Por que o rio nunca seca?

Perguntado por: srocha . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

Rios perenes: Os rios perenes são aqueles que correm durante o ano todo, mesmo durante a estação seca ou fria. Os rios perenes não secam devido ao fato de receber uma alimentação contínua e suficiente para manter o nível do rio acima da superfície terrestre mesmo na época de estiagem.

Entre os fatores que contribuem para a quantidade de água de um rio estão as chuvas, a preservação das matas e o derretimento de neve acumulado nas montanhas. O Rio Amazonas, por exemplo, é alimentado pela neve derretida da Cordilheira dos Andes.

Os rios Pó, Reno e Danúbio, na Europa, estão entre os afetados por estiagem que já é considerada a pior em 500 anos. Fotos da Nasa ainda mostram impacto na Barragem do Alto Lindoso, Portugal, em lagos os EUA e no Rio Yangtze, na China.

Os rios perenes são os que nunca secam e possuem um bom volume de água nos leitos. Os rios temporários são aqueles que secam no período em que não chove, principalmente em áreas de clima árido ou semi-árido.

As águas não se misturam porque as características de cada um dos rios são distintas, em especial os parâmetros de: Velocidade; Temperatura; Composição química.

Yang-Tsé é um rio asiático também chamado de rio Azul, é o maior do continente, com 6.300 quilômetros de extensão percorrendo todo o território chinês.

Um dos mais fascinantes é a formação dos rios temporários, também chamados de rios intermitentes. Ao contrário dos rios perenes, que nunca secam, os temporários têm suas águas correndo apenas em períodos de maior quantidade de chuva.

“Quando o último rio secar, a última árvore for cortada e o último peixe pescado, eles vão entender que dinheiro não se come”.

A expansão urbana desordenada, aliada ao desenvolvimento da indústria e das atividades agrícolas são as principais causas da poluição dos rios. As atividades domésticas, industriais e comerciais geram poluentes característicos que influenciam de diferentes formas a qualidade das águas.

Os rios que têm esse fluxo mais rápido, são chamados de rios de corredeiras, que é o caso do Rio Jacaré Pepira. Esse fluxo se dá pelo declive de relevo considerável, ou seja, uma mudança de elevação do terreno muito rápida em um espaço curto. Quando essa mudança não é tão abrupta, o rio é mais manso.

Os rios são alimentados por chuvas e neve derretida que escorre das montanhas. Rios se alargam quando água de riachos ou arroios se juntam a eles. Essa água flui até chegar ao mar. Os maiores volumes de água despejados acontecem onde chove mais, como nos trópicos chuvosos, com as torrenciais chuvas de monções.

Enchentes ou cheias ocorrem quando há a elevação do nível de água no canal de drenagem do rio, pelo aumento da vazão, atingindo a cota máxima do canal. Ou seja, é quando o curso hídrico (rio ou córrego, por exemplo) alcança o seu limite de água, porém sem que haja um extravasamento em suas margens.

Fortes chuvas que atingiram as cabeceiras nesse sábado (7), causaram o aumento no volume de água do rio. O nível do Rio Doce atingiu a cota de inundação neste domingo (8), chegando a 1,93 m, na régua do SAAE às 07h.

rio Jaguaribe

Essa realidade faz com que o rio Jaguaribe, que já foi considerado o maior rio seco do mundo, passe da condição de rio intermitente para a condição de rio perenizado, tornado possível o melhor abastecimento e o desenvolvimento deste Vale.

O Yangtzé está em seu menor nível desde 1865, segundo o governo chinês. É a mais severa e mais longa onda de calor desde os anos 60, quando o Centro Meteorológico Nacional da China começou a monitorar o clima do território chinês.

A estiagem deve afetar a agricultura principalmente no estado da Califórnia, e elevar ainda mais os preços dos alimentos. Estudo da Universidade da Califórnia Merced mostrou que o prejuízo da seca à indústria agrícola do estado já chegou a US$ 1,2 bilhão e custou cerca de 10 mil empregos em 2021.

Nascente: é o local onde a água subterrânea atinge a superfície, dando origem a um curso d'água.

Como os rios são formados? Um rio surge a partir de afloramentos de águas subterrâneas, que são expelidas para a superfície, e esses afloramentos são chamados de nascentes ou olhos d'água. Eles escoam por um longo percurso, devido à declividade do solo, formando pequenos riachos que se juntam até formarem um rio maior.

Pesquisadores da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária identificaram a cidade mais chuvosa do Brasil: o município de Calçoene, no Amapá, com uma precipitação média anual de 4.165 milímetros.

Como acontece o encontro das águas? Você já ouviu falar em estuários? Eles são uma zona de transição entre o rio e o mar. O estuário é um corpo de água costeira parcialmente fechado, onde a água salgada é diluída com água doce.