Por que o Brasil é chamado de território brasileiro?

Perguntado por: lcavalcante4 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

O território brasileiro possui como característica principal a sua grande extensão, o que o faz ser considerado como um país de dimensões continentais, ou seja, apresenta uma área equivalente à de um continente, detendo 8.514.876 km² de extensão.

Ele ocupa grande parte do sul do continente americano e é considerado um país populoso, já que é habitado por 213.317.639 de pessoas, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021. Seu território está dividido em 27 Unidades da Federação, sendo 26 estados e o Distrito Federal.

O território nacional é abrigo e recurso para todos aqueles que nele vivem, independentemente do compartimento político, estados e municípios, ao qual se é filiado. Os territórios delimitados por fronteiras são heranças, rugosidades que, em coexistência com o presente, formam grandes conjuntos horizontais.

Território brasileiro: quais são as principais características?

  • Território brasileiro: extensão territorial.
  • Território brasileiro: localização.
  • Principais características do território brasileiro.

Eram elas Maranhão, Grão Pará, Tapuiara, Gurupá, Cametá, Cabo Norte (Amapá), São José do Rio Negro (Amazonas), Mato Grosso e Goiás.

A Constituição Federal de 1988 aboliu todos os três territórios então existentes: Fernando de Noronha tornou-se um distrito estadual do Estado de Pernambuco; o Território Federal do Amapá e o Território Federal de Roraima ganharam o status integral de Estados da Federação.

O território brasileiro está localizado na América do Sul, apresenta extensão territorial de 8.514.876 Km² e é o quinto maior país do planeta, só é menor que os territórios da Rússia, Canadá, China e Estados Unidos, respectivamente. É composto por 26 estados e 1 Distrito Federal, divididos em cinco regiões.

Atualmente o Brasil não tem nenhum território federal pois com a Constituição Cidadã de 1988 foram abolidos os últimos três existente: Roraima e Amapá tornaram-se unidades da federação, assim como Rondônia que se tornou um Estado em 1982, e Fernando de Noronha passou a integrar o estado de Pernambuco.

O território brasileiro está localizado no continente sul-americano. Em termos de hemisférios, encontra-se situado totalmente no hemisfério ocidental, a maior parte de sua extensão está no hemisfério sul e uma pequena parte situa-se no hemisfério norte.

Em número de espécies de animais, o Brasil também se destaca, o que o classifica como o território de maior biodiversidade do planeta. Quanto aos aspectos econômicos do Brasil, destaca-se o fato de o país possuir um dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto) do mundo, com US$ 2,2 trilhões.

O dia 14 de junho de 1904 representou, pois, a grande derrota diplomática em termos de perda territorial ao Brasil, já que o rei italiano, Victor Emanuel, expediu um laudo arbitral que dividiu a região em litígio em duas partes: 3/5 para a Inglaterra ou 19.630 Km2, e 2/5 ao Brasil (13.570 Km2).

A concepção mais comum de território (na ciência geográfica) é a de uma divisão administrativa. Através de relações de poder, são criadas fronteiras entre países, regiões, estados, municípios, bairros e até mesmo áreas de influência de um determinado grupo.

O território constitui-se do solo, ou território propriamente dito, o subsolo, as águas territoriais, as ilhas, os rios, os lagos, os portos, os mares interiores, os golfos, o espaço aéreo que está sobre o solo.

1 área, extensão, superfície, terra, torrão, zona. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 distrito, estado, local, localidade, lugar, país, plaga, região.

A expansão territorial
Muitos fatores contribuíram para a ocupação e a expansão do território, entre as quais as bandeiras: os bandeirantes adentravam ao interior da colônia para aprisionar indígenas que seriam escravizados, buscar metais preciosos como ouro e a prata nos séculos XIV e XV II.

Sua atual Constituição, promulgada em 1988, concebe o Brasil como uma república federativa presidencialista, formada pela união dos 26 estados, do Distrito Federal e dos 5 570 municípios.

zona térmica tropical

As Zonas térmicas
O Brasil tem a maior parte do seu território situada na zona térmica tropical, compreendida entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. Essa localização é um dos motivos do predomínio de climas tropicais no Brasil.

A primeira definição territorial do Brasil foi estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494. III. Desde a chegada dos portugueses, o Brasil já apresentava praticamente a mesma extensão territorial dos dias atuais.