comer de suas caças; Rebeca, entretanto, preferia Jacó. Isaque amava a Esaú, porque comia da sua caça; mas Rebeca amava a Jacó.

Ainda muito jovens, eles já mostravam personalidades opostas. Enquanto Esaú era mais aventureiro e caçador, Jacó preferia a tranquilidade e gostava de cozinhar .