Por que o Irã se tornou inimigo dos Estados Unidos?

Perguntado por: rcordoba . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

"As principais razões (dos conflitos entre EUA e Irã) são geopolíticas, em parte majoradas por atores regionais como Israel e Arábia Saudita, que desconfiam do poder do Irã no Oriente Médio", diz.

O Eixo do Mal de Bush inclui o Irã, o Iraque, e a Coreia do Norte. Além do Eixo do Mal, conforme John R. Bolton, incluíram-se também Cuba, Líbia e Síria (em laranja). Em azul está o território dos EUA.

O conflito travado entre Irã e Iraque foi resultado do choque de interesses entre essas duas nações asiáticas. Os dois países estavam passando por profundas transformações no período e uma série de questões religiosas e territoriais motivou o início da guerra.

Em 1513, o espanhol Ponce de León desembarcou na atual Flórida. Em 1565, os espanhóis fundaram o primeiro assentamento permanente no atual Estados Unidos, Saint Augustine. Um século mais tarde, os Franceses começaram a explorar a bacia do Mississípi, dando a toda a região o nome de Louisiana, em honra do rei Luís XIV.

Síria. Ambos têm mantido laços estreitos desde os primeiros anos da República Islâmica, e a Síria vem atuando como um importante aliado árabe do Irã, e um parceiro na região.

Disputa ideológica entre União Soviética e Estados Unidos
O conflito foi uma disputa entre o capitalismo, representado pelos Estados Unidos, que patrocinou regimes ditatoriais na América Latina; e o socialismo totalitário, defendido pela União Soviética (URSS), que suprimiu a propriedade privada.

Essa rivalidade é estimulada por divisões regionais políticas, religiosas e identitárias, que são capitalizadas por Teerã e Riad para expandir sua influência no Golfo.

O país se chamou Pérsia até o século passado – o nome Irã, que na língua parse significa “terra dos arianos” (uma referência à etnia de seus ancestrais), só foi adotado oficialmente em 1935. Ou seja: o país sempre se chamou Irã.

O centro do problema é o conflito entre os Estados Unidos (de forma ampliada, o Ocidente) e a Rússia (de forma ampliada, Rússia e China). Os Estados Unidos defendem a sua hegemonia sobre o planeta (mundo unipolar), enquanto que a Rússia (e a China) defendem as suas soberanias (mundo multipolar).

Os Estados Unidos consideram o Japão como um dos seus aliados mais próximos e o país asiático é considerado tanto um principal aliado extra-OTAN quanto um país de contato da organização.

  • Guerra no Afeganistão (2001) Em 2001, os EUA iniciaram uma guerra desastrosa que durou 20 anos. ...
  • Guerra no Iraque (2003) ...
  • Guerra na Síria (2011) ...
  • Guerra no Sudão (2013) ...
  • Guerra na Líbia (2014) ...
  • Guerra no Iêmen (2014) ...
  • Guerra na Palestina (2021)

Devido à retórica de acusações mútuas entre Irã e Israel - principalmente com referência ao programa nuclear iraniano, aos territórios palestinos ocupados por Israel e ao apoio iraniano ao Hamas e ao Hezbollah - as tensões aumentaram entre os dois países, especialmente após a eleição do linha-dura Mahmoud Ahmadinejad, ...

A Guerra Irã-Iraque ou Guerra Irão-Iraque foi um conflito militar travado entre o Irã e o Iraque, resultado de disputas políticas e territoriais entre ambos os países. A guerra começou quando os iraquianos invadiram o território iraniano em 22 de setembro de 1980.

Este artigo foi útil? Ouça este artigo: É historicamente conhecido como Guerra Irã-Iraque o conflito que por cerca de 8 anos, mais precisamente de 1980 a 1988, envolveu as duas nações do Oriente Médio, e terminou com a vitória do Iraque.

O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das nações mais tradicionais até os dias atuais.

Se for considerada a data de início da colonização do território, pode-se considerar o Brasil como mais velho que os Estados Unidos. Entretanto, se a data considerada for a de independência do país, os Estados Unidos são considerados mais velhos que o Brasil.

200 anos, em setembro de 1822, foi proclamada a Independência do Brasil, até então Colônia de Portugal.

Iranianos vivem no Oriente Médio, são majoritariamente muçulmanos e se cumprimentam com "Salam". Mas as semelhanças com o mundo árabe terminam aí. Eles são muito orgulhos de sua etnia persa e não gostam de ser confundidos com árabes.