Por que o bebê fica olhando para trás?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Até completar 6 meses é comum que o bebê apresente um desvio no olhar, resultado de um sistema ocular ainda em desenvolvimento. Você já deve ter percebido que o seu bebê parece um pouquinho “vesgo” por alguns segundos. Na realidade, o nome para este problema é estrabismo.

A tentativa do seu bebê de ser amamentado pode ter feito você balançar a cabeça. A cabeça do seu bebê frequentemente se desloca para frente e para trás enquanto ele tenta se prender. Como enfermeiras, elas podem ficar entusiasmadas.

Por volta do primeiro mês de vida, ele já consegue seguir um objeto com os olhos. Adora olhar para o rosto da mãe e do pai e começa a notar o tamanho das coisas. A partir de seis semanas, consegue ver o verde e o vermelho. Aos quatro meses, adquire a visão binocular, lhe permitindo compreender a distância.

Ele ainda não consegue ver claramente além de 30 cm. Dentro dessa distância, ele examinará tudo de perto. No início, quando olhar para seu rosto, os olhos de seu bebê serão atraídos por uma única característica facial (como seus olhos), mas em breve, ele poderá ver seu rosto inteiro dentro do foco de sua visão.

Este padrão de movimentos chamado de síndrome de Sandifer consiste de espasmos de extensão e torção repentinos do pescoço e está geralmente associado ao giro contínuo da cabeça de um lado para o outro (78). Este padrão de movimentos pode ser confundido com distonia.

Para acalmar o bebê durante o sono
A técnica conhecida como charutinho, por exemplo, pode ajudar. Nela, os pais devem enrolar o bebê de maneira que o movimento dos seus braços fique mais restrito. Essa atitude fará com que ele se lembre do conforto que sentia ao estar no útero da mãe.

Como é feito o teste do reflexo
A forma mais simples de testar o reflexo de Moro consiste em segurar o bebê com as duas mãos, colocando uma mão nas costas e outra apoiando o pescoço e a cabeça.

Dois dos principais testes usados para confirmar o diagnóstico de TEA são a Entrevista de Diagnóstico de Autismo Revisada (ADI-R) e a Programação de Observação Diagnóstica para Autismo (ADOS).

O que acontece para que o seu filho dê aquele belo sorriso enquanto dorme, é que ele chegou à fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, em português) do sono, quando ocorre uma atividade muito intensa no cérebro, fundamental para o desenvolvimento neurológico do seu bebê.

Aos 4 meses, finalmente acontece!
Ele consegue reconhecer as pessoas mais próximas e estabelecer diferentes relações com elas. A esta altura, o bebê também já sabe diferenciar conhecidos de desconhecidos. – A partir do 5º mês, a percepção de profundidade e visão em 3D começam a se desenvolver.

“Mesmo que não enxergue muito bem ao nascer, o bebê 'percebe' a mãe desde o início”, explica o pediatra neonatal Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque.

Sorriso do bebê: além de irresistíveis, os sorrisos que os bebês aprendem a dar desde muito cedo também indicam carinho e afeto. Quando você olha para seu filho com uma risada e ele retribui o gesto, saiba que, mesmo sem palavras, ele está dizendo que te ama.

Quando meu bebê aprenderá o nome dele? Muitas crianças começam a reconhecer o som de seu nome quando elas estão entre 4 e 8 meses de idade. Você pode dizer quando isso acontece para o seu filho ao chamar suavemente seu nome e vendo se ele se vira para você.

Entre três e seis meses de idade, muitos bebês começam a dormir a noite toda. É improvável que seu filho durma 10 horas de uma vez, mas provavelmente dará início a um sono longo e sem interrupções, acordando para mamar apenas uma vez durante a noite. Aos três meses, deverá dormir de 9 a 10 horas por noite.

A mucopolissacaridose tipo III (MPS III), também conhecida como síndrome de Sanfilippo, é uma doença genética autossômica recessiva caracterizada pelo acúmulo de glicosaminoglicanos nas células lisossomais. É causada por deficiência de uma das quatro enzimas necessárias para a quebra e reciclagem do heparan sulfato1.

O que é síndrome de West? A síndrome de West (CID 10 – G 40.4) é uma das encefalopatias epilépticas que surgem na lactância, sendo caracterizada por espasmos infantis, interrupção do desenvolvimento e uma alteração específica no eletroencefalograma, chamada de hipsarritmia.