Por que o ser humano é chamado de homem?

Perguntado por: ovasconcelos . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

A utilização da palavra homem como sinônimo de ser humano tem alicerces na Grécia Antiga, onde os homens de fato eram tratados como o sexo padrão e as mulheres eram vistas como um "desvio" da grandiosidade masculina, confundindo-se o ser humano com a figura masculina do homem, muito embora a língua grega clássica ...

A palavra homem é a evolução de 'hominem', que em latim vulgar já teria a forma 'homine'. É a palavra latina – e não a portuguesa – que se liga a 'humus' («solo», «terra»), estabelecendo uma relação que era frequente em grande parte das línguas da família indo-europeia.

masc. que define tanto o homem, quanto a mulher da espécie humana. Exemplo de uso da palavra Humano: Ser humano: qualquer indivíduo da espécie humana, homem ou mulher, independente de etnia, cor, classe social ou ideologia.

Deus criou o homem à sua imagem e semelhança (cf. Gn 1.26-27). Portanto é isso que homens de verdade devem mostrar e refletir. O homem foi o único ser criado à imagem e semelhança do próprio Criador, logo não há como exercer masculinidade distante do Deus criador.

O termo pode ser referir a um homem ou a toda a humanidade. Em resumo, há uma variedade de significados para o termo 'îš, dos quais os mais importantes são “homem”, em contraste com Deus; “marido” em contraste à mulher ou esposa, e “humanidade”.

Ao agir intencionalmente sobre a natureza, visando transformá-la de modo a satisfazer às suas necessidades, produzindo o que deseja e quando deseja, o homem ao mesmo tempo em que deixa sobre a natureza as marcas da atividade humana, também transforma a si próprio constituindo-se humano.

A honestidade é uma qualidade do homem ideal, suas ações são equilibradas e apresenta probidade. Sua honra é sua prioridade, a honestidade é uma característica inerente, ela se funde com quem ele é. E esta qualidade fica transparente na clareza das suas ações e forma como trata a relação com a mulher.

Resposta: Em Latim não existia esse verbo; ele veio do Francês para nosso idioma. “Humano” veio do Latim HUMANUS, relacionado a HOMO, “homem”, e HUMUS, “terra”, pela noção de “coisas terrestres”, em oposição a “seres divinos”, de uma raiz sânscrita MAN-, “homem”.

O ser humano para a Filosofia
Do ponto de vista filosófico, o ser humano é caracterizado como um ser vivo racional, capaz de ser uma unidade e uma totalidade ao mesmo tempo, enquanto matéria. Ele também consegue, através da racionalidade, distinguir coisas e elaborar conceitos.

1 pessoa, indivíduo, sujeito, ser, criatura, gente. Adulto do sexo masculino: 2 homem-feito, adulto, varão.

O ser humano é considerado um ser social, pois é incapaz de sobreviver sozinho tal qual os animais. Isso significa que a vida em sociedade é fundamental para o desenvolvimento do homem e sua construção enquanto sujeito portador de cultura.

Segundo o grande filósofo grego Aristóteles: “O Homem é um animal racional”. Ao dizer que somos um animal ele revela a nossa dimensão natural, e biológica, que faz dos Seres Humanos, um ser vivo como qualquer outro, isso é, nascemos crescemos, nos reproduzimos envelhecemos e morremos. Por outro lado somos racionais.

A forma correta de escrita é ser humano, separado e sem hífen. As palavras serumano e ser-humano estão erradas. A expressão ser humano é habitualmente utilizada para indicar o humano. Refere-se ao homem, de forma global, incluindo homens e mulheres, ou seja, a humanidade.

Efésios 5:22-25
O homem, desde a sua criação, precisa do direcionamento de Deus para que sua vida seja bem-sucedida. E o Senhor traz conselhos para todos. Na carta do apóstolo Paulo aos Efésios, a orientação é que as mulheres sejam submissas porque o marido é o cabeça da mulher, assim como Cristo é a cabeça da Igreja.

23 Porque o marido aé a cabeça da mulher, como também Cristo, a bcabeça da cigreja; e ele é o salvador do corpo. 24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seu próprio marido.

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

O ser humano é um ser sagrado, em elevação, em expansão de si; ou seja, é um ser em si para lá de si, em desenvolvimento. Por outras palavras, o ser humano é um ser em contínuo ato de criação segundo o Espírito de Deus na medida em que nele se permite envolver2.

Referência humana na Bíblia, Adão foi o primeiro homem criado pelo Senhor e sua história, desde então, é carregada de simbolismo e reflexões.