Quantas Nossas Senhoras existem na Igreja Católica?

Perguntado por: vtrindade . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

São eles: Mãe de Deus, Virgem Maria, Imaculada Conceição e Assunção de Maria.

A Virgem Maria tem mais de mil representações no mundo. Estas são 14 delas, com a origem da devoção.

Embora a maioria dos títulos concedidos à Ela tenham sua origem na devoção popular, quatro deles são dogmas marianos e foram proclamados justamente para firmar as bases da nossa fé. São eles: Mãe de Deus, Virgem Maria, Imaculada Conceição e Assunção de Maria.

Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima são a mesmíssima pessoa: Maria de Nazaré, a mãe de Jesus. Ocorre que existem muitíssimas devoções diferentes tributadas a Maria: Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Desterro, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Boa Morte, Nossa Senhora da Purificação etc.

No Brasil, existem mais de 1.000 devoções à Nossa Senhora, que surgiram por meio de aparições da santa, ou de dogmas definidos pela Igreja.

Porque a imagem de Nossa Senhora Aparecida é negra? Pesquisadores acreditam que a cor verdadeira da imagem não era negra, mas que ficar anos submersa na água fez com que ela ficasse escura.

O primeiro nome, Maria. Poderia vir acompanhado de Amparo, Dores, Esperança, Fátima, Graças, Piedade ou Prazeres. Ou qualquer um dos mais de mil títulos atribuídos à mãe de Jesus.

Para as mulheres, o nome preferido é Maria, com frequência de 11,7 milhões de pessoas. Já para os homens, o mais comum é Jose, com 5,7 milhões de pessoas.

Resposta verificada por especialistas. De acordo com a igreja católica, as santas e os santos são pessoas que foram exemplos de vida e são vistos como intercessoras de orações entre os fiéis e Deus e operadoras de milagres. Já Nossa Senhora é como se denomina uma santa específica, que é Maria, a mãe de Jesus.

Percebemos também que o título de Nossa Senhora Rainha é consequência da maternidade divina da Virgem Maria, ou seja, por ser a Mãe do Cristo Rei e Senhor, Maria é a Rainha que possui e exerce sobre o universo e cada um de nós uma soberania que lhe foi confiada pelo próprio Filho.

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é a santa cuja festa litúrgica é celebrada em 12 de outubro. Responsável por levar milhares de fiéis à basílica localizada em Aparecida, no Vale do Paraíba paulista, a santa é símbolo de uma devoção genuinamente brasileira.

Entre as aparições aprovadas mais conhecidas estão a de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, a Virgem da Medalha Milagrosa e Nossa Senhora de Lourdes, ambas na França, e Nossa Senhora de Fátima, em Portugal.

A imagem original de Nossa Senhora Aparecida, que fica protegida no nicho dentro do Santuário Nacional de Aparecida (SP), recebeu um manto novo, que foi trocado após uma doação de uma família devota.

Nossa Senhora da Conceição, também conhecida como Imaculada Conceição, é uma das versões de Maria mais cultuadas no Brasil e nos países de língua portuguesa.

O título de Nossa Senhora do Silêncio foi dado à Santíssima Virgem Maria após sua aparição silenciosa na aldeia de Knock, na Irlanda.