Qual é o bicho que brilha?

Perguntado por: bveiga6 . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Chama-se Pyrophorus noctilucus, mais conhecido por Besouro de Fogo, e emite a maior bioluminescência do reino animal. O Besouro de Fogo pode ser encontrado em regiões tropicais da América do Sul e Central.

Algumas águas-vivas, vaga-lumes, pequenos crustáceos, protozoários, cefalópodes (moluscos da classe dos polvos), peixes de profundezas oceânicas e ctenóforos (chamada de água-viva-de-pente, mas que não é uma água viva) processam compostos químicos que são capazes de produzir luz.

Ele é uma espécie de besouro click, pois é capaz de fazer fortes estalos dobrando os segmentos do seu corpo, o que o atira a distâncias significativas como outros membros da família Elateridae.

De acordo com os resultados obtidos que foram apresentados na Associação Americana do Avanço da Ciência, ficou claro que as lâmpadas incandescentes tradicionais são as que mais atraem mosquitos. Já a opção que menos atrai, são as lâmpadas de LED de cores quentes (amarelo, laranja e etc).

Insetos voadores que vão para a luz, como mariposas, vaga-lumes, abelhas ou borboletas, são atraídos por dois motivos: Eles confundem a luz artificial com a luz da lua, que é a luz que lhes permite se orientar.

Como acabar com bicho de luz em 4 passos

  1. Faça a troca de lâmpadas. ...
  2. Coloque água embaixo das lâmpadas. ...
  3. Acenda as velas de citronela ou o incenso. ...
  4. Instale telas e armadilhas luminosas.

Mas um tipo específico é bastante conhecido por surgir em dias quentes e ter uma certa fixação pelas lâmpadas: os siriris ou aleluias ou ainda os cupins de água. Esse pequenos insetos voadores são, na verdade, cupins na fase de reprodução.

O que brilha na luz negra, é tudo que contém fosforo, ou seja, seus dentes, unhas, fluidos corporais, alguns espécies animais como os escorpiões e alguns invertebrados, telas de televisão, pigmentos de tintas “fluorescentes”, tecidos e outros materiais que vão desde tintas até gel para cabelo.

Quais animais podem enxergar no escuro

  • Gatos e jacarés. As pupilas verticais são as responsáveis pela visão noturna de gatos e jacarés. ...
  • Cobras. As cobras também possuem visão noturna. ...
  • Lêmures. Uma pesquisa apontou que lêmures podem enxergar na cor azul mesmo na ausência de luz. ...
  • Mariposas.

Os únicos bichos que enxergam em preto e branco são os que possuem um único pigmento, como os peixes abissais, que vivem em locais de baixíssima iluminação, onde não há cores para serem vistas. No extremo oposto há um camarão com 12 tipos de pigmentos.

Conforme o médico dermatologista Mario Timbó não é recomendado esmagar o besouro ao vê-lo sobre a pele de alguém para que não haja a liberação do líquido que causa queimaduras.

Apesar de menos frequente quando comparados com os outros insetos, os besouros também podem eliminar substâncias, quando tocados ou esmagados, que desencadeiam reações alérgicas. Entre as reações, destacam-se a irritação da pele, vermelhidão, ardor, coceira e o aparecimento de bolhas no local.

Conhecidos popularmente como siriris ou aleluias, eles intrigam muita gente quando, ao final do voo, perdem as asas e se deslocam pelo chão. Afinal, que bicho é esse? “Os siriris são cupins com asas. Todas as espécies de cupins têm uma fase reprodutiva, que é quando produzem os alados.

Esse tipo de cupim procura por madeira seca ou interior de madeira. Há uma incidência alta nas grandes cidades. Por que a fixação pela luz? Na verdade, os bichos da luz sabem se locomover e se guiam pela luz natural, da Lua.

Psychoda é um género de dípteros da família dos Psychodidae que inclui as espécies conhecidas pelos nomes comuns de mosca-dos-filtros, mosca-de-banheiro ou chamexuga. São pequenas moscas pilosas, frequentemente encontrados em banheiros, uma vez que suas larvas eclodem nos ralos e nos encanamentos do esgoto.

O que são os siriris? São cupins em sua fase alada. Logo que nasce, o cupim ganha asas e se torna um siriri. Esse voo, que acontece em dias quentes, geralmente no final da tarde e ao anoitecer, serve para o macho e a fêmea reprodutores se encontrarem.

Você pode fazer uma mistura de água, sabão, óleo essencial de citronela e espirrar nas paredes (perto das lâmpadas) ou até deixar um aromatizador de ambientes. Outra alternativa é fazer um saquinho de pano com óleo essencial + cravos-da-índia pendurado próximo à lâmpada.