Por que o metal brilha?

Perguntado por: egarcia4 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Brilho: Os elétrons livres localizados na superfície dos objetos de metal absorvem e irradiam a luz, por isso os objetos metálicos, quando polidos, apresentam um brilho característico.

Os metais em geral possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade, são maleáveis e dúcteis (facilmente moldados em fios). Ametais: podem se apresentar na forma líquida, gasosa ou sólida. Os ametais não são bons condutores de calor e eletricidade, e não podem ser moldados.

Isso acontece, porque o metal se oxida. O aço, por exemplo, produz óxido, cuja cor varia com a temperatura e inclusive as cores são utilizadas, para estimar a temperatura da peça. É porque se forma uma camada de óxido sobre o metal. Esta camada interfere com a luz, "filtrando" algumas cores.

A cor característica do metal tem a ver com os comprimentos de onda que ele reflete.

O ouro é um metal de coloração amarela, com brilho característico.

A reação pela qual identificamos o ferro mais facilmente é com tiocianato de amônio, devido a coloração vermelho intenso (cor de sangue), reage facilmente com ácidos diluídos ou concentrados, e com bases formando precipitados insolúveis.

Segundo o modelo de Bohr, quando os átomos de um elemento são colocados na chama, o calor excita os elétrons, isto é, faz com que passem para níveis de maior energia. Ao voltarem aos níveis iniciais, liberam energia na forma de luz.

Resposta: Devido a sua maior capacidade de absorver calor.

O valor do Metal hoje está em $ 1,05, convertendo este valor para reais, um Metal vale R$ 5,41.

Pegue seu pedaço de metal e teste sua magnetização colando um imã nele. Se o metal adere ao ímã, o metal pode ser ferro fundido ou aço. Se o metal não aderir ao ímã, o seu metal pode ser cobre, latão, solucionador ou alumínio.

Os metais são elementos eletropositivos, ou seja, têm a tendência a perder elétrons em uma ligação química. Quando um metal interage com um ametal, ele realiza uma ligação iônica devido à diferença de eletronegatividade. A outra possibilidade de ligação para os metais são as ligações metálicas.

A oxidação é o início do processo de degradação do metal e deve ser tratada logo que surge, para não dar origem à corrosão e à ferrugem. A oxidação em metais começa quando a superfície desprotegida (sem pintura, por exemplo, ou avariada por riscos ou impactos) entra em contato direto com o ar, vapor d'água ou água.

Para se entender melhor, é como se os metais “roubassem” o calor da nossa mão mais rapidamente e por isso sentimos aquela sensação de frio (não porque a temperatura do metal está menor, mas porque a temperatura da nossa mão diminuiu devido ao fluxo rápido de sua energia térmica para o metal).

Como o metal é melhor condutor de calor do que a madeira, o calor da mão é transferido mais rapidamente para o metal, por isso ele parece estar mais frio que a madeira.

As cores, na verdade, não existem: elas são fabricadas pelo nosso cérebro. Pode parecer uma informação impactante e cheia de mistério, mas o que ocorre é que as tonalidades só aparecem na presença da luz. Sem ela não há cor, mas apenas um espaço vazio representado pelo preto.

AMARELO: metal; PRETO: madeira; LARANJA: resíduos perigosos (como pilhas e baterias);

Embora as quantidades pareçam enormes, as contas não são complicadas e o número total de cores que uma pessoa vê é cerca de: 1000 x 100 x 100 = 10 000 000 (10 milhões).

Continuar lendo Qual metal brilha mais?