Por que não aprendo matemática?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Alguns fatores envolvendo o baixo rendimento dos alunos em Matemática podem estar diretamente ligados a alguns problemas, como: auditivos, visuais, leitura e escrita. O aluno não consegue ouvir claramente o que o professor está dizendo, levando-o à incapacidade de aprender os conteúdos matemáticos.

Existem diversas razões para um aluno inteligente ser ruim em matemática, desde ambientes de aprendizagem ruins, até distúrbios de atenção e ansiedade. Mas para algumas pessoas, essa dificuldade pode ser caracterizada como uma deficiência específica de aprendizagem.

A discalculia é caracterizada pela dificuldade no aprendizado dos números. As crianças apresentam uma inabilidade para lidar com contagens, sequências e operações aritméticas. Mas é importante ressaltar que isso não tem a ver com inteligência, mas com uma deficiência na compreensão matemática.

46) que, ao definir ansiedade à matemática, diz que essa é "um sentimento de tensão, apreensão ou medo que interfere no desempenho em Matemática, sendo um fenômeno que em geral acomete mais as mulheres que os homens" (negritos acrescentados).

Alguns disléxicos têm problemas com aritmética e outros aspectos da matemática, assim como com a linguagem escrita. A incapacidade de compreensão dos números e das operações, também chama-se discalculia e portanto está ligada a dislexia.

Recentemente li o livro Sou péssimo em matemática e gostei bastante da forma como o autor Rafael Procopio aborda os temas. Um livro bem divertido e com bastante conteúdo, é uma boa pedida para você ler com seu filho e tirar os traumas dos números.

O que é discalculia. Pessoas com discalculia têm dificuldades em todas as áreas da matemática, desde que não sejam relacionadas a falta de educação adequada, deficiência intelectual ou outras condições.

A hipótese de Riemann
Esse problema é considerado por muitos matemáticos como um dos mais difíceis de todos os tempos. E, de fato, a hipótese de Riemann nunca foi resolvida!

A primeira resposta e a mais básica é: sim. Porém, em alguns casos isso pode não ser uma realidade exata. Afinal, o profissional de administração pode optar por trabalhos mais voltados para as áreas de humanas.

A discalculia é um problema causado por má formação neurológica que se manifesta como uma dificuldade no aprendizado dos números. Essa dificuldade de aprendizagem não é causada por deficiência mental, má escolarização, déficits visuais ou auditivos, e não tem nenhuma ligação com níveis de QI e inteligência.

A Avaliação Cognitiva de CogniFit para Pacientes com Discalculia (CAB-DC) é uma ferramenta profissional líder composta de testes e tarefas para detectar e avaliar rapidamente os sintomas, traços e disfunções nos processos cognitivos afetados pela discalculia .

O transtorno da matemática, conhecido como Discalculia, é um problema causado por má formação neurológica, que se manifesta como uma dificuldade da criança em realizar operações matemáticas, classificar números e colocá-los em sequência.

denomina de “matofobia” o medo ou aversão à Matemática e aos conteúdos matemáticos.

Aprender matemática sozinho não é uma tarefa fácil. Mas com o material certo, um plano de estudos focado e as ferramentas corretas, aprender sozinho se torna algo totalmente possível. O grande segredo está em encontrar materiais que sejam adequados para o seu nível didático e, aos poucos, ir avançando nos estudos.

Dados da última avaliação nacional realizada antes da pandemia mostram que 95% dos estudantes terminam a escola pública no Brasil sem o conhecimento esperado de matemática.

As dificuldades de aprendizagem da Matemática estão presentes no cotidiano escolar, sobretudo em estudantes com transtornos associados ao processo de aprendizagem, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Dislexia é um transtorno genético caracterizado pela dificuldade de aprendizado, sendo que o domínio da linguagem é o principal déficit dessa condição. Ela possui três graus de severidade: dislexia leve, moderada e severa.

A média percentual mundial de baixa proficiência na ciência é de 24%. No Brasil, 68% dos estudantes têm nível abaixo de 3. Estudo também do Pisa mostra que apenas 32% dos estudantes com 15 anos conseguem interpretar e reconhecer um problema matemático.

Tem-se um conceito pré-formado de que a culpa de os estudantes não se interessarem pela matemática é por falta de auxílio ou incentivo dos professores do ensino básico, mais a família também tem um papel fundamental no aprendizado dos alunos.