Qual é o nome do osso do calcanhar?

Perguntado por: evilela . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

O osso do calcanhar (calcâneo) está localizado na parte posterior do pé.

A dor no calcanhar pode ter várias causas. Desde fascite plantar, passando por esporão calcâneo, fratura por estresse do osso calcâneo, tendinite calcânea ou ainda consequência de entorse do tornozelo, doença de Sever, em crianças, além de outras razões.

A fíbula não tem função de sustentação de peso, sua principal função é de fixação muscular. Ela é fixada pela sindesmose tibiofibular na tíbia, cujas fibras são organizadas para resistir à tração descendente final da fíbula.

A articulação do tornozelo é composta pelos ossos da perna (tíbia e fíbula) e pelo tálus (osso do pé que articula no tornozelo). As saliências localizadas na face interna (medial) e externa (lateral) do tornozelo são denominadas maléolos.

O calcanhar é uma das mais delicadas regiões do corpo. Responsável por ligar os pés e as pernas, ele possui ossos, tendões e músculos que permitem o ato de ficar em pé, caminhar e correr, por exemplo.

O costume de utilizar sapatos muito apertados, de bico fino, salto alto e fazer atividades físicas de alto impacto são alguns dos principais fatores que causam a dor no dorso do pé. Além de aumentarem os riscos para que essa dor se torne crônica.

O uso de medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios (ibuprofeno, etc.) é indicado para reduzir a inflamação e aliviar a dor no calcanhar nos casos onde existe inflamação (fascite plantar, por exemplo), devendo sempre ser prescritos pelo seu médico.

Ortopedista. A especialidade mais indicada para quem sente dor nos pés é a ortopedia. O médico da área é responsável por cuidar da locomoção do corpo humano, avaliando músculos, ossos, ligamentos e articulações.

Depende muito de sua idade e padrão da fratura. Na maioria dos casos de fratura no meio do osso, em adultos, é necessário a cirurgia para sua correção. Precisaria de uma avaliação clínica e exames de imagem para lhe responder com mais precisão.

Crianças com fraturas da tíbia e/ou fíbula têm dor, inchaço e/ou deformidade no local da lesão. A maioria dos pacientes é incapaz ou não quer andar, com exceção das crianças com uma fratura fibular isolada.

O tornozelo é uma articulação complexa, que une as pernas aos pés. Ele é formado por três ossos: a tíbia, a fíbula e o tálus. A tíbia é o osso da canela, a fíbula é o osso que fica na lateral externa da perna, e o tálus se encaixa no meio desses dois ossos e logo acima do osso do calcanhar (o calcâneo).

A palma do ou planta do é a parte inferior do humano. Anatomicamente, a palma do é dita possuir aspecto plantar. A superfície equivalente em ungulados é o casco.

O e seus ossos podem ser divididos em três partes anatômicas e funcionais:

  • A parte posterior do (retropé): tálus e calcâneo.
  • A parte média do (mediopé): navicular, cuboide e cuneiformes.
  • A parte anterior do (antepé): metatarsais e falanges.

A dor no calcanhar ao pisar não costuma ter um diagnóstico muito preocupante. A principal causa da dor no pé ao pisar é a fascite plantar, uma inflamação no ligamento da região chamada fáscia plantar (que liga o calcanhar aos dedos), que pode causar pequenas rupturas no tecido.

O diagnóstico mais comum da dor atrás do calcanhar é a tendinite, que é justamente a inflamação deste tendão. Se não tratada adequadamente, pode evoluir para uma degeneração, conhecida também como tendinopatia, e que pode provocar até a ruptura da estrutura.