Por que não se fala espanhol no Brasil?

Perguntado por: lpeixoto . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Mas, por que o idioma português é oficial no Brasil e não o espanhol? A resposta faz parte da história, desde o acordo entre a Espanha e Portugal, conhecido como Tratado de Tordesilhas. Neste foi definido um limite sobre o território a ser explorado por ambos os países, por meio de uma linha imaginária.

Havia mais terras a serem exploradas a oeste da linha, dessa forma a Espanha pôde colonizar a maior parte do que conhecemos hoje como América Latina. Por isso países como Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Venezuela (entre outros) falam espanhol.

Francês – a mais bonita língua na conversação
Se existe uma língua que todo o mundo reconhece como bonita é o Francês. De acordo com diversos inquéritos feitos online, existe uma admiração por esta língua a nível mundial. O Francês é descrito como suave, fluido, elegante e agradável de ouvir.

Esta é, sem dúvida, a marca dos brasileiros em qualquer lugar do mundo. É impossível não relacionar o brasileiro a um povo feliz e acolhedor. Os espanhóis têm essa impressão positiva do nosso país e sabem que, apesar das dificuldades, estamos sempre levando a vida felizes, com positividade e simpatia.

Brasil {nome próprio}
Brasil {n.p.}

Seria melhor, se no Brasil falássemos espanhol, assim como nos nossos países vizinhos? O Brasil é Brasil por causa da colonização portuguesa.

No entanto, depois da chegada dos Portugueses, em 1500, o Português começou a emergir como a primeira língua do território, tendência que se mantém até ao presente. Embora os falantes do Alemão representem apenas cerca de 1,9 % da população, esta é a segunda língua mais falada no Brasil.

Argentinos entendem bem o português brasileiro? - Quora. O portugués escrito é fácilmente compreensível para os argentinos é para cualquer hispano-americano. Mas a compreensão oral, mesmo se falado lento é articulado, exigem um mínimo nivel da lingua.

O que nem todo mundo sabe é que a semelhança se dá por um fator principal, que é as raízes linguísticas do português e do espanhol. Os dois idiomas têm a mesma origem, o proto-romântico, que vem do latim falado na Península Ibérica, onde Portugal e Espanha estão localizados.

Comunicação com nossos vizinhos
O espanhol é a primeira língua da maioria dos países da América Latina. Já que o nosso país é uma das exceções, é importante o domínio desse idioma para conseguirmos uma melhor interação com nossos vizinhos, tanto para relações pessoais quanto profissionais.

Estas ocorreram por questões geográficas, culturais e sociais de cada região, pela coexistência com as línguas indígenas locais e, ainda, pelas peculiaridades dos seus próprios falantes, na maioria soldados e imigrantes de diversas origens.

A gramática da língua portuguesa é considerada uma das mais difíceis que existem, por ser repleta de regras e, também, exceções a essas regras. Isso torna a língua muito rebuscada e trabalhosa de se aprender em sua totalidade.

Confira a seleção abaixo com os idiomas mais difíceis do mundo para brasileiros!

  • 6 – Russo. Esse idioma europeu com cerca de 166 milhões de falantes nativos faz parte da ramificação leste da família eslava. ...
  • 5 – Vietnamita. ...
  • 4 – Coreano. ...
  • 3 – Japonês. ...
  • 2 – Mandarim. ...
  • 1 – Árabe.

É por isso que hoje, mesmo vivendo em regiões tão distintas e com suas particularidades, podemos encontrar línguas que carregam semelhanças significativas com o português, como caso do espanhol (ou castelhano), italiano, romeno e galego!

A cidade de Sorocaba, no estado de São Paulo conta com uma numerosa e importante colônia espanhola. Mais de 30% da população da cidade tem ascendência espanhola, sendo considerada a cidade mais espanhola do Brasil, por ter a maior colônia de hispano-brasileiros do país.