Qual instrumento Davi tocou para Saul violão ou harpa?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 13 votos

I Sam 16, 23: “E sempre que o espírito mau, permitido por Deus acometia o rei Saul, Davi tomava a harpa e tocava.

Saul volta a ser atormentado pelo espírito mau enviado por Deus. Com a harpa, Davi toca e canta o Salmo 23 e, assim, o rei de Israel se acalma.

Davi era chamado para tocar harpa para Saul para acalmá-lo. Com sua arte, conseguia acalmar o rei, que tinha o espírito maligno. O jovem era um músico talentoso e criava melodias belíssimas.

Saul então mandou que os seus funcionários procurassem alguém que pudesse tocar a harpa e fizesse ele se sentir melhor. Foram essas as características, citadas por um funcionário do Rei Saul, que deram a Davi acesso ao mais alto escalão de autoridade em Israel.

Ao cuidar de seu rebanho de ovelhas, o pequeno Davi aprendeu a gentileza e a coragem que o tornariam um grande rei. No deserto, aprendeu a tocar harpa e a compor versos.

Quando Davi descobriu que Saul e Jônatas estavam mortos, ele lamentou-se. Davi também mandou matar o homem que alegara ter matado Saul. Os últimos versículos de II Samuel 1 são a letra de um salmo, ou hino, que Davi escreveu para essa ocasião. Davi foi então orientado pelo Senhor a ir à terra de Judá.

20 Então Davi disse a toda a assembleia: "Louvem o Senhor, o seu Deus". E todos eles louvaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados, inclinando-se e prostrando-se diante do Senhor e diante do rei.

3a Unção - O ESTABELECIMENTO - UNÇÃO SACERDOTAL - (II SAMUEL 5:3) Após a 2a unção, se passaram 7 anos e 6 meses (II Samuel 2:11), e Davi foi ungido pela 3a vez com 37 anos e meio de idade. Desta vez ele estava assumindo o trono de todo o Israel e definitivamente sendo estabelecido Rei de seu povo.

Saul novamente desobedeceu ao Senhor não cumprindo Seu mandamento de destruir os amalequitas e todos os seus animais, e o Senhor rejeitou Saul como o rei de Israel.

Saul: Significa “o implorado”, “o desejado”, “o solicitado”, “o conseguido por meio de orações”. Tem origem no nome hebraico Chaul, derivado do verbo cha'al, que quer dizer “pediu, solicitou, orou por”.

I Samuel 16:23
23 E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.

A harpa é referida como um instrumento angelical, simbolizando a harmonia e o louvor a Deus. A harpa era um instrumento significativo não só para os cristãos, mas também para o povo celta. Acreditava-se que o instrumento era tocado pelos deuses para adormecer aqueles que o ouviam.

Fundana em 1911, em Belém (PA), pelos missionários sueco-americanos Gunnar Vingren e Daniel Berg, a igreja é considerada a maior denominação pentecostal do mundo. A Harpa foi criada para reunir os cânticos da congregação e facilitar o louvor a Deus durante as atividades da igreja.

Davi foi um rei escolhido por Deus e não pelos homens, enquanto Saul foi pedido pelos homens, fora da prioridade de Deus. Davi era pastor de ovelhas e, mesmo para defender seu rebanho, colocava sua dependência no Senhor.

Ao final do primeiro encontro entre Davi e Saul depois de tantas perseguições, o rei despediu-se do filho de Jessé com lágrimas nos olhos e protestos de grande arrependimento.

Foi então que Davi veio morar na casa do rei Saul e toda vez que o espírito mal atormentava o rei Saul, Davi pegava sua harpa e tocava, e assim o espírito mal se retirava, e Saul se sentia aliviado. Davi era um servo do Deus altíssimo, aquele que está acima de tudo e de todos.

I Samuel 9–10—O Profeta Escolhe um Rei para Israel
Seguindo o padrão que usamos na Igreja atualmente, Saul foi chamado por alguém que tinha autoridade do Senhor (ver Regras de Fé 1:5), foi designado por alguém com autoridade, foi treinado e foi apresentado ao povo para voto de apoio.

O rei Saul exigiu um homem que soubesse tocar bem. Davi era exatamente essa pessoa. Ele tinha mais do que um conhecimento básico da harpa. Ele era habilidoso e tinha profundo e amplo conhecimento daquele instrumento.