Por que Gideão tocou a trombeta?

Perguntado por: agois . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

Tocar a trombeta significa testemunhar de Jesus e não ter vergonha de anunciar o evangelho como Jesus disse para não nos envergonharmos (Marcos 8.38).

A quebra de vaso, cântaros e botija
Muitas vezes o nosso cântaro precisa ser quebrado para que a nossa luz apareça, os nossos inimigos não suportam o brilho da nossa luz (Jz 6:19), isso implica em renuncia, abstinência e resignação, principalmente em relação ao pecado, egoísmo e a vaidade.

Cântaro significa um recipiente para conter líquidos. No Oriente, os jarros geralmente eram carregados na cabeça ou nos ombros (Gênesis 24:15-20; Juízes 7:16,19; Marcos 14:13). Adaptado de: Illustrated Bible Dictionary (Pitcher).

Anunciar algo a todos; contar (vantagem); ALARDEAR [td. : Trombeteia as façanhas em todas as conversas.] 2. Originalmente, tocar trombeta, ou tocar (música) em trombeta. [td. : Trombeteou uma música desconhecida.]

A estratégia militar que Gideão apresentou aos homens que ficaram com ele não foi nada convencional. Durante a noite, cercariam o acampamento dos midianitas com tochas, trombetas e cântaros vazios. Segundo a ordem de Gideão, eles iam tocar as trombetas, gritar e quebrar os cântaros.

Os assim chamados “300 de Gideão” eram um grupo de 32 mil soldados reduzidos a apenas três centenas, terminada a seleção feita por Deus, com a assistência de Gideão, para libertar os judeus presos durante sete anos pelos midianitas.

O incenso (resina aromática que é queimada em brasas) não é usado para “atrair bons fluídos”, mas como símbolo da oração da Igreja (Ap 5,8 e 8,3-5) que sobe à presença de Deus: “Suba minha oração como incenso na tua presença; a elevação das minhas mãos, como sacrifício vespertino” (Sl 141,2).

O Deus da Tocha é um mini-evento iniciado quando o jogador colocar cerca de 100 tochas em sua proximidade, numa profundidade de pelo menos 200 peças abaixo da camada da Superfície, em qualquer bioma.

medida de 12 canadas, equivalente a 12,8 litros || vaso de barro semelhante à quarta usado para transportar água.

De acordo com o versículo 4, o que os midianitas fizeram? (Destruíram as plantações de Israel.) O que os israelitas fizeram por causa dessa opressão?

1. Recipiente grande, bojudo e com asa, para transportar líquidos. 2. Meio almude.

Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos; e pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR.

Rebeca foi buscar água no poço em um cântaro vazio. Em média, num cântaro era possível levar entre 15 a 20 litros de água.

O trompete – também conhecido como pistão – é um instrumento musical de sopro confeccionado em metal. Normalmente, esses aparatos musicais são elaborados com latão amarelo, mas outros metais podem ser utilizados na confecção dos trompetes.

Significado de Trombeta
substantivo masculino Aquele que toca trombeta; trombeteiro.

10 E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela, ardendo como uma tocha, e caiu na terça parte dos rios, e nas fontes das águas. 11 E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas.

Quando a história de Gideão começa, os israelitas estão sendo aterrorizados pelos midianitas por sete anos. Os israelitas clamam ao Senhor por ajuda, e Deus os lembra de tudo o que fez por eles no passado. A história de Gideão pode nos ensinar muito sobre obedecer a Deus mesmo quando duvidamos.

Segundo o Antigo Testamento, midianitas (ou madianitas) são descendentes de Abraão e sua esposa Quetura, desposada após a morte de Sara. Os filhos deste novo segundo casamento, entre eles Midiã, foram enviados para uma terra distante, longe de Isaque, dito filho da promessa.

Gideão, cujo nome significa “lenhador”, era filho de Joás e pertencia ao clã menos importante de sua tribo, mas pela saudação do anjo – que o chamou de “homem valente” – podemos supor que Gideão já havia provado ser um poderoso guerreiro (Juízes 6:12).

Gideão fracassou por uma mistura de questões religiosas, financeiras e sexuais, desviando-se do caminho da verdade (Jz. 8.30-31). O juiz conduziu à idolatria e à prostituição o mesmo povo que tinha sido liberto por ele. Se alguém falasse alguma coisa, seria alertado para “não tocar no ungido do Senhor”.

Gideão estava preparando comida para escondê-la quando o Anjo do Senhor apareceu. Imagine este homem, trabalhando com medo do inimigo, quando ele ouviu as palavras do Anjo: "O Senhor é contigo, homem valente" (Juízes 6:12).