Por que Moisés voltou para o Egito?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Deus mandou Moisés de volta para o Egito, para resgatar os hebreus da escravidão, para a terra prometida a Abraão.

A fuga de Moisés
Passaram os anos e Moisés saiu para ver seus irmãos. Notou que eles eram submetidos a trabalhos forçados e maltratados pelo feitor egípcio. Certo dia matou o feitor e para evitar ser declarado, fugiu para a terra de Madiã.

Moisés subiu ao Sinai para falar com o Senhor, depois desceu o monte para transmitir as palavras do Senhor ao povo. Ao mesmo tempo, Moisés procurou preparar o povo para que fosse digno de subir também ao monte para comungar com o Senhor.

Depois de 400 anos de escravidão, os israelitas foram libertados por Moisés, que, segundo a narrativa bíblica, foi escolhido por Deus para tirar seu povo do Egito e levá-los novamente à Terra de Israel, prometida a seus antepassados (cerca dos séculos XIII e XII AEC).

Para alguns pesquisadores Ramsés é considerado o faraó do Êxodo dos hebreus relatado na Bíblia. Teria vivido 90 anos e governado o Egito durante 66 anos.

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida.

Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a).

Saída do Egito: uma multidão de 2,5 milhões de pessoas, todos com um mesmo coração, regozijando-se com a libertação dada por Deus.

Na passagem bíblica, a travessia do Mar Vermelho durou uma noite inteira. Ou seja, a duração de um tsunami não seria tempo suficiente para que todos os israelitas fugissem.

Nesse sentido, Lam cita o filósofo, rabino e médico judeu Moisés Maimônides (1135 ou 1138-1204), em cuja lápide, em Israel, está a seguinte inscrição: "de Moisés a Moisés, nunca houve outro como Moisés".

Deus escolheu Moisés para realizar uma missão divina que incluía não só livrar o povo de Israel fisicamente, mas também ensiná-lo a ser livre espiritualmente.

No livro do Êxodo, lemos que Moisés subiu ao monte Sinai várias vezes. 8 subida (os outros 40 dias no monte, 34.1-28; Dt 10.10); descida (34.29).

quarenta dias

A história de Moisés recebendo os Dez Mandamentos no Monte Sinai está entre as mais famosas da Bíblia. Moisés fica sozinho com Deus por quarenta dias, no topo de uma montanha.

11 Pórem Moisés suplicou ao Senhor seu Deus, e disse: Ó Senhor, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tu tiraste da terra do Egito com grande poder e com mão forte?

Monte Nebo, Jordânia