Por que meu marido grita comigo?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Uma pessoa pode gritar porque sente uma perda de controle sobre determinada situação. Ela pode ser dominada pelos pensamentos, sentimentos e emoções e estar sofrendo uma perda de controle sobre todas essas coisas ao mesmo tempo.

Não aceite humilhações
Ser humilhada é inadmissível em qualquer situação, imagine quando isso parte do próprio marido. É preciso saber se impor na relação para não deixar que a situação se torne irreversível. No entanto, é importante também conseguir identificar quando você está passando por esse tipo de situação.

"Geralmente, quando a paciência acaba na relação o casal passa por grandes conflitos emocionais, não consegue mais compreender o outro, há uma grande falta de sintonia e até mesmo a comunicação fica mais dificultosa", esclarece Maicon Paiva.

Gritão. Se diz de quem grita muito, ou fala com voz muito alta.

A pessoa que grita precisa entender, nem que seja pouco a pouco, que ela não tem o direito de agir assim com ninguém – e que gritar não vai funcionar. Não responda imediatamente ao assunto colocado em questão. Peça uma pausa à pessoa e diga que responde mais tarde.

– Quando duas pessoas estão com raiva, os seus corações distanciam-se um do outro. Para encurtar essa distância, gritam para serem ouvidos. Quanto mais irritados estiverem, com mais intensidade terão de gritar para se fazerem ouvir, de tão grande que é a distância.

Mas quem grita frequentemente, de modo descontrolado, ressalta o especialista, demonstra incapacidade de comunicação eficiente. “Os gritadores tendem a ser pessoas dominadas internamente pelo medo e por uma raiva impotente, geralmente decorrentes de traumas não resolvidos.

Para os cientistas, essa é uma pista sobre como o cérebro processa o perigo por meio de sons que se registra. Gritar serve não só para transmitir perigo, mas também para provocar o medo no ouvinte e aumentar a consciência sobre um evento urgente para ambos, quem grita e quem escuta.

Para isso, não seja drástica. Dessa forma, comece a dar gelo aos poucos, deixando ele perceber que está te perdendo. Se você é muito simpática, manda mensagens todos os dias, fala com ele direto, é excessivamente carinhosa, pare agora! Isso mesmo, deixe ele sentir sua falta, mas comece aos poucos.

Aqui estão alguns sinais de que ele pode estar pronto para terminar:

  • Ele não quer mais conversar com você
  • Ele não demonstra mais carinho.
  • Ele passa cada vez menos tempo com você
  • Ele está sempre irritado ou infeliz quando está por perto.
  • Ele já não faz planos para o futuro com você

Que fala um jantar romântico ou prepare um almoço especial entre amigos e família. O machismo disfarçado acontece quando o homem joga toda essa responsabilidade sobre a mulher, seja esposa ou namorada. Então cozinhar faz parte, mas você precisa fazer isso por satisfação e não por obrigação.

Um relacionamento tóxico é caracterizado pela falta de apoio mútuo, pela competição, desrespeito e, muitas vezes, pelo conflito.

  1. Acabou a confiança mútua. ...
  2. Não há sinais de cumplicidade. ...
  3. O casal entrou em um dinâmica tóxica. ...
  4. Um dos dois (ou os dois) não quer mudar. ...
  5. Os planos de vida já não são os mesmos. ...
  6. O sexo também é danoso. ...
  7. O amor acabou.

Ao estudar os gritos gravados na pequena sala com isolamento acústico, a equipe identificou seis categorias de gritos acusticamente distintas: dor, raiva, medo, alegria, paixão e tristeza.

Falar em voz alta e gritar está naturalmente presente na comunicação de muitos pequeninos; especialmente, quando há vários deles reunidos. Todos os dias eles descobrem algo novo e, frequentemente, falar alto e de maneira eufórica é a maneira que têm de se expressar.

Gritar com os filhos é emocionalmente insustentável. Segundo especialistas, além de induzir à mentira, esse tipo de criação gera uma profunda desconexão entre pais e filhos, corta os laços e fecha a comunicação, deixando reflexos consideráveis na vida adulta.

Continuar lendo Por que o gavião grita?