Por que eu gosto de ficar triste?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Esse sentimento está ligado à vivência de situações que geram angústia ou frustração. Sentir desânimo e melancolia depois de perder um emprego, tirar nota ruim em uma prova ou terminar um relacionamento, por exemplo, é comum. Em alguns momentos, as pessoas podem experimentar uma tristeza mais profunda.

Sim é normal. Não significa ausência de sentimentos.

É um sentimento que nos lembra que algo nos falta, que esteve ali, que era bom para nós, mas que já não podemos recuperá-lo. Lembramos de viagens, momentos, pessoas ou experiências que nos fazem pensar que qualquer momento passado foi melhor.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

O vazio emocional é a sensação de estar perdido diante do mundo, sem saber que direção deve seguir. Seus propósitos mudam diante da nova realidade e pode levar um determinado tempo para que você se encontre novamente.

O fleumático melancólico gosta de ajudar os outros e é organizado no seu trabalho. Gosta de fazer coisas em casa e normalmente esta está sempre arrumada e funcional. No entanto pode ser demasiado passivo, o que irrita muitas vezes os seus familiares. Trabalha bem sobre pressão, desde que esta seja externa.

A melancolia se manifesta como uma apatia generalizada, uma total ausência de ânimo. A inércia e o tédio também são características marcantes de um indivíduo melancólico. Viver na melancolia é como se preencher de um vazio. O melancólico não se revolta, não se agita externamente, não lida com crises e surtos.

Pessoas diagnosticadas com essa falta de interesse excessiva demonstram exatamente esses fatores por um período de quatro semanas ou mais.

Sentir alegria e de repente uma tristeza profunda pode ser sintoma de ansiedade? Sugiro que você procure um psicólogo para ajudar a entender o que está acontecendo, o porquê de essa oscilação de seu humor, tristeza/alegria. Procure alguém em quem você confie e boa sorte.

Fique de olhos abertos o máximo possível.
Em algum momento, esse ressecamento desencadeia a produção de lágrimas, portanto não pisque até sentir o olho marejado. Se estiver perto de um ventilador, tente encará-lo para que o ar seja soprado nos seus olhos, o que pode fazê-los lacrimejar.

A crise de choro que acontece sem um motivo é um sinal de que algo não está bem. Se você tem chorado mais do que o habitual e não consegue cessar as lágrimas, pode estar vivenciando uma depressão não diagnosticada, ou outro transtorno do humor.

Mais do que qualquer outro tipo de temperamento, o melancólico tem um forte desejo de ser amado e deseja relacionar-se, mas acha difícil expressar os seus sentimentos. É desconfiado quando pessoas ou experiências o desapontaram e encara com suspeita quando lhe dedicam muita atenção.

A distinção primordial entre a tristeza e a depressão melancólica está relacionada aos diferentes níveis que elas ocupam na vida psíquica do sujeito. A melancolia é caracterizada como um distúrbio da ordem do humor e não do sentimento, como a tristeza (Bloc, Souza, & Moreira, 2016).

O que é Melancolia:
Melancolia significa o estado de tristeza profunda e apatia sentido continuamente por alguém.

Dizemos que a depressão é uma doença silenciosa porque não tem uma fórmula definida para diagnóstico e tratamento. Cada pessoa reage e a manifesta de um jeito. Sendo assim, as causas também variam de acordo com as experiências e histórico de saúde de cada paciente.

Doenças preexistentes de relação mental – Doenças como bipolaridade, ansiedade, e outros transtornos podem ser uma das causas para o desenvolvimento da depressão. Situações estressantes recorrentes – uma pessoa que não consegue se esquivar de uma rotina estressante, tem uma forte predisposição para depressão.

Características de cada grau de depressão
“No episódio depressivo leve, há presença de poucos sintomas além dos necessários para o diagnóstico; a intensidade dos sintomas causa sofrimento, mas é manejável e os sintomas resultam em pouco prejuízo no funcionamento social ou profissional”, explica a médica.

A depressão, ansiedade, pânico ou qualquer condição de saúde mental não diagnosticada também pode estar por trás dessa sensação. Quando você começa a pensar que nada parece dar certo em sua vida, está na hora de parar o que você está fazendo e refletir.

Busque um propósito
Ter um propósito, seja ele qual for, deve ser uma das prioridades de quem ainda não sabe como encontrar o sentido da vida. Essa motivação deve estar alinhada com suas crenças e valores, para que reflita de maneira significativa no seu desenvolvimento pessoal.

A anedonia é a incapacidade de sentir prazer e aproveitar as coisas boas. É como se o nosso cérebro decidisse se desconectar. Não sentir para não sofrer, isolando-se e ficando anestesiado. Talvez você já tenha sentido isso alguma vez em sua vida, mas e o que acontece quando isso se torna crônico?

A cor que representa o melancólico é o azul, que expressa intelectualidade e introversão.