Por que não consigo me sentir bem?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

E, sim, pode fazer parte de um quadro depressivo, mas não necessariamente. Outras doenças podem levar a esses sintomas, ou mesmo questões emocionais momentâneas e mudanças pontuais de vida . O melhor que você pode fazer por você é buscar ajudar e ter um profissional ao seu lado para um diagnóstico, tratamento e cura.

O complexo de inferioridade aparece quando a pessoa realmente acredita que não tem tanto valor quando se compara a outro indivíduo, chegando ao ponto, inclusive, de “provar” que é inferior ao outro.

Uma das explicações para isso é a Síndrome do Esgotamento Emocional. Ela se manifesta quando uma pessoa é submetida a uma carga de estresse muito intensa e constante, fazendo com que esteja sempre no limite das suas emoções. O organismo e a mente humana conseguem suportar uma determinada carga de estresse diário.

Medo de sentir o que se é vivenciado, medo de vivenciar a dor e a tristeza. Oriento você a buscar ajuda de um profissional psicólogo para trabalhar o autoconhecimento, buscando compreender o porque de se sentir assim, ter esses comportamentos.

A insegurança é um sentimento caracterizado pelo mal-estar generalizado, ansiedade ou nervosismo associado à percepção negativa de si mesmo. A pessoa insegura se enxerga como inexperiente, inábil, vulnerável e fraca.

Se você estiver passando por isso, algumas ideias para tentar resolver a situação são as seguintes!

  1. Entenda mais sobre o sentimento de vazio.
  2. Busque se conhecer melhor.
  3. Evite comportamentos compulsivos e autodestrutivos.
  4. Engaje-se em atividades prazerosas saudáveis.
  5. Tenha objetivos e descubra um sentido maior.

De forma resumida, o sentimento de vazio é pensar que a nossa existência não tem fundamento; mesmo que a vida esteja boa e não haja motivos para esse devaneio.

O que é a sobrecarga mental? A sobrecarga mental é a soma total de responsabilidades que você tem para administrar “tudo o que você precisa lembrar de fazer”.

O que é esgotamento mental? Ele é fruto do excesso de atividades do cérebro, que resulta em bloqueio, ansiedade e estresse. As situações de estresse e o cansaço são normalizados pela repetição do dia a dia, que liga o piloto automático e reproduz esse ciclo do esgotamento.

A fadiga mental está relacionada aos sintomas prolongados de estresse, ansiedade, depressão ou excesso de trabalho. Esse tipo de fadiga é diferente do esgotamento psicológico, por exemplo. Na fadiga uma pessoa sente uma perda considerável de energia, desmotivação e apatia.

Medo de cuidar de si
Afinal, uma das origens do Transtorno de Personalidade Dependente é a crença de não conseguir realizar nada sozinho, o que pode resultar em um comportamento disfuncional e em um medo irracional ao se deparar com uma situação que precisa ser ajustada por conta própria.

Ficar sozinho e sem ajuda na natureza selvagem é perigoso – e estressante. Você teria que estar constantemente vigiando o perigo iminente e pronto para lutar ou perder seu território a todo tempo. A curto prazo, o estresse pode ser saudável. Mas a longo prazo, o estresse descontrolado vira um problema.

Então, é exatamente isso. Quando você estiver se sentindo sozinho, procure o que fazer e ocupe o seu tempo e a sua cabeça. Sobretudo, busque atividades que te dão prazer ou que ajudam o próximo. Você vai estar tão ocupado cuidando de você, que não vai ter tempo para pensamentos negativos.

Como se sentir melhor

  1. Sorria!
  2. Caminhe ao ar livre. Se estiver no trabalho, tente sair por alguns minutos para uma breve caminhada na rua. ...
  3. Pratique meditação. ...
  4. Faça uma lista de tarefas. ...
  5. Pratique algum exercício físico. ...
  6. Coma chocolate amargo. ...
  7. Foque no momento presente.

Esconder seus sentimentos não te torna alguém mais forte e nem te ajuda a superar os problemas. Não tenha pressa, não há problema algum em ficar triste ou muito feliz por algo. Tudo isso é natural e caso você precise de ajuda para lidar com tudo isso, você pode sempre procurar a ajuda de um especialista.