Porque o Japão não comemora o natal?

Perguntado por: lneves2 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

O Natal no Japão é desvinculado da religião. Uma das principais diferenças é que essa data do ano é vista como um feriado para os amantes, ao invés de ser um motivo para reunir-se com a família (as famílias tradicionalmente reúnem-se no ano novo).

Na China, hoje, o Papai Noel é chamado de Dun Che Lao Ren (“Homem Velho do Natal”, em chinês) e coloca os presentes das crianças em meias, assim como a crença dos EUA e de outros países do Hemisfério Ocidental diz que ocorre.

A comida tradicional japonesa é composta, principalmente, por arroz, peixe, sopas de missô, carne e picles, chamado de tsukemono no país. Além dos seus ingredientes principais, os temperos também são os grandes protagonistas das comidas típicas do Japão.

De acordo com as estimativas, cerca de 80% da população segue os rituais xintoístas em algum grau, adorando ancestrais e espíritos em altares domésticos e santuários públicos. Um número quase igualmente alto é relatado como budista.

os japoneses teriam optado pela cor azul porque representaria as águas ao redor do arquipélago japonês; o azul foi escolhido para evitar confusão com outras seleções asiáticas que já usam vermelho, como China e Coreia do Sul.

O valor do parto no Japão varia de 400.000 a 600.000 ienes, dependendo do hospital. Para aqueles inscritos no seguro saúde, é fornecido um pagamento de 420.000 ienes como Subsídio-maternidade.

O jantar de Natal: frango frito
Aqui vemos um toque japonês na celebração do Natal: em vez de se fartar com um peru assado ou chester, o frango frito é a escolha mais popular para o jantar natalino.

Mateus 1:23. “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco.”

O Evangelho de Lucas, um relato da vida de Jesus escrito na mesma época que o Evangelho de Mateus, tem uma versão diferente para o nascimento da figura central do Cristianismo. O livro começa com José e Maria, esta última grávida, Galileia.

Não, a Bíblia não menciona nada a respeito da data em que Cristo nasceu e nem sugere pistas de quando isso pode ter acontecido. Toda a polêmica sobre essa data existe exatamente pelo fato da Bíblia não mencionar nada dela.

Na Índia, fora os cristãos, o Natal não é comemorado como conhecemos, mas com uma festa bem parecida, o Diwali, o Festival das Luzes. As casas são iluminadas, as pessoas se enfeitam e se reúnem em família para as orações e a ceia.

No leste asiático, a Coreia é o único país a reconhecer o natal como feriado nacional, isso se deve à crescente quantidade de cristãos no país. Semelhante a outros lugares do mundo em que a data é importante, as ruas são enfeitadas com luzes e adereços natalinos.

Santa Claus na capa da edição de 3 de Janeiro de 1863 do Harper's Weekly, ilustrado por Thomas Nast. Merry Old Santa Claus - Ilustração de Thomas Nast na edição de 1 de Janeiro de 1881 do Harper's Weekly.

Nissei é a segunda geração dos imigrantes japoneses. O filho do nissei, nascido no país em questão, é um sansei, em que “san-” significa terceira, ou seja, o issei é a primeira geração, o nissei é a segunda, e o sansei é a terceira. Nissei são os filhos de japoneses (dos Issei); cuja natalidade deu-se no Brasil.

Como gravidez é um estado natural e não é considerada uma condição médica, ela não é coberta pelo serviço nacional de saúde. Como tal, ter um filho pode sair bem caro ao bolso. No entanto, existem muitos fatores que influenciam o custo de se ter um bebê no Japão.

Bachan, batiam, obaachan, bá. Não importa a escrita nem o jeito como a chamamos. A palavra japonesa para “avó” é mais que uma simples tradução. As bachans são as maiores responsáveis pela transmissão da cultura japonesa através das gerações.

Memes acessíveis - Por que japonês não cai da moto? Macaquinha Gueixa ri e responde: Porque ele senta na moto Yamaha.

Como curso pré-escolar, existem o jardim da infância (yochien) e a creche (hoikuen). No Japão as crianças ingressam ao shogakko no mês de abril, assim que completar 6 anos.