Por que o Brasil não tem crocodilos?

Perguntado por: imatos . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Portanto, não há crocodilos no Brasil em função das espécies da família Crocodylidae não terem conseguido chegar até o continente americano e reproduzir-se. Esse espaço é ocupado pelos jacarés, distribuídos em cinco espécies: o jacaré-negro, jacaré-açú, jacaré do papo amarelo e dois tipos de jacaré-coroa.

Os crocodilos vivem nas Américas, África, Ásia e Austrália. A maioria dos crocodilos vivem nas margens de rios, enquanto os da Austrália e ilhas do Pacífico também frequentam o mar.

Além dessa característica, os crocodilos são mais ativos que os jacarés e também maiores em comprimento. Enquanto a maior espécie de jacaré (Jacaré-açu) atinge cerca de 5,5 metros de comprimento, alguns crocodilos alcançam mais de oito metros. Outro ponto importante diz respeito aos dentes desses dois animais.

Onde é comum encontrar crocodilo gigante
Eles são encontrados pelo Oceano Índico e Pacífico. Podem ser vistos na índia, Tailândia, Ilhas Andaman, Ilhas da Indonésia, Filipinas e muitos outros locais. Mas são mais comuns no Norte da Austrália e Nova Guiné.

Conhecido como o "Terror das Águas", o maior crocodilo brasileiro, que atingia até 7 metros de altura, foi encontrado em um canteiro de obras na zona rural de Monte Alto.

O Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) tem como símbolo a onça pintada, que é o felino mais temido da fauna brasileira e representa a força dos Guerreiros de Selva. No local, há um zoológico que abriga algumas espécies desse felino no país.

Cobra. Por fim, o animal mais perigoso do mundo é a cobra, uma vez que consegue injetar um poderoso veneno no organismo de outros animais, com suas presas. Somando as inúmeras espécies venenosas existentes, as serpentes são responsáveis pela morte de aproximadamente 50 mil pessoas por ano.

O jacaré Açu é o maior de todos os jacarés, podendo chegar até 6 metros de comprimento e até 300 quilos de peso. A reprodução ocorre uma vez por ano, em média, as fêmeas pões de 40a 50 ovos. Os jacarés jovens devem ter cuidado, pois corre o risco de ser devorado assim que nasce por jibóias ou outros jacarés adultos.

Elefante
Isso porque ele consegue carregar um peso de nove mil quilos, ou seja, é como se levasse 130 humanos adultos de uma vez só. Sua força não é algo surpreendente, pensado que suas presas pesam mais de 100 kg.

O Kangal tem a mordida mais forte do mundo. Essa raça de cachorro gigante tem um maxilar extremamente forte capaz de realizar uma pressão absurda enquanto morde. O Kangal ocupa a primeira posição da lista de mordidas de cachorro mais fortes que existem porque tem uma força de 746 PSI!

O Purussaurus brasiliensis foi o maior crocodilo que já habitou nosso planeta. Conhecido como lagarto do Rio Purus, esse gigante que podia atingir 12 metros de comprimento viveu aqui na América do Sul, na floresta amazônica, e tinha uma mordida ainda mais forte que a de um Tiranossauro Rex.

Na África e na Ásia, os crocodilos geralmente têm que competir com leões, tigres e leopardos, por comida, território e pela vida em si — os felinos, sendo os maiores predadores, são grandes e fortes o suficiente para matarem crocodilos, embora o tigre pareça ser responsável pelo maior número de ataques.

O crocodilo-do-nilo é o crocodilo mais comum encontrado na África hoje. Eles são comuns em grande parte do continente. Sua gama histórica no entanto, foi ainda maior. Eles foram encontrados no norte, como a costa do Mediterrâneo, no delta do Rio Nilo (por isso o nome "crocodilo-do-nilo").

Após a morte do crocodilo Lolong, em 2013, o crocodilo-de-água-salgada conhecido como Dominator se tornou o maior crocodilo vivo em registro. Com 6,1 metros de comprimento e aproximadamente uma tonelada, Dominator tem quase a mesma massa de um pequeno hipopótamo.

Como já mencionado, o maior crocodilo é o crocodilo-de-água-salgada, com 1360 kg. O crocodilo-do-nilo pode atingir um comprimento de 6,45 m e pesar 1090 kg.

sucuri

A sucuri é a maior espécie de réptil do Brasil. Apesar do seu tamanho, é uma serpente mansa e não venenosa – acidentes envolvendo essa espécie são raríssimos.

Os jacarés pertencem à família Alligatoridae, enquanto o crocodilo à Crocodilidae. Dentre as características físicas, podemos citar o focinho, que em crocodilos é mais fino e alongado quando comparado ao dos jacarés, que possuem focinho curto e mais largo.

E o jacaré-açu, que é a maior espécie de jacaré, então é um jacaré que Teoricamente pode alcançar próximo dos 6 metros de altura”, disse. Outro detalhe apontado pelo pesquisador é que a Amazônia possui a maior variedade de jacarés do mundo.

Uma das características comuns aos crocodilianos é o 4º dente protuberante no maxilar inferior. Nos jacarés, aligátores e caimães esse dente se encaixa em uma cavidade na mandíbula superior quando fechada, de modo que a sua ponta fica escondida. Já no caso dos crocodilos, a ponta é claramente visível.