Tem crocodilos no Brasil?

Perguntado por: bcastro . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Os crocodilos são répteis que atingem grandes tamanhos, diferentemente dos jacarés. O crocodilo de água salgada, por exemplo, que possui comprimento superior a 8,5 metros e pode atingir mais de 1,5 toneladas. É importante destacar que não existem crocodilos no Brasil.

REGIÕES BRASILEIRAS E SUAS DIVERSIDADES DE JACARÉS
Liderando esse ranking temos as regiões Norte, onde em especial há o bioma da Amazônia, e a região Centro-Oeste, com os biomas do Cerrado e do Pantanal. Em seguida temos a região Nordeste com os biomas da Caatinga e da Mata Atlântica.

Para começar, não temos crocodilos no Brasil, apenas jacarés.

Na Amazônia é possível encontrar o jacaretinga - Caiman crocodilus, jacaré-do-pantanal Caiman yacare, jacaré açu - Melanosuchus niger, jacaré coroa - Paleosuchus trigonatus e o jacaré-anão - Paleosuchus palpebrosus.

Os jacarés pertencem à família Alligatoridae, enquanto o crocodilo à Crocodilidae. Dentre as características físicas, podemos citar o focinho, que em crocodilos é mais fino e alongado quando comparado ao dos jacarés, que possuem focinho curto e mais largo.

Embora sejam muito conhecidos, tanto os crocodilo como os jacarés, cabe ressaltar que há uma grande diferença no comportamento dessas espécies. Apesar de pertencerem à mesma família, o crocodilo costuma ser muito mais agressivo que o jacaré. Isto é devido, em partes, ao seu grande tamanho.

Após a morte do crocodilo Lolong, em 2013, o crocodilo-de-água-salgada conhecido como Dominator se tornou o maior crocodilo vivo em registro. Com 6,1 metros de comprimento e aproximadamente uma tonelada, Dominator tem quase a mesma massa de um pequeno hipopótamo.

Esses répteis, ao capturar uma presa, mordem-na com tanta força e comem-na sem mastigar, engolindo-a inteira. Para isso, precisam abrir muito a boca, fazendo com que a sua mandíbula comprima as glândulas lacrimais, fazendo-o lacrimejar. Assim, o crocodilo parece chorar sempre que está devorando a sua caça.

Moradores de um bairro de Registro, no interior de São Paulo, relatam terem flagrado a aparição de um jacaré no lago da região. Imagens que circulam nas redes sociais desde o último domingo (23) mostram o animal na água (veja vídeo acima).

Ele só ataca em algumas situações específicas, como fome extrema (o que não pareceu ser o caso), para defender filhotes ou o território e quando se sente acuado”, explica Queiroz.

O jacaré Açu é o maior de todos os jacarés, podendo chegar até 6 metros de comprimento e até 300 quilos de peso. A reprodução ocorre uma vez por ano, em média, as fêmeas pões de 40a 50 ovos. Os jacarés jovens devem ter cuidado, pois corre o risco de ser devorado assim que nasce por jibóias ou outros jacarés adultos.

A parte mais vulnerável de um crocodilo são seus olhos e, de acordo com relatos de vários sobreviventes, tentar arrancar os olhos dele foi o que os salvou. Tente puxar, chutar ou cutucar os olhos com as mãos ou com o que estiver ao seu alcance.

O Purussaurus brasiliensis foi o maior crocodilo que já habitou nosso planeta. Conhecido como lagarto do Rio Purus, esse gigante que podia atingir 12 metros de comprimento viveu aqui na América do Sul, na floresta amazônica, e tinha uma mordida ainda mais forte que a de um Tiranossauro Rex.

Elefante
Isso porque ele consegue carregar um peso de nove mil quilos, ou seja, é como se levasse 130 humanos adultos de uma vez só. Sua força não é algo surpreendente, pensado que suas presas pesam mais de 100 kg.

Os crocodilos não possuem predadores naturais, por se tratar de um animal de topo na cadeia alimentar. O maior réptil hoje na face da terra é o crocodilo-de-água-salgada encontrado no norte da Austrália e ilhas do sudeste da Ásia. Os crocodilos, depois das aves, são os parentes mais próximos dos dinossauros atualmente.

O Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) tem como símbolo a onça pintada, que é o felino mais temido da fauna brasileira e representa a força dos Guerreiros de Selva. No local, há um zoológico que abriga algumas espécies desse felino no país.

A espécie de dendrobatidae considerada como a mais venenosa do Amazonas é a Phyllobates terribilis. Esses anfíbios de cor amarela possuem pequenos discos nas patas, pelo qual podem aguentar firme sobre as plantas e ramos da úmida selva Amazônica.