Por que Josué perde a batalha em Ai?

Perguntado por: hsantos . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Deus contará a Josué que o motivo da derrota foi o guerreiro malvado estar no meio dos hebreus. “Deus vai cobrar uma providência de Josué, que vai decretar a pena de morte para Acã e seus filhos, por apedrejamento.

A batalha contra Ai (Josué 7:1-12)
Josué mandou apenas 3.000 soldados, esperando uma vitória rápida. Ninguém acreditou quando os cidadãos de Ai se defenderam. Os soldados de Israel viraram as costas e fugiram. 36 homens morreram na batalha, e o povo de Israel foi totalmente abalado pela derrota inesperada.

Após decreto divino, soldados hebreus vencem a batalha contra Ai.

Tendo atraído o rei de Ai e um grupo de homens para fora de Ai, a força de Josué fingiu recuar, até que os perseguidores estavam longe da sua fortaleza. Daí, fez-se o sinal para os da emboscada entrarem em ação, e a cidade foi capturada e incendiada.

Josué lidera seus homens para mais uma batalha, conforme as ordens do Senhor. Durante o confronto, Deus se mostra ao lado de Seu povo e lança bolas de fogo do céu contra exército de Adonizedeque e garantir vitória de Israel.

À frente de seu povo, Josué vence mais de quarenta reinos inimigos, um por um, confirmando cada vez mais o domínio do povo de Israel sobre Canaã.

O chamado de Josué como profeta foi confirmado aos israelitas quando Deus separou as águas do Rio Jordão e permitiu que eles o cruzassem até a terra prometida.

Parte de ser forte e corajoso significa confiar no Senhor como nossa verdadeira fonte de força. No caso de Josué, ele não tinha todas as respostas para os desafios diante dele. Mas ele foi aconselhado a seguir em frente mesmo assim, agindo com fé.

Depois de cumprir o mandamento do Senhor de conquistar a terra prometida e destruir as nações iníquas que lá habitavam, Josué dividiu a terra entre as tribos. Josué reuniu os israelitas e os advertiu para que não se associassem às outras nações e não adorassem falsos deuses. Ele os encorajou a se apegarem ao Senhor.

graças às orações de Moisés.

Quanto ao rei de Ai, enforcou-o numa árvore, e ali permaneceu seu corpo até à tarde. Ao pôr-do-sol Josué mandou que tirassem o cadáver do rei da árvore e que o atirassem à porta da cidade.

Após conquistarem Jericó, Josué planeja uma nova batalha e escolhe Salmon e Melquias para serem os espias de Ai.

Iru (Guilherme Boury) é capturado e levado às masmorras do palácio. Salmon (Rafael Sardão) grita ordenando que os soldados recuem e deixem a cidade. Os hebreus conseguem escapar de Ai, mas Quenaz (Zeca Carvalho) se distrai ao avistar Otniel (Leonardo Miggiorin) e acaba sendo atingido por um cananeu.

O significado da palavra “ai”, na Bíblia, está ligado a lamentação, dor, pesares e também pode ter conotação de condenação ou juízo. O Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento assim define essa expressão: “É uma exclamação onomatopáica de dor ou de raiva (arriano).

No original hebraico Ai provavelmente significa “monte de ruínas”. Em algumas versões da Bíblia o nome é Hai.

A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano.