O que está por trás dos animes?

Perguntado por: rmartins . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Muitos animes se originam a partir do sucesso de alguns mangás. Os mangás são tipos de histórias em quadrinho japonesas, que apresentam como principal característica o modo de leitura: feito de trás para frente e da direita para a esquerda, ao contrário do que é comum nas convencionais HQs ocidentais.

Animes foram criados para construir caráter também!
Não sei se o seu caso é como o meu, mas os animes certamente moldaram grande parte da minha personalidade. Por isso, acho interessante pelo menos conhecer um pouco das origens destes desenhos que divertem, ensinam e emocionam tantas pessoas ao redor do mundo.

A cultura do anime é tão forte que até apaga um pouco a fronteira entre ficção e realidade. No mundo inteiro, os grandes heróis viram eternos quando se transformam em estátuas. No Japão também. A diferença é que os heróis saem do papel e se transformam em grandes amigos de bronze.

O problema era que os desenhos japoneses lidamde forma diferente com violência e alguns temas polêmicos, então o pessoal do ocidente se viu em uma encruzilhada no caminho por uma audiência fácil.

A obra traz um nome um tanto quanto diferente para o protagonista. Na realidade, Naruto é o nome de uma cidade e um ingrediente extremamente famoso na culinária japonesa, normalmente colocado em ensopados e Lamen! Comida que por sinal é a favorita do protagonista.

Um otaku é fã de anime, mangá ou romances gráficos e videogames japoneses. A informação é do artigo Se você faz isso, você é um otaku: reflexões sobre identidades constituídas a partir de objetos da cultura de massa japonesa, publicado em 2019 na revista Intersections in Communication.

A pesquisa foi feita em 93 países, com Naruto sendo o anime mais popular do mundo. Para coletar os dados, foi feita uma análise mensal em cada país e os dados foram compilados para ter um ranking. No Brasil, temos o seguinte resultado sobre os animes mais populares: Naruto.

O termo é abreviado da palavra “animação” em japonês, que se refere a qualquer animação. Geralmente, toda animação japonesa, ou boa parte delas, também possui uma versão em mangá (quadrinhos japoneses). Uma das características mais marcantes das animações japonesas, são os olhos dos personagens.

O anime que gerou a grande influência dessa cultura aqui no Brasil foi o anime Cavaleiros dos Zodíacos, que foi exibido pela Rede Manchete na década de 90. Desde então, os animes vêm ganhando cada vez mais popularidade no país, tendo até eventos dedicados a sua divulgação.

O que é a fictosexualidade? Akihiko Kondo é uma pessoa fictosexual, ou seja, ele sente atração física e amorosa por personagens fictícios, normalmente em 2D, como mangás e animes.

O porquê disso é bem simples: facilitar transmitir ao leitor o sentimento dos personagens em questão. As cores – diferente das obras ocidentais que são todas coloridas, normalmente os mangás são em preto e branco, com apenas algumas páginas especiais sendo coloridas (não costuma ocorrer em todas as obras).

No Brasil, os animes chegaram nos anos 60 e é difícil precisar qual foi o primeiro a ser exibido. Na leva inicial vieram Homem de Aço, Oitavo Homem, Ás do Espaço, Zoran, O Garoto do Espaço, e outros. Porém, o marco inicial, segundo estudiosos, é a exibição de National Kid em 1964.

Hoka Hoka Kazoku
Hoka Hoka Kazoku foi um anime transmitido no Japão entre os anos de 1976 e 1982 e teve 1.428 episódios. Cada um deles durava em torno de seis minutos e trazia esquetes de como era a vida de uma família moderna no país asiático naquele tempo.

Dentro desta temática oriental, a indústria da animação se coloca como um dos grandes pilares da economia do Japão. Com milhões de espectadores e simpatizantes do gênero anime no país oriental, a animação japonesa também se difunde cada vez mais na parte ocidental do globo.

Momo é a mais direta dos deuses listados aqui. Com a única tarefa de levar os mortos do reino dos vivos, ela não perde tempo nem protela em seu trabalho. Você já deve ouvido falar nos Shinigami, palavra que se refere aos deuses da morte na mitologia japonesa.

O anime, como qualquer outra forma de arte, pode influenciar o mundo interior e a psique de todas as pessoas, em especial dos mais novos. Assim como filmes, desenhos animados, livros, o anime evoca emoções, faz você ter empatia, provoca uma resposta em quem o assiste.

A trindade Shounem é o nome dado ao trio composto por One Piece,Naruto e Bleach,que durante vários anos foram os pilares da Shounem Junp e são sem sombra de dúvidas,conseqüentemente pela popularidade que fizeram no planeta os mangás mais utilizados em lutas crovisticas ao redor do mundo.

Nenhuma religião real existe dentro do universo da série, embora elementos delas tenham inspirado alguns pontos da obra. Nesse sentido, as mais notáveis são o Budismo e o Xintoísmo, nas quais muito foi baseado. Nomes de múltiplas técnicas do clã Uchiha vem de divindades do Xintoísmo.