Porque eu me sinto inferior às outras pessoas?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Está diretamente relacionado a uma dúvida constante e incerteza sobre si mesmo, além de falta de autoestima. O complexo de inferioridade geralmente é inconsciente. Acredita-se que ele leva indivíduos afetados a compensar demais, resultando em realizações espetaculares ou em comportamentos sociais exagerados.

Descubra com relação a quem você se sente inferior.
Caso tenha um complexo de inferioridade, você se sente inferior a alguém. Pergunte a si mesmo de quem se trata. Tente ser tão específico quanto possível ou, ainda, comece de forma ampla e afunile essa busca interior aos poucos.

Ansiedade, estresse e incerteza sobre a própria competência. Essas sensações podem se apresentar quando você está iniciando um novo ciclo na sua vida profissional, acadêmica e até social. Só que é necessário prestar atenção quando o pensamento de “me sinto insuficiente” começa a se repetir.

Causas da baixa autoestima

  • Não receber elogios e incentivos;
  • Falta de carinho;
  • Castigos frequentes;
  • Sofrer intimidações;
  • Violência física e psicológica;
  • Abusos.

"Achar que ninguém gosta de você" pode estar relacionado com diferentes quadros clínicos, incluindo quadros de ansiedade, porém você tem duas opções, uma delas é explicar em que situações isso acontece; ou então buscar diretamente um psicólogo para tratar dessas interpretações.

Busca excessiva de reconhecimento dos outros
A pessoa que busca muitos elogios costuma ficar dependente desse retorno externo para conseguir sentir-se merecedora de suas conquistas. Afinal de contas, a pessoa tem dúvidas e incertezas sobre o seu verdadeiro merecimento quando conquista algo.

Para ser declarada incapaz, a pessoa deve ter dificuldade para compreender suas decisões devido a algum transtorno mental, dependência química ou doença neurológica, o que deve ser devidamente atestado por perícia médica.

Complexo de inferioridade pode ser definido como aquele sentimento de não estar à altura dos padrões sociais. Está diretamente relacionado a uma dúvida constante e incerteza sobre si mesmo, além de falta de autoestima. O complexo de inferioridade geralmente é inconsciente.

A psicoterapia para lidar com complexo de inferioridade é o remédio mais eficaz para enfrentar a questão de frente. Sentir-se inferior é algo comum e, segundo alguns psicólogos, até saudável para que a gente procure se impulsionar com relação às atividades da vida.

O interessante é que não encontramos na Bíblia nenhum texto que fala sobre autoestima. Sabe por quê? Porque o amor-próprio é algo muito óbvio para Deus, sendo um reflexo indiscutível do amor que sentimos por Ele. “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” (1 João 4:8).

A falta de amor próprio é uma consequência da falta de autoconhecimento. Uma pessoa que tem autoconhecimento tem consciência de que carrega muitas coisas positivas e negativas, e é capaz de lidar com isso.

Geralmente, quem tem autoestima baixa se sente sem confiança, incapaz e incompetente, e entra em um ciclo vicioso: quanto mais se sente assim, mais age como se realmente fosse incapaz e isso aumenta ainda mais os sentimentos negativos. É necessário saber que a baixa autoestima não nasce com você.

Esse comportamento é uma resposta mal adaptada a repetidas situações de falha ou de incapacidade de atingir suas expectativas, provavelmente associadas com relacionamentos ruins (inclusive familiares). Você poderia buscar ajuda de um psicólogo nesse momento, é o melhor que você poderia fazer para se ajudar.

Ela pode ter dificuldades sim relacionais, mas pode também procurar ajuda psicológica para entender os motivos do isolamento, se derivam de baixa auto-estima, medo de rejeição, ou simplesmente do fato de gostar de estar sozinha. O ponto de equilíbrio é o ideal e pode ser conseguido com terapia.