Por que falar indígena e não índio?

Perguntado por: wpimenta . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Indígena significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade de cada povo. Para se referir ao dia 19 de abril, a Secom adota o termo Dia dos Povos Indígenas (com iniciais maiúsculas), em vez de Dia do Índio.

Os primeiros povos indígenas provavelmente tinham pelos. Mas os que eram peludões acumulavam muita umidade junto do corpo, tornando-os mais suscetíveis a doenças. Os que melhor se adaptavam e não morriam antes de reproduzir eram os com biotipo nadador olímpico: lisinhos, sem pelos para carregar umidade.

Pela primeira vez, o Brasil celebra neste 19 de abril o "Dia dos Povos Indígenas" - e não mais o "Dia do Índio", como a data era conhecida até o ano passado. A mudança foi oficializada em julho de 2022 com a aprovação da Lei 14.402.

1 indígena, aborígine, aborígene, autóctone, primitivo, nativo, natural, aboriginal, aboriginário, selvagem.

2 aborígene, autóctone, crioulo, nativo.

Não erre mais: o certo é "indígena". Para lideranças dos povos originários, a palavra "índio" é pejorativa e reforça preconceitos. Desde 1943, 19 de abril marca o Dia dos Povos Indígenas.

Índio: A palavra índio deriva do engano de Colombo que julgara ter encontrado as Índias, o "outro mundo", como dizia, na sua viagem de 1492. Assim, a palavra foi utilizada para designar, sem distinção, uma infinidade de grupos indígenas; Gentio: O coletivo gentio foi utilizado pelos jesuítas.

Por isso, o ideal é chamar a celebração de “Dia do Indígena', “Dia dos Povos Indígenas'' ou até mesmo de “Dia da Diversidade Indígena”. Isso porque o termo "índio" além de reforçar um estereótipo de que todos os povos indígenas são todos iguais, reforça uma ideia de que são seres do passado ou selvagens.

Na Índia, a menstruação é um taboo.
As mulheres menstruadas são vistas como "contaminadas e impuras", chegando a ser impedidas de fazer tarefas que envolvam mexer em água ou cozinhar e a ser excluídas de participar em cerimónias religiosas, culturais e comunitárias.

De acordo com a evolução humana, esse formato de rosto surgiu há mais de 100 mil anos como forma de proteção do corpo. As regiões onde essas sociedades habitavam eram mais frias e lidavam com a grande luminosidade provocada pelo reflexo do Sol na neve – a chamada radiação ultravioleta.

Outro termo muito comum para chamar os brancos é caraíba, karaíba ou kajaíba. Na região do Xingu, no Mato Grosso, diversos povos diferentes, como os Mehinako, os Kuikuro, os Kalapalo e os Kawaiwete, usam variações dessa palavra.

Existem hoje 305 etnias e 274 línguas indígenas. A maioria dos indígenas brasileiros não falam a língua indígena (57%).

O Dia dos Povos Indígenas é uma data comemorativa celebrada em 19 de abril. Celebra a diversidade dos povos indígenas do Brasil. Foi criado, em 1943, por meio de um decreto do governo de Getúlio Vargas. Sua criação foi resultado de uma orientação realizada no Congresso Indigenista Interamericano.

O Dia dos Povos Indígenas, celebrado no Brasil em 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do Decreto-Lei n. ° 5.540, de 1943, então com o título de "Dia do Índio".

"Índio" é qualquer membro de uma comunidade indígena, reconhecido por ela como tal. "Comunidade indígena" é toda comunidade fundada em relações de parentesco ou vizinhança entre seus membros, que mantém laços histórico-culturais com as organizações sociais indígenas pré-colombianas.

Sim. Os povos indígenas podem ser considerados como uma nação pois constituem um grupo de pessoas que compartilham os mesmos costumes, hábitos sociais, crenças, cultura e organização política.

“O antônimo (contrário) de indígena é alienígena, aquele que vem de fora.

Bugre seria o mesmo que chamar alguém de selvagem. É uma palavra usada no sentido pejorativo, para ofender um indígena. Qualquer um que chama um indígena de bugre está o ofendendo da forma mais desumana”, diz Kellen Natalice Vilharva, 25, outra que se irrita com o apelido do campeão brasileiro de 1978.

Capim: (ka'apii): “ka'a” é mato e “pii” é um adjetivo de fino, delgado. Jabuticaba (ïwapotï'kaba): significa a “fruta em botão”. Jerimum (iurumún): vem do tupi e significa abóbora. Mandioca (mandióka): “oka” casa de Mani (essa é a que na cultura indígena deu origem à planta).

Oca: Do tupi guarani “oka” – cobrir, tapar, roca – casa do bicho.

Bom dia – Javy ju! (pronuncia-se, Djawy dju. O “y” é uma vogal guarani que não existe no português, e seu som é algo entre o u e i).