Por que o dia 21 de abril se tornou um marco de memória?

Perguntado por: abeiramar6 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Dia 21 de abril é feriado no Brasil, porque se comemora o Dia de Tiradentes. A data remete ao dia da morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, o que ocorreu em 21 de abril de 1792. Joaquim José foi um dos líderes da Inconfidência Mineira.

Desde 1965, no dia 21 do mês de abril, celebra-se o Dia de Tiradentes, no Brasil. Além da homenagem a esse personagem histórico, também se relembram que configuraram a Inconfidência Mineira.

Joaquim José da Silva Xavier, também conhecido pelo apelido de “Tiradentes”, consagrou-se por sua participação ativa na Inconfidência Mineira. Tragicamente, ele foi o único dos envolvidos no movimento a receber a pena de morte, uma vez que os outros envolvidos foram perdoados pela Coroa Portuguesa.

Ao ser enforcado e esquartejado, Tiradentes entrou para a História como herói nacional e também deixou como lição de vida aos brasileiros o ensinamento de que a luta pela liberdade deve ser permanente.

No dia 21 de abril, os marinheiros avistaram algas marinhas, um sinal claro de que havia terra aproximando-se. Na manhã do dia 22 de abril, foram avistados pássaros, e no final desse dia, foi visto o Monte Pascoal. Em 23 de abril de 1500, Cabral autorizou um grupo de homens a ir para a terra explorar o litoral.

21 de abril - Tiradentes foi enforcado por lutar pela Independência do Brasil.

Entre os fatores que causaram a Independência do Brasil podemos destacar a crise do sistema colonial, as ideias iluministas e as independências ocorridas na América Inglesa e na América Espanhola. Além disso, a própria elite agrária brasileira se beneficiaria de uma separação entre Portugal e Brasil.

Trata-se do português Joaquim Silvério dos Reis Montenegro Leiria Grutes (1756-1818), conhecido nos livros como Silvério dos Reis e sinônimo de traição ao movimento ocorrido em 1788-1789, a Inconfidência ou Conjuração Mineira, liderado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (1746 a 1792).

No 21 de abril, celebra-se o Dia de Tiradentes, apelido foi dado a Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), que ficou conhecido por ter sido o único participante da Inconfidência Mineira, ocorrida em 1788, a receber a pena de morte.

No dia 21 de abril, comemora-se o Dia de Tiradentes. O feriado faz alusão à morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido na história nacional como Tiradentes, o herói da Inconfidência Mineira.

Tiradentes é o apelido do conjurado Joaquim José da Silva Xavier, nascido na cidade mineira de São João del-Rei no ano de 1746 e enforcado no Rio de Janeiro em 1792. Foi o líder da Conjuração Mineira. Tomou este apelido por ter o costume de extrair dentes.

Qual a história da cidade de Tiradentes? A cidade de Tiradentes é uma das mais importantes para a história do país, sendo um dos mais relevantes centros produtores do estado de Minas Gerais. Fundada em 19 de janeiro de 1718, Tiradentes foi desmembrada da vila de São João del-Rei.

A Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira foi um movimento de caráter separatista que ocorreu na então capitania de Minas Gerais em 1789. O objetivo era proclamar uma República independente, criar uma universidade e abolir dívidas junto à Fazenda Real.

“Se dez vidas tivesse, dez vidas daria”

Porque, entre aqueles que se rebelaram contra o domínio português, em 1779, Tiradentes era o de classe mais baixa (mas não era pobre. Ele tinha 43 jazidas de ouro). Além disso, foi o único que havia feito propaganda aberta do movimento.