Por que meu nariz fica torto nas fotos?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

Segundo o estudo, o nariz pode parecer até 30% maior em uma foto tirada a 30 centímetros de distância se comparada com uma foto tirada a pouco mais de 1,5 metro. Trata-se de uma ilusão de câmera, um efeito de distorção que ocorre quando a foto é capturada muito próxima ao objeto fotografado.

Assim como as selfies, as câmeras de webcams e outros dispositivos de captura de imagem podem distorcer substancialmente o rosto. Webcams, inevitavelmente gravando a curtas distâncias focais, tendem a produzir um rosto no geral mais arredondado, olhos maiores e mais afastados, e um nariz mais largo.

Acontece que, com a proximidade da câmera, a lente pode fazer com que alguns traços pareçam maiores do que são na vida real. Um flash forte também pode "prejudicar" seus traços, especialmente se a foto for tirada em um quarto escuro, tornando o rosto brilhante e oleoso.

Depois de ficar na frente do reflexo por uns minutos, começamos a nos achar mais bonitos. Isso ocorre por causa do “Efeito da Mera Exposição”, formulado em 1968 pelo psicólogo polonês Robert Zajonc. Ele defende que temos mais familiaridade com coisas que vemos mais - ou seja, que são mais expostas.

As pessoas veem o oposto do que você vê no espelho. Isso ocorre porque o espelho inverte as imagens que reflete. O reflexo muda para a esquerda e para a direita em qualquer imagem que ele refletir.

Ter um nariz torto ou alguma parte dele levemente assimétrica é completamente comum, ao ponto que um nariz simetricamente perfeito é muito improvável de ocorrer naturalmente. Porém, essas pequenas falhas podem produzir efeitos diferentes dependendo do local e da intensidade.

Um nariz torto pode resultar de trauma ou irregularidades no parto. Normalmente, um nariz torto é o resultado de um desvio de septo, onde o septo nasal, ou parede fina entre as passagens nasais, fica deslocado. Alguns narizes tortos podem não causar problemas médicos.

Algumas das opções para afinar o nariz são:

  1. Maquiagem. A maquiagem é a maneira mais fácil de afinar o nariz, no entanto os resultados são temporários. ...
  2. Uso de modelador de nariz. ...
  3. Bioplastia de nariz. ...
  4. Rinoplastia. ...
  5. Alectomia.

O que acontece, na verdade, é que nosso cérebro inverte a imagem exibida pela superfície reflexiva, e assim temos essa sensação de que a imagem está "errada". Na prática, o espelho não vira a imagem. O espelho mostra exatamente aquilo que está à frente dele, exibindo nossa perspectiva daquela imagem.

Para evitar sair com papada na foto, alongue seu pescoço (tipo cisne) e empurre o rosto um pouco pra frente. Procure evidenciar o rosto e aponte o queixo um pouco pra baixo. Dessa forma além de esticar o pescoço, te passa mais postura.

Resposta verificada por especialistas. As pessoas não têm uma percepção da imagem como no espelho, é sim como uma câmera traseira do celular. Nossos olhos, como os de muitos animais, têm órgãos que agem como lentes e formam imagens invertidas que o cérebro endireita.

Em síntese, com as notas que cada um deu para si, na comparação com as notas dadas por terceiros, chegou-se à média de que, terceiros avaliaram em 27% a mais a aparência das pessoas, ou seja, a ciência prova que você é muito mais bonito do que pensa”, aponta.

Para fazer esse teste é muito simples: basta acessar o site Pretty Scale e tirar uma foto do seu rosto. Depois disso, a inteligência artificial do site vai pedir pra você colocar algumas linhas em volta do seu rosto e pronto: sua classificação de 0% a 100% na escala de beleza aparecerá na tela.

Esse fenômeno chama-se Fotogenia, a forma como nos vemos através da foto pode ser influenciada por inúmeras variáveis: fatores como o ângulo, a iluminação e até o equipamento utilizado podem transformar uma cena. Ainda assim, é papel da fotografia fazer com que a reprodução de um momento seja natural.

Para descobrir o formato do rosto, deve-se prender o cabelo e fotografar o rosto. Depois, olhando para a foto, deve-se imaginar duas linhas que dividem o rosto: uma na vertical, que divide o rosto na metade "esquerda" e "direita", e outra na horizontal, que divide o rosto em "cima" e "baixo".

Contudo, olhar no espelho e se achar feio, quando você é uma pessoa perfeitamente normal aos olhos dos outros pode não ser apenas vaidade. Essa debilidade em enxergar-se bonito tem um nome, é chamado pela medicina de transtorno dismórfico ou dismorfofobia (a fobia do próprio corpo).