Por que existem tantas nossas senhoras?

Perguntado por: lornelas9 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

Assim, vimos que os vários títulos marianos têm origens diferentes. Podem ter sua origem na devoção popular, nas aparições e manifestações de Nossa Senhora e nos dogmas marianos.

Ao longo dos séculos, contudo, esses relatos passariam a ser constantes. De acordo com padre Rodrigues, estima-se que hoje sejam cerca de 1,1 mil nomes pelos quais a santa é conhecida.

Qual a diferença entre 'Santa Maria' e 'Nossa Senhora'?
Todos eles se referem à mesma pessoa, àquela que deu à luz o Filho de Deus, Jesus Cristo. Ao mesmo tempo cada título tem por trás uma particularidade e exprime diversas experiências de relação com a Mãe de Deus.

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo. Interpretação de que eles seriam só primos prevaleceu no Ocidente.

Nossa Senhora Aparecida, ou simplesmente Maria é uma leiga; nasceu há uns 2 mil anos. Ela é a única pessoa, salvo Jesus, que não foi atingida pelo pecado original (dogma da imaculada conceição). Por conseguinte, é possível que Nossa Senhora Aparecida jamais tenha passado pela morte (dormição de Maria).

Ouça a entrevista com Bell Kranz! No Brasil, existem mais de 1.000 devoções à Nossa Senhora, que surgiram por meio de aparições da santa, ou de dogmas definidos pela Igreja.

Originalmente, ela seria uma representação de Nossa Senhora da Conceição, que é branca, mas teria escurecido com o tempo passado submersa no rio. Outra narrativa atribui sua cor à fumaça das velas do oratório montado na casa de um dos pescadores, onde a santa permaneceu até ser transferida para uma nova capela em 1745.

Celebramos, hoje, o dia de Nossa Senhora de Guadalupe.

A primeira aparição da Virgem, segundo o site, é de Nossa Senhora do Pilar de Zaragoza, na Espanha. Ela apareceu ao Apóstolo Santiago – Tiago, o Maior, às margens do rio Ebro, nos anos 40 d.C.

Cristão ou não cristão, católico ou não, provavelmente, todos conhecem ou, pelo menos, já ouviram falar sobre Maria de Nazaré, a mãe de Jesus. Também conhecida como Nossa Senhora ou Virgem Maria, a mulher escolhida por Deus para ser mãe de Seu filho é uma das personalidades mais marcantes da história.

Na Idade Média, São Bernardo, vendo como cada “senhor” apresentava sua “senhora”, lembrou que Jesus nos deu uma “Senhora” para amparar a todos. Desde então Maria é chamada de “Nossa Senhora”. Trata-se de um título da devoção popular.

Venerada na Igreja Católica, Nossa Senhora Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, atualmente alojada na Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo.

Grupo de oração Maria Passa na Frente em Juiz de Fora
Essa oração, de acordo com ele, é mais procurada quando “as pessoas precisam solucionar um problema ou estão com alguma dificuldade”, e viralizou justamente em um contexto de pandemia.

Senhora Aparecida, ou simplesmente Maria, é a representação da mãe de Jesus Cristo na igreja católica.

Tiago, José, Judas, Simão e duas irmãs. O Messias pode ter tido uma família mais alargada, mas não Os mistérios sobre Jesus começam quase sempre com uma frase escrita pelos seus seguidores, transmitida ao longo dos séculos.

Tiago, o Justo

Tiago, o Justo, era irmão de Jesus.

Os irmãos então foram relegados a primos, filhos de outra Maria, tia de Jesus. Ou filhos do viúvo José em seu casamento anterior.

Nossa Senhora Aparecida representa a imagem da mãe de Jesus, e foi encontrada pelos pescadores em outubro de 1717, no rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá (SP). Naquela época, a pesca não estava nada produtiva, e ao puxar a rede os pescadores se depararam com a imagem da santa, porém somente o corpo.

Maria de Nazaré

Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima são a mesmíssima pessoa: Maria de Nazaré, a mãe de Jesus.