Por que Jacó se curvou na Terra sete vezes?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Ao ver seu irmão se aproximar em companhia de 400 homens, Jacó enfileirou sua família de modo a proteger seus preferidos deixando-os mais distantes, e ele mesmo foi à frente de todos se curvando sete vezes diante de Esaú.

Ele estava com muita fome e implorou a Jacó que o alimentasse. O Senhor queria que Jacó recebesse a bênção da primogenitura porque Esaú não era digno dela. Jacó pediu a Esaú que trocasse a primogenitura por comida. Esaú concordou e vendeu seu direito à primogenitura para Jacó.

Gênesis 33 relata o encontro entre Jacó com Esaú. O estudo bíblico de Gênesis 33 ainda registra a chegada de Jacó à cidade de Siquém a partir de Padã-Harã. Esse capítulo do livro de Gênesis também prepara o pano de fundo para os eventos que se deram em Siquém e são narrados no capítulo seguinte (Gênesis 34).

24 Jacó, porém, ficou só; e alutou com ele um homem, até que a alva subia. 25 E vendo que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. 26 E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.

A teologia diz que o próprio Jesus veio lutar com Jacó, mesmo ele pensando que fosse o inimigo. E por quê Deus ira perder tempo em brigar com Jacó? Porque Jacó era um investimento de alto risco de Deus: podia dar ou não dar certo. Deus não queria Jacó, ele queria o Israel que tinha dentro de Jacó.

Isaque e Rebecca sabiam que Jacó seria maior que Esaú. Mas Isaque amava a Esaú, enquanto Rebecca amava a Jacó. Sabendo da promessa, Rebecca e Jacó enganaram e mentiram para Isaque para receber sua benção. Gênesis 29: 18.

José foi quase o último filho a nascer de Jacó. Mas todos esses três homens receberam as bênçãos da primogenitura. Em Gênesis 48, Efraim recebeu a primogenitura em lugar de seu irmão mais velho Manassés.

Quão pouco Esaú valorizou a sua primogenitura: menos do que um prato de lentilha. Por livre escolha, optou por trocar as bênçãos de Deus por prazeres momentâneos e efêmeros.

Inclusive, o texto bíblico diz que Jacó tomou a bênção de Esaú ao enganar Isaque. Por isso o episódio em que Isaque abençoa Jacó mostra as fragilidades e os erros da família da aliança. Jacó recebeu a bênção de Isaque, mas a forma como isso aconteceu foi um tanto quanto obscura.

Jacó significado suplantador em hebraico, ou seja, aquele que segura pelo calcanhar, e em grego, significa "aquele que lutou com Deus". Jacó é um personagem muito importante na Bíblia, pois em diversas passagens aparecem histórias dele e de seu irmão, Esaú. Jacó era filho de Isaac e Rebeca, e irmão gêmeo de Esaú.

Os direitos da primogenitura eram dados ao filho mais velho, os quais passavam a usufruir da maior parte dos bens e regalias na família, além de passar a exercer maior responsabilidade e liderança diante do grupo. É também uma instituição do Senhor para o povo de Israel e transferido a nós por intermédio de Jesus.

Nessa hora, provavelmente Jacó deve ter imaginado como seu pai deveria ter se sentido, sendo enganado por seu filho mais novo… Jacó era um manipulador que enganou seu pai, seu irmão e seu sogro para obter vantagens. Ele demorou para aprender a importância de confiar em Deus, de quem havia recebido grandes promessas.

17 E Jacó partiu para Sucote, e edificou ali uma casa para si (e a primeira menção a uma “casa” dos Patriarcas) , e fez cabanas para o seu gado; por isso, chamou o nome daquele lugar Sucote (lactose foi a Sucote. Mas o Senhor não Lhe havia dito “Eu sou o Deus de Sucote”, e sim “Eu sou o Deus de Betel”.

24 Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.

Seu arbítrio foi testado. Por meio dessa luta, Jacó revelou o que era mais importante para ele. Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'.

Vimos no capítulo de Gênesis da última segunda (23), a luta entre Jacó e Deus, que durou a noite toda e só acabou quando Deus deslocou a sua coxa.

Através do sacrifício do seu próprio corpo na cruz, ele permitiu que os pecados que levam ao tráfico – ganância, luxúria, ambição – fossem enfrentados no coração dos homens e das mulheres que o seguem.

Jacó foi filho de Isaque, e neto de Abraão. Foi um homem que, como nós, não aguentou esperar a realização da vontade de Deus e assim tentou antecipar realizações e executar sua vontade: foi assim ao tomar para si a primogenitura de seu irmão; e foi assim na vida sentimental. Existiam regras para os relacionamentos.