O que significa fumaça azul no escapamento da moto?

Perguntado por: esales . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
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Quando azulada, indica que há óleo do motor sendo queimado na câmara de combustão. Isso pode danificar seriamente o motor por falta de lubrificação. Nos casos mais comuns, o problema está nos anéis de pistão que podem estar muito desgastados ou quebrados.

Entre as principais causas estão o desgaste dos anéis, retentores de válvulas, obstrução do respiro de óleo ou da ventilação, alta quilometragem e defeitos na turbina. O consumo de óleo merece atenção especial, já que a queima pode reduzir rapidamente o nível do lubrificante no cárter e a vida útil do motor.

Aquela fumacinha azulada que aparece logo pela manhã é algo comum que acontece apenas na primeira partida enquanto o motor está frio. Normalmente isso não deveria acontecer em motos novas, mas também não significa que seu motor esteja precisando de retífica.

Deve ser a formação de vapores devido ao ar condensado. Se as temperaturas não estiverem baixas, é sinal de problema! Se surgir quando o motor estiver aquecido pode indicar que há líquido no radiador. Isso ocorre quando a água que passa pela junta do cabeçote com defeito atinge a câmara de combustão.

Fumaça preta: alto consumo de combustível
Esse é o maior alerta que você deve ter ao perceber que está saindo fumaça preta do escapamento do seu carro: com certeza, você está gastando mais combustível do que deveria.

A fumaça branca é inofensiva quando aparece em dias muito frios, devido ao vapor produzido pelo ar condensado. Fora isso, é um sinal de alerta. Nos carros, se ela aparecer enquanto o motor estiver aquecido, há grandes chances de ser líquido no radiador.

É comum notar a existência de água no escapamento quando o motor se aquece pela primeira vez no dia. Isso ocorre porque o sistema de escape também produz calor, resultando em vapor de água no cano de descarga.

Bardahl PROLONGA elimina vazamentos, reduz a fumaça e emissão de poluentes. Em casos de vazamentos, fumaça excessiva, perda de potência e barulho (motor rajando), indicamos o uso do aditivo suplementar Bardahl Prolonga, na proporção de 10 a 25% em qualquer tipo de óleo.

Existem inúmeras causas para a alteração no nível do óleo motor, como por exemplo: Vazamentos ocasionados por falhas nas vedações de retentores e juntas; Consumo de lubrificante por meio da queima na câmara de combustão do motor; Utilização de óleo não especificado para o motor.

A causa desse problema pode ser desgaste nos retentores ou nas sede das válvulas do motor, o que provoca vazamento de óleo para as câmaras de combustão. O resultado é justamente a queima do lubrificante junto com o combustível.

Na situação de um retentor de válvula falhar, pode acontecer um vazamento do óleo para a câmara de combustão. Essa reação, junto do combustível, gera uma queima do fluido. Entre os sinais mais claros dessa patologia está a fumaça densa e escura ou azulada expelida, logo que o veículo é ligado.

O processo de limpeza no interior do tubo é simples! Utilize um pano seco e remova toda a sujeira de dentro da ponta do escape. Certifique-se de que o escape não está quente antes de fazer isso. Coloque o pano sobre os dedos e esfregue o interior do escape para remover qualquer excesso de sujeira.

Por que escapamento furado gasta mais combustível? Se o furo ocorrer antes da sonda lambda, dentro de certos limites, provocará uma falsa leitura de mistura pobre, forçando o sistema de gerenciamento eletrônico a enriquecer a mistura.

Fumaça Azulada
Este tipo de fumaça é a mais preocupante. Quando azulada, indica que há óleo do motor sendo queimado na câmara de combustão. Isso pode danificar seriamente o motor por falta de lubrificação. Nos casos mais comuns, o problema está nos anéis de pistão que podem estar muito desgastados ou quebrados.

Um filtro de combustível sujo vai restringir o fluxo para o motor, comprometendo o abastecimento de combustível no motor. b) Perda de potência e alto consumo de combustível: se o motor apresenta dificuldade na resposta quando você acelera, ou existe um aumento no consumo de combustível.

As explosões geralmente ocorrem porque resíduos da gasolina ou do álcool utilizado como combustível acabam saindo no escapamento do carro, resultado do processo de combustão. Assim, o resultado é claro: uma série de pequenas explosões bastante ruidosas, que podem e devem preocupar o proprietário do veículo.

Quando a água entra no motor, seja através do filtro de ar, ou escapamento, pode ocorrer o já conhecido calço hidráulico. Com isso, o motor morre e sua moto não liga. Se você estiver em uma dessas situações, não tente ligar novamente a moto.

Pois então saiba que quando o óleo se apresenta meio esbranquiçado, pastoso, às vezes até com umas bolhinhas, é um mau sinal. É uma indicação de que tem água se misturando ao óleo. E essa água vem de onde? Pode ser de uma trinca no bloco que está permitindo a passagem da água pra dentro dos cilindros.

Quando vão envelhecendo, as folgas no motor aumentam e o nível do cárter vai baixando mais rapidamente, devendo ser completado com frequência cada vez maior. Em certos casos, recomenda-se até o uso de um óleo com viscosidade maior do que a indicada no manual para compensar o desgaste, que seria um óleo mais “grosso”.

Cinco sinais de que é hora de trocar o óleo

  1. Motor faz barulho quando é ligado. Depois de um tempo, o óleo fica sujo e contaminado pelo desgaste e pelo calor. ...
  2. Motor está vibrando em marcha lenta. ...
  3. Veículo com aceleração fraca. ...
  4. Luz do óleo acesa no painel. ...
  5. Motor com ruído de 'batida'

Se o nível ficar muito acima, o virabrequim, ou o girabrequim como chamam alguns, bate no óleo, faz uma espuminha, além de obviamente perturbar o movimento do virabrequim. A bomba de óleo pode mandar essa espuminha para lubrificar as partes móveis.