Por que não se comemora o Halloween no Brasil?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Oposicionistas. Muitos brasileiros criticam a influência da cultura norte-americana no Brasil. Além disso, o país tem uma forte tradição cristã, que se opõe a esse tipo de comemoração, pois ela está carregada de elementos contrários à doutrina religiosa.

Influência no Brasil
Uma prática comum entre os brasileiros, além de festas a fantasia, são maratonas de filmes de terror para dar emoção a data. Alguns canais televisivos preparam programações especiais com filmes na semana do Halloween.

Ao longo da história acreditou-se que a origem do nome halloween tinha relações com o nome dado às guardiãs femininas do saber oculto, das terras do norte da Europa. Atualmente esta origem já não é mais nem lembrada, mais continua sendo uma comemoração que não tem cunho religioso e nem cultural em nosso país.

Também disse que Halloween se trata de "uma celebração na qual se invoca o deus da morte porque nesse dia", de acordo com a tradição dos druidas, "abre-se as portas do averno para que os espíritos possam perturbar as pessoas".

A palavra “Halloween” vem de “All Hallows' Eve”, que significa “Vigília de Todos os Santos”. A Solenidade de Todos os Santos é comemorada pela Igreja Católica no dia 1º de novembro; logo, o dia 31 de outubro é a celebração de sua vigília, como costumam acontecer com as grandes festividades da liturgia católica.

Morcegos são usados na decoração de festas de Halloween. Outro importante símbolo do Halloween é o morcego. O animal costuma frequentar lugares inóspitos e escuros, como cavernas, construções e outros locais afastados, por isso também é associado ao Dia das Bruxas.

Os jovens chineses de grandes cidades costumam comemorar a noite de Halloween em festas à fantasia, só por diversão. A tradição das fantasias é mantida, mas com menos abóboras e sem fazer “doces ou travessuras”.

O Halloween surgiu na Irlanda a partir de um festival celta chamado Samhain. Esse festival comemorava o fim do verão, o começo do no novo celta e as colheitas.

Os celtas também acreditavam que, na noite de Halloween, os mortos se tornavam fantasmas. Sendo assim, quando precisavam sair de casa, usavam fantasias para não ser reconhecidos pelos espíritos. Essa prática celta chegou aos Estados Unidos, país que ajudou a popularizar as festas de Halloween.

Fatos. A palavra Halloween é uma versão abreviada das frases All Hallows 'Eve ou All Hallows' Evening, que significa “Véspera de Todos os Santos”, ou “Noite de Todos os Santos”, na tradução para o português. O Halloween vem de um antigo festival pagão celebrado pelos celtas há mais de 2.000 anos, chamado Samhain.

A noite de 31 de outubro é pra lá de especial nos Estados Unidos. Muitos norte-americanos celebram o Halloween vestindo fantasias, contando e recontando contos de bruxas e fantasmas.

A celebração do Halloween é comum em países de língua anglo-saxônica, como os Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Nos países latinos, a comemoração também acontece, mas de forma mais tímida. No Brasil, não é diferente, a data é chamada de Dia das Bruxas e passa quase despercebida entre as comemorações brasileiras.

A tradição de Halloween nos Estados Unidos mais famosa é a icônica brincadeira de “doces ou travessuras”. O objetivo é ganhar doces dos vizinhos e aprontar alguma traquinagem, caso a guloseima seja negada.

Foi na época da Inquisição que o nome “Dia das Bruxas” foi adotado, e que a Igreja criou o Dia de Finados (dia 2 de novembro). Em declaração feita no ano de 2009, o Vaticano condenou o Halloween como uma festa perigosa carregada por vários elementos anticristãos.

As histórias contam que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo, que normalmente eram realizadas em 30 de abril e 31 de outubro. Tal crença chegou aos Estados Unidos por seus colonizadores e a partir daí se espalhou por todo o mundo, tomando várias formas diferentes.

Havia uma crença que no dia 31 de outubro ocorria uma conexão entre o mundo espiritual e material. Por receio de que os espíritos pudessem atrapalhar as colheitas, começaram os rituais que marcam a data.

Travessuras ou Gostosuras, Doçuras ou Travessuras, Doces ou Travessuras (trick-or-treat, em inglês) é uma atividade infantil e também adulta típica do Dia das Bruxas, celebrado principalmente nos países de língua inglesa, onde crianças vão de casa em casa, pedindo por iguarias (geralmente doces) através da pergunta ...

Lenda do Halloween: Stingy Jack
Entre todos os desalmados, destaca-se a antiga lenda de Stingy Jack. Segundo o mito irlandês, Jack teria convidado o Diabo para beber com ele no dia do Halloween. Após se fartarem em bebida, o astuto Jack convenceu o Diabo a se transformar em uma moeda para que a conta do bar fosse paga.

Nova celebração
Além disso, a data, que também é chamada de Dia das Bruxas, ganhou um novo sentido para os brasileiros em 2013, já que foi nesse ano em que o Dia do Saci foi instituído em todo o território nacional, através do Projeto de Lei Federal n.º 2.479, aprovado pela Comissão de Educação e Cultura.

Laranja é uma cor que traz vitalidade, energia e força. O preto representa as bruxas, magos e feiticeiras. Já o roxo simboliza a magia presente em toda a comemoração de Halloween. Por conta desses significados, essas cores são as mais utilizadas para compor a decoração Halloween.