Por que o nome Maria Fumaça?

Perguntado por: igoulart3 . Última atualização: 25 de maio de 2023
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Então esse tipo de locomotiva era chamada de balduína. Como Maria é nome popular usado para quase tudo, quando viam uma balduína, muitos diziam: “Lá vem a Maria soltando fumaça”, daí surgiu o nome maria-fumaça.

Nesta época, as locomotivas eram apelidadas de Maria Fumaça, que nada mais eram do que uma locomotiva, propulsionada por um motor a vapor. Há ainda os trens de carga, que possuíam uma tecnologia mais em conta, que eram movidos a óleo diesel ou eletricidade, e como o próprio nome diz, transportavam produtos.

25 Km/h

Sua velocidade era de 25 Km/h; A Maria Fumaça podia puxar até 22 vagões carregados de minério de ferro; A locomotiva também transportava vagões destinados a passageiros (hoje em dia existem trens específicos para o transporte de cargas e outros somente para o transporte de pessoas);

  • George Stephenson
  • Richard Trevithick

De forma simples, o combustível é queimado na fornalha, o calor da queima passa para a caldeira onde está a água; ao ser fervida, gera vapor, que quando acumulado no Domo, cria uma pressão. Essa pressão é liberada e com sua força é capaz de movimentar os cilindros, fazendo a máquina andar.

Os incêndios no trajeto turístico da maria-fumaça que faz um passeio entre Campinas (SP) e Jaguariúna (SP) preocupam os donos de propriedades que ficam às margens dos trilhos. As fagulhas, que saem pela chaminé do trem, atingem as fazendas, queimando as pastagens.

O passeio de Maria Fumaça é operado exclusivamente pela empresa Giordani Turismo e dura aproximadamente duas horas (somando a viagem de trem, de 1h30min, e o regresso/ida de ônibus, de mais 30 minutos).

Até se transformar numa locomotiva de uso apenas turístico, a maria-fumaça “Bitolinha” foi responsável por diminuir a distância entre aquela colônia imperial voltada para o oceano e o interior, que, com as riquezas que possuía, expandia as possibilidades de crescimento do que futuramente chamaríamos de Brasil.

Conclusão: Em resumo, o metrô é mais rápido que o trem devido à sua infraestrutura e projeto otimizados para velocidade, sistema de operação dedicado e frequência de viagens, tecnologia avançada e menor número de paradas, além do controle de tráfego e prioridade aos trens de metrô.

A reforma. Com peças furtadas e partes enferrujadas, a Maria Fumaça foi levada à Campinas para ser restaurada, pelo custo de R$ 749 mil. A Maria Fumaça foi instalada em seu novo espaço em junho de 2023, quando a miniestação foi inaugurada para o aniversário de 167 anos de Ribeirão.

combustível Diesel

Atualmente utiliza-se exclusivamente combustível Diesel em sua frota de locomotivas. Os elevados custos desse tipo de combustível e a necessidade de manter a competitividade, conduziu a companhia a inserir outra alternativa, ou seja, o Bi-combustível, utilização do Diesel e Gás Natural.

Sendo assim, diríamos que numa linha plana e limpa, uma locomotiva diesel de quatro eixos tem capacidade para até cerca de 30 a 35 vagões.

No dia 13 de fevereiro de 1804, foi realizada a viagem inaugural do "cavalo mecânico", a primeira locomotiva. A máquina a vapor sobre trilhos destinava-se ao transporte mais rápido e eficiente de matérias-primas.

Inglaterra foi o país natal da locomotiva a vapor, que é essencialmente uma máquina a vapor usada para impulsionar um veículo sobre os trilhos. A primeira locomotiva a vapor foi construída em 1804 por Richard Trevithick para a Penydarrem Iron Works em Wales.

Parte da história das ferrovias teve início no século 17, quando as minas inglesas ainda usavam trilhos de madeira para transportar carvão em vagonetes. No século 18, esses trilhos passaram a ser revestidos de metal a fim aumentar sua durabilidade.

Movida a vapor para fazê-la movimentar-se era preciso de carvão, lenha e fogo para esquentar a água, e assim, gerar o combustível para iniciar a jornada. Quando a água era aquecida ela produzia muito vapor, que era usado como energia para movimentar toda a Maria Fumaça.