Por que não pode levar shampoo no avião?

Perguntado por: ateixeira9 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), por medidas de segurança, não é permitido transportar produtos inflamáveis, explosivos e outros itens classificados como artigos perigosos durante uma viagem de avião.

No Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), estipula que, em voos internacionais, os líquidos devem ser colocados em uma embalagem plástica transparente vedada, do tipo zip-loc. A embalagem ainda não pode exceder as dimensões de 20 x 20 cm.

Pode levar shampoo na bagagem de mão Gol? Pode-se levar até 4 frascos de aerossóis de higiene pessoal, inclusive perfumes, ou uso médico, de até 300 ml/g cada. Para outros itens líquidos e pastosos, como xampus, condicionadores e cremes hidratantes, a princípio não há limitação da quantidade de ml.

Todos os líquidos, géis, cremes, pastas e aerossóis devem ser transportados em um frasco com capacidade de até 100ml cada. Esses frascos devem ser colocados em embalagens plásticas transparentes e que tenham mecanismo de fechamento.

Nos voos nacionais é permitido levar até dois litros de líquidos na bagagem de mão, mas cada embalagem deve ter no máximo 500 ml. Já nos voos internacionais o limite total é de um litro e as embalagens não podem ultrapassar 100 ml.

Por que raios não se pode viajar de avião com mais de 100 ml de pasta de dente? Nenhum creme, líquido, gel, aerosol ou similar com mais de 100 ml pode embarcar. O intuito é evitar substâncias explosivas a bordo.

Aerossóis, recipientes com líquidos, gel, cremes ou produtos de consistência semelhante (desodorante em barra, batom, pasta de dente) podem ser levados na cabine em sacos transparentes de, no máximo, 1 litro, com sistema de abertura e fechamento que permita ver o conteúdo, sempre que não excedam 100 ml cada um.

Pode levar perfume no avião? É permitido levar perfumes em voos nacionais, desde que a quantidade total de líquidos transportada na bagagem de mão não passe de 1,2 kg ou 1,2 litro. Cada frasco não pode ter capacidade maior do que 300 ml.

Produtos pessoais, como desodorante, spray para cabelo, esmalte de unha, perfume e alguns medicamentos têm restrições. Para levá-los na bagagem de mão, cada embalagem pode ter no máximo 100 ml (3,4 onças). As embalagens precisam estar em uma bolsa transparente, com tamanho de 1 litro.

Você não pode levar na bagagem de mão armas de fogo de todo tipo (inclusive, réplicas e armas de brinquedo), sprays de pimenta, ferramentas de mão de obra, isqueiros, líquidos inflamáveis, alvejantes, explosivos, venenos, ácidos, além de objetos cortantes como facas, tesouras, canivetes, entre outros similares.

Líquidos acima de 100ml na bagagem de mão estão restritos; esta restrição se aplica aos voos internacionais e, no caso de alguns países, como o Peru, aos voos domésticos.

objetos cortantes ou perfurantes, como canivetes, tesouras e outros itens pontiagudos; líquidos e outras substâncias não embaladas em garrafas de até 100 ml; desodorante aerosol; bebidas alcoólicas.

Quanto aos itens que estão completamente proibidos nas aeronaves temos: Todo objeto pontiagudo e (ou) cortante. Ou seja, facas, tesouras, canivetes, navalhas e outros da mesma categoria. Apesar disso, objetos com lâminas inferiores a 6 cm – como alicates de unha, pinças e tesouras sem ponta – podem ser liberados.

Vamos começar por uma dúvida simples. E, sim, pode levar garrafinha de água em voos nacionais, mas com regras: a embalagem precisa ser de até 500 ml. Além disso, o limite de líquido para bagagem em voos nacionais é de 2 litros. Se levar 5 garrafinhas de 500 ml, por exemplo, uma será descartada.