Por que o sangue e o leite são considerados substâncias heterogêneas?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

- O leite e o sangue são considerados misturas heterogêneas, apesar de parecerem sistemas de apenas uma fase, mas, quando analisamos de forma mais detalhada, podemos enxergar as diferentes fases que compõem tais misturas.

São aquelas que apresentam mais de uma fase. Exemplos: água e óleo, água e areia, gelo e água, granito, água e ferro, sal não dissolvido na água etc. Os componentes das misturas heterogêneas aparecem, na maioria dos casos, em estados físicos diferentes e podem ser separados por métodos físicos.

Resposta verificada por especialistas
O leite é uma mistura heterogênea, olhando á olho nu, o leite parece ser homogêneo, mas vendo por miscroscópio óptico, revela um aspecto heterôgeneo, podemos observar gotículas de gorduras que estão dispersas em um líquido branco.

- O leite e o sangue são considerados misturas heterogêneas, apesar de parecerem sistemas de apenas uma fase, mas, quando analisamos de forma mais detalhada, podemos enxergar as diferentes fases que compõem tais misturas.

O sangue é uma mistura heterogênea, uma vez que é utilizado o processo de separação de misturas chamado centrifugação para separar as células (hemácias e plaquetas...) do plasma sanguíneo, ou seja, forma-se duas fases.

Exemplos de misturas heterogêneas:
água e óleo. areia. sangue. leite.

As misturas heterogêneas: água e óleo utilizada para cozinhar alimentos, leite com achocolatado dissolvido parcialmente, leite e óleo.

Enquanto a mistura homogênea apresenta apenas uma fase, a mistura heterogênea é formada por pelo menos duas fases. Por exemplo, água e óleo é uma mistura heterogênea, pois visualmente conseguimos distinguir duas fases com diferentes características na mistura.

A classificação das misturas heterogêneas é referente ao número de fases, sendo assim, elas podem ser: bifásicas, trifásicas e polifásicas.

Consiste em separar uma mistura heterogênea, ou seja, que apresenta duas ou mais fases através da diferença de densidade, ou seja, a fração mais densa fica no fundo do recipiente e a mais leve fica acima, deste modo pode se realizar a separação através da remoção das partes individualmente.

mistura heterogênea

De uma forma geral, o leite é uma mistura heterogênea, de aspecto esbranquiçado, formada por um grande e importante grupo de substâncias.

O que é Heterogêneo:
A palavra é usada quando se quer referir, em um determinado contexto, que uma situação, um objeto ou uma circunstância é variada, não uniforme, com desigualdades ou que possui diferentes elementos em um grupo.

- Mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias puras, chamadas componentes. As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases.

água

A água é o componente majoritário do leite, com conteúdo médio de 87,1%. Ela pode realizar diversas interações químicas, de grande importância na tecnologia de lácteos.