Por que estudar a dança?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

O papel da dança na prática educativa tem o objetivo de resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura. A expressão corporal como recurso da aprendizagem escolar, utiliza o corpo em movimento, estimulando a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na integração social.

A dança é utilizada como ferramenta cultural na transformação de uma sociedade. Ela proporciona um crescimento de caráter ao ser humano, somando características que levam o indivíduo a ser mais tolerante, sensível, criativo e sem preconceitos.

Melhora a desenvoltura e capacidade de expressão
Porém, a dança pode mudar isso. No meio artístico, a expressão corporal é, muitas vezes, a melhor forma de comunicação. Trata-se de um momento em que a criança desenvolve consciência corporal e consegue demonstrar o que deseja de forma espontânea e natural.

A prática de dança pode aumentar a flexibilidade, a amplitude de movimento, a força física e a resistência. Os movimentos repetitivos envolvidos na dança podem corrigir a má postura, aumentar o equilíbrio e a coordenação e melhorar a saúde cardiovascular em geral.

Além da atividade física, a dança é uma forma de socialização que aproxima as pessoas e proporciona interações leves e divertidas, melhorando a saúde mental, a autoestima e quadros de ansiedade.

Existem vários conceitos e significados em relação à Dança, mas todos têm objetivos em comum como a expressão de emoções, conhecimento do corpo, entretenimento, comunicação, educação.

Dançar ajuda a fortalecer os músculos, trabalha a coordenação motora, protege as articulações e melhora a postura, a flexibilidade e a oxigenação do cérebro, além de trazer consciência corporal.

Condicionamento físico: Além de queimar calorias, a dança proporciona fortalecimento da musculatura e dos ossos. Aumenta também a frequência respiratória, que incentiva um funcionamento muscular e metabólico melhor.

A dança (é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música) complementa as pessoas com diferentes gostos, emoções, necessidades e origens, porque há muita variedade. Como resultado, a dança tornou-se não apenas uma forma de arte universal, mas uma linguagem universal.

Vamos dançar? Veja 6 benefícios da dança para saúde do seu corpo e mente

  • Ajuda a manter o peso corporal saudável.
  • Melhora o condicionamento físico.
  • Trabalha a musculatura.
  • Ajuda a tratar e a prevenir doenças.
  • Faz bem para a mente.
  • É uma atividade prazerosa.

Para BERTONI (1992), a dança como fator educacional contribui no desenvolvimento psicológico, social, anatômico, intelectual, criativo e familiar.

A dança proporciona aos alunos um desempenho na criatividade, musicalidade, socialização, capacidades motoras, coordenação, flexibilidade, psicológico, postura, atitudes, gestos e ações cotidianas, autoestima, superação da timidez, objetiva ainda melhorar o comportamento da criança, resgatar valores culturais, além do ...

Resposta: A dança é considerada a arte a mais antiga e completa, pois você cria os movimentos e expressa através do corpo. A presença da dança na vida do homem, sempre teve uma grande importância, pois o acompanha desde os rituais dos povos primitivos e seguindo até hoje.

Ganha tempo de vida quando em uma aula de dança você consegue expor seus sentimentos, existe esse momento de imersão no movimento que isola a pessoa do resto do universo, afastam os problemas, as angústias, os medos e direciona o indivíduo a um repouso mental em busca de um equilíbrio, além dos ganhos fisiológicos do ...

“Podemos citar a melhora da qualidade de vida, o aumento da autoestima e da autoconfiança como alguns benefícios. E como a dança é uma forma de expressão das emoções, ela também consegue contribuir para o tratamento de ansiedade, estresse e até depressão”, explica a psicóloga.

É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto a mais simples quanto as mais fortes emoções.

A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.

Quando a pessoa se envolve com a dança, é quase imediata a elevação da autoestima e a sensação de bem-estar. Os movimentos da atividade são um importante aliado no combate à depressão. Isso porque, durante a dança, são liberados neurotransmissores ligados justamente à sensação de bem-estar, motivação e prazer.

Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações.