Quem é a sete saias?

Perguntado por: itaveira . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

A Pomba Gira Sete Saias é uma entidade mística que trabalha no mundo espiritual, que aparece sempre com suas sete saias e colares que dão sete voltas, é muito ligada a este número. Ela costuma atuar em questões ligadas ao amor, dinheiro e saúde. Sua saudação é: “Laróiè pomba gira, laróiè 7 saias.”

Cigana das Sete Saias em 2023 | Pomba gira sete saias, Orixá, Orixá iansã

A mais conhecida de todas é, sem dúvidas, Maria Padilha, que segundo consta foi uma rica cortesã no século XIV, amante de sete homens.

Podemos então ter uma Sete Saias do Cemitério, filha de Iansã que vai trabalhar com um Exu de Cemitério como Exu João Caveira por exemplo. Ou ainda uma filha de Ogum que poderá trabalhar com a Sete Saias das encruzilhadas, que vai trabalhar com um Exu de Ogum que pode ser Exu Tranca Ruas das Almas.

É muito vaidosa, gosta de se embelezar, suas roupas normalmente são sempre com 7 babados sendo vermelho, preto e dourado ou até colorido. Algumas usam um punhal na cintura. Gosta de usar uma rosa no cabelo.

Num entardecer de inverno, ele esperou pela Cigana na porta do puteiro e, na penumbra, lhe deu sete facadas. Assustado, olhou o corpo ensangüentado da morta estirado no chão e reconheceu, no piscar do néon do cabaré, o rosto desvelado de Elisa. Um enfarto o matou ali mesmo.

Não existe uma fórmula de como saber se uma pessoa tem pomba-gira, mas existem sinais. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles? Os primeiros sinais de que uma pomba-gira quer se manifestar podem ser um súbito desejo de consumir álcool ou tabaco, por exemplo.

A Cigana Sete Saias tem este nome por sempre usar saia de sete cores. A história conta quando ela era criança, viu pela primeira vez o arco-íris e ficou encantada, assim pediu à mãe que fizesse uma saia com as sete cores. Era linda, sempre usava laços no cabelo e muitas joias, tocava pandeiro e jogava cartas.

Venho humildemente lhe pedir (Fazer Pedido), oh formosa Pombagira, atende meus pedidos. para que eu encontre a felicidade no amor! Ouve minha prece, Minha Rainha da Encruzilhada!

No Candomblé, os Orixás são descobertos pelos praticantes somente no momento que se faz a cabeça. Mas através dos búzios, as Mães e Pais de santo podem conseguir identificar qual é o Orixá que está à frente de cada pessoa. Também é interessante destacar que na Umbanda, o processo acontece de forma semelhante.

De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”

Essa Pombagira tem o visual mais diferente entre todas, pele vermelha e uma postura exageradamente erotizada. Ela é muito popular por suas imagens de gesso e resina que são facilmente encontradas nas casas de artigos religiosos (geralmente na entrada onde as pessoas depositam moedas).

Nos terreiros, é comum ouvir que a gargalhada da Pomba-gira limpa, descar- rega a energia acumulada abrindo caminho para o novo que vem, ou para que os caminhos de quem a procura fiquem abertos. A crença nesta competência do riso reflete a crença no próprio feminino e em seu poder.

sua velas são coloridas quase sempre vermelhas, brancas e Rosas… que são as cores que simbolizam o sexo, o amor e a tranqüilidade nas relações. “Há quem diga que ela vem dos cruzeiros… há quem diga que ela vem do luar… me diga oh meu Deus de onde vem Pomba-Gira Sete Saias e onde ela quer trabalhar!?”