Por que o energético acelera o coração?

Perguntado por: osalgueiro . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

“O energético nada mais é que uma substância com associação de cafeína e taurina. E essa combinação pode causar a aceleração do coração, com palpitações, também aumentando a frequência cardíaca.

A cafeína altera o funcionamento do sistema nervoso central. Quando o componente chega no córtex cerebral, ele inibe a ação de substâncias químicas produzidas pelos neurônios do sono, como a adenosina, que, entre outras coisas, aumenta a frequência cardíaca.

As bebidas energéticas de fato podem trazer benefícios nas funções cognitivas por conta do efeito da cafeína. Segundo a Abir, elas promovem o aumento da capacidade de concentração e velocidade de reação, a melhora do estado de alerta e o retardamento de fadiga e cansaço, melhorando o rendimento.

Tome muita água: A cafeína também tem um efeito diurético que desidrata o nosso corpo se não for bem controlada. Tomar água ajuda na recuperação de minerais que o seu corpo pode ter perdido na desidratação por cafeína, fazendo com que você se sinta melhor.

O uso combinado de álcool provavelmente potencializa os efeitos prejudiciais cardiovasculares. Na ausência de evidências científicas que garantam a segurança da combinação de energético com álcool, é mais prudente evitá-la. Fique ligado! Você pode fazer uma autoavaliação do seu consumo de álcool aqui.

5 a 6 horas: Essa é a metade da vida da cafeína, o que significa que leva de cinco a seis horas para o corpo reduzir o conteúdo dela na corrente sanguínea em 50%.

O que acontece se tomar 2 litros de energético? Uma ingestão moderada de cafeína por dia é de cerca de 400 mg. Exagerar na dose, portanto, pode causar efeitos adversos, como superestimulação, resultando em ansiedade, pânico, dores de cabeça, além de arritmia, como foi o caso da adolescente.

O energético é composto, principalmente, pela cafeína e taurina. A cafeína age diretamente no cérebro, inibindo a ação da adenosina – hormônio responsável por provocar a sensação de cansaço e sonolência. Enquanto isso, o aminoácido taurina atua no corpo estimulando o metabolismo.

Por que não devemos consumir energético antes de dormir? Além dos problemas de sono, beber energéticos, principalmente antes de dormir, eleva o risco de outros tipos de complicações e problemas de saúde. Lembre-se de que essas são bebidas ricas em compostos estimulantes, que induzem a um estado de agitação.

O que é a Taurina? Taurina é um aminoácido encontrado em muitos alimentos e geralmente encontrado em bebidas energéticas. Taurina é um aminoácido que ocorre naturalmente em seu organismo e está concentrado particularmente no cérebro, olhos, coração e músculos.

Por isso, ficar atento a sintomas anormais é essencial. O energético age no organismo de forma rápida. Em 10 minutos, ele aumenta a frequência cardíaca, e em 45, gera um pico de cafeína na circulação sanguínea. Só depois de 1 hora que tudo é absorvido pelo fígado, e a energia tem uma queda, se dissipando.

O consumo ideal é de uma hora a 30 minutos antes de ir dormir. Pode tomar energético e treinar? O energético proporciona um efeito interessante no organismo e pode realmente auxiliar o desempenho físico.

Para tirar o sono, recomenda-se o consumo de alimentos ou bebidas estimulantes, como por exemplo: Café forte; Guaraná em pó; Açaí; Chocolate preto; Chá de gengibre.

No caso dos energéticos mais populares e comuns, o limite de duas doses por dia é razoável e seguro para adultos saudáveis. No caso dos energéticos líquidos não concentrados, como o Red Bull e o Monster, isso equivale a 500 ml por dia. Esse deve ser o limite, mas o ideal é consumir menos por segurança.

A cafeína funciona por ter ação cognitiva, de relaxamento e de disposição, melhorando também a cognição mental, física e a percepção do esforço, além de diminuir letargia. Já a taurina, que é produzida pelo próprio corpo, atua com ação detoxificante e antioxidante.

Entenda que ao exagerar no consumo de energéticos, aumenta-se o risco de distúrbios cardíacos fatais, especialmente em pessoas com condições preexistentes, hipertensão, arritmias e outras doenças coronárias. Segundo diversas pesquisas, as bebidas energéticas interferem no ritmo do coração.

O chá de valeriana é um excelente chá para o coração acelerado, pois ele tem substâncias calmantes que ajudam a reduzir a frequência dos batimentos. Ele é recomendado a pessoas ansiosas e estressadas, pois ajuda a relaxar o corpo e melhora a qualidade do sono.

relaxados, por vezes deitados sobre o lado esquerdo do. corpo, podemos sentir batidas as do coração regulares. e tranquilas, isso também é normal, pelo simples fato. de estarmos mais atentos ao nosso corpo.

RESULTADOS: A recuperação da freqüência cardíaca foi de 30 ± 12 batimentos no 1º minuto e 52± 13 batimentos no 2º minuto após o exercício. Os indivíduos mais jovens de recuperaram mais rápido do 2º ao 5º minuto após o exercício (r = 0,19-0,35, P < 0,05).