Por que o japonês não engorda?

Perguntado por: aqueiroz . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Porque o Japão é o país mais magro do mundo! As pesquisas mostram que as mulheres japonesas são, em média, 50% menos propensas a ser obesas do que as americanas. Isso é incrível, principalmente quando observamos que o Japão tem um padrão de vida parecido como da Europa e da América do Norte.

Por que os chineses são mais magros? Além de por questões genéticas, a maioria dos especialistas destaca que a dieta equilibrada e baseada nos hábitos de saúde taoístas e a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) mantêm essa população no peso ideal.

A técnica, que recebeu o nome de “dieta da respiração longa”, consiste em tomar determinada posição, dar uma respirada de três segundos e fazer uma expiração forte de sete segundos.

Durante a dieta japonesa, deve-se fazer apenas 3 refeições por dia: café da manhã, almoço e jantar. Essas refeições são compostas principalmente por vegetais frescos, ovos, peixes, soja e frutos do mar.

Em todos esses alimentos, o arroz está presente, mas assim como caldo de osso, carne fresca, repolho fermentado, miúdos, e legumes. A presença do arroz não engorda porque ela não invalida ou elimina a presença de todos os outros nutrientes.

Os asiáticos consomem muitos itens de lactofermentação, como a sopa de missô, e esses alimentos atuam como probióticos naturais, que nos ajudam a eliminar a gordura visceral, que é aquela que fica entre os órgãos da região do abdome.

o Japão

Com apenas 3,7% de obesidade entre a população adulta, o Japão é, de longe, a nação desenvolvida com taxas mais baixas.

A culinária tradicional japonesa está centrada no arroz, que é servido com itens como sopa miso, peixe, hijiki (vegetais do mar), hiyayakko (tofu frio),tamagoyaki (omelete japonesa) e tsukemono (picles).

Mais de 50 milhões nunca bebem leite porque não gostam do sabor e não estão acostumados a beber, segundo o relatório, que apontou também que a maioria consome leite e iogurte, com pouquíssimos consumidores de queijos e manteiga.

Como fazer a dieta coreana
A metodologia promete emagrecimento, modificando a dieta e hábitos de exercício, tudo sem abrir mão de seus alimentos favoritos. As refeições geralmente contêm uma variedade de vegetais, arroz e algumas carnes, peixes ou frutos do mar.

A dieta coreana, como o próprio nome sugere, é baseada na culinária tradicional desse país. Ela conta com alimentos minimamente processados e grande variedade de vegetais, frutas, grãos integrais e probióticos, como o Kimchi, um prato popular na Coreia, é feito com repolho fermentando e outros vegetais.

Conhecida como uma das mais nutritivas do mundo, a dieta japonesa é baseada em alimentos integrais, rica em peixes, frutos do mar, frutas e vegetais e com quantidades mínimas de proteína animal, açúcares adicionados e gordura.

As famílias japonesas mais tradicionais tomam café da manhã oriental, que geralmente é composto de chá verde, arroz branco, rolinhos de ovo (as vezes temperado com furikake que é uma misturinha de peixes, vegetais e etc…), salada, ou legume e as vezes um pedacinho de peixe.

Tal método terapêutico tem origem no Japão e consiste em, basicamente, beber alguns copos d'água pela manhã, ao acordar, antes de ingerir qualquer alimentos. É possível que esse hábito, muito comum entre a população japonesa, seja responsável por melhorar a saúde.

Esse costume não é tão popular entre a geração mais nova, mas entre os mais velhos é mais comum ver esse modo de comer. Ainda segundo alguns japoneses, comer desse jeito ajuda a apreciar o gosto da massa e sentir o aroma do caldo. Segundo o especialista em soba Horii Yoshinori, é possível capturar o aroma sugando.

Segundo informou a nutricionista Caroline Codonho em sua coluna no site dos Alimentos Taeq, os pratos japoneses podem sim fazer parte do dia a dia de quem preza por uma alimentação saudável, pois eles possuem poucas calorias e são elaborados com ingredientes frescos e ricos em nutrientes ótimos para várias funções do ...