Por que o nome Missa?

Perguntado por: erezende . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

A palavra MISSA vem do latim missio, que significa despedida ou envio. E, quando os catecúmenos saíam antes do início da Liturgia Eucarística o celebrante os despedia. Desta forma, toda a Celebração Eucarística acabou por ser denominada missa.

A Celebração Eucarística, popularmente conhecida por Missa, foi instituída por Cristo na noite de Quinta-feira Santa, antes de morrer. Pegando no pão e no vinho, deu graças, abençoou-os e distribuiu-os aos discípulos, dizendo: «Tomai: isto é o meu Corpo. (…) Isto é o meu sangue» (Mc 14, 22.24).

Santa Missa, ou celebração da eucaristia, ou Divina Liturgia é a principal celebração religiosa da Igreja Católica e da Igreja Ortodoxa, também realizada, com algumas variáveis, nas tradições Reformadas, Anglicanas e Luteranas.

Para os cristãos, missão significa propagar o Evangelho através da Igreja. O missionário é aquele que tem a missão de divulgar a fé, é o que se dedica a pregar e levar sua crença religiosa para diversos lugares, espalhando a palavra do Senhor.

6 sinônimos de missa para 1 sentido da palavra missa: Celebração da eucaristia na Igreja Católica: 1 ato litúrgico, celebração, celebração da eucaristia, cerimônia eucarística, eucaristia, liturgia.

A primeira missa realizada no Brasil ocorreu no dia 26 de abril de 1500 e foi celebrada pelo Frei Henrique de Coimbra, que havia navegado com a comitiva de Cabral em Santa Cruz da Cabrália, na Praia da Coroa Vermelha, no Sul da Bahia.

O Papa São Pio V, em 1570, acatou as sugestões do Concílio e elaborou o Missal Romano, dando forma a liturgia que prevaleceu na Igreja até 1965, aproximadamente. Essas duas edições estão em latim e foram muito utilizadas em missas.

A adoração eucarística é a adoração ao Santíssimo Sacramento, ou seja, Jesus presente na hóstia consagrada. Durante a missa, na oração eucarística, o padre consagra o pão e o vinho que tornam-se – para os católicos – o sangue e o corpo de Jesus.

A expressão “Missa do Galo” é específica dos países latinos e deriva da lenda ancestral segundo a qual à meia-noite do dia 24 de dezembro um galo teria cantado fortemente, como nunca ouvido de outro animal semelhante, anunciando a vinda do Messias, filho de Deus vivo, Jesus Cristo.

Existem diferenças marcantes entre a Celebração da Palavra e a Santa Missa, mas isso não significa que uma seja menos importante que a outra. “Na Celebração da Palavra não existe nem preparação das oferendas, nem Consagração e nem a Oração Eucarística.

A tradição litúrgica vem desde o ano de 155, quando São Justino escreve uma carta ao imperador romano Antonino Pio (138-161) descrevendo como é a Missa. Nessa descrição, São Justino descreve que os cristãos se reúnem no dia primeiro dia da Semana, pois foi o dia da Ressurreição de Cristo (Mc 16,2).

"O domingo é o dia do Senhor: encontremos o tempo para estar com Ele." A celebração dominical da Eucaristia está no centro da vida da Igreja: nós vamos à missa para encontramos o Senhor ressuscitado, ou melhor, para nos deixarmos encontrar por ele.

As missas católicas passaram a ser rezadas em latim (antes eram em grego e hebraico) porque essa uma língua morta, suas palavras não mudam mais de sentido, o que permite preservar o texto da introdução de erros.

A missa é dividida em quatro partes principais: Ritos Iniciais, Liturgia da Palavra, Liturgia Eucarística e Ritos Finais.

Jesus ensinou que a Eucaristia foi prenunciada no maná dado por Deus durante o êxodo do povo de Israel do Egito (cf. Jo 6, 49-51).

(2 Tim 4,2). Todo ser eucarístico tem a convicção de que, na Santa Missa, a profecia de Amós se cumpre: “Eis que vêm os dias em que enviarei uma fome sobre a terra, não uma fome de pão, nem uma sede de água, mas fome e sede de ouvir a Palavra de Deus!” (Am 8,11).

Primeiro, é importante ter em mente que a missa é o grande ato central da fé, onde podemos encontrar a real plenitude e o significado da vida. Afinal, na presença de Deus podemos repensar todos os nossos atos, agradecer e reconhecer o sacrifício de Jesus para a nossa sobrevivência.

Quem vai às celebrações realizadas em todo território diocesano recebe, logo na entrada, o folheto “ABC Litúrgico”. Esse material é destinado tanto para auxiliar as equipes de liturgia, como para servir de guia aos fiéis, que acompanham, por meio dele, todos os momentos da celebração.

missas | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Continuar lendo Porque existe missa?