Como é chamado o segundo nome de uma pessoa?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

substantivo masculino Nome de família; nome recebido do pai e da mãe, que vem após o nome de batismo: Ana Maria Silva - Silva é seu sobrenome, e Ana Maria o seu nome.

O nome é composto por duas partes: prenome (que se trata da primeira parte do nome e é definido pelos pais para a distinção dos membros da família) e sobrenome (também chamado de nome de família que indica o parentesco da pessoa), assuntos que iremos tratar mais adiante.

Não é possível atribuir a uma pessoa mais de dois prenomes. Cabe ressaltar, ainda, que a utilização de prenomes simples ou duplos já é de praxe nos Cartórios de Registro Civil e o costume é fonte do Direito.

Agnome é um elemento do nome que serve para distinguir indivíduos dentro de uma família, de forma a atribuir sua relação de parentesco. De acordo com os autos, a criança recebeu o mesmo nome do pai — acrescido do sobrenome Filho —, mas não teve registrado o sobrenome da mãe.

58 nomes compostos que combinam com Liz

  • Liz Maria ou Maria Liz. Liz Maria é uma composição usual no Brasil e significa “senhora soberana onde Deus é juramento", "vidente onde Deus é juramento" ou "pura em que Deus é abundância". ...
  • Liz Lane. ...
  • Linda Liz.

O prenome composto pode ser “Ana Maria”, “João Vitor”.... Assim, faz parte da composição do nome o patronímico ou sobrenome, “o nome da família”, este sucede o prenome....

Assim, de maneira simplificada, pessoas homônimas são aquelas que têm exatamente o mesmo nome, considerando o prenome e sobrenome. No Brasil, essa é uma situação bastante corriqueira, pois existem nomes extremamente comuns, como João e Maria, que se repetem em todas as localidades do país.

O Prenome é o nome próprio de cada pessoa e tem como função a distinção de membros da própria família, podendo ser simples (João, José) ou composto (Carlos Eduardo, Pedro Henrique).

O agnome é elemento facultativo do nome e deve ser inserido após o sobrenome. Exemplos de agnomes são Filho, Neto, Bisneto, Sobrinho, Segundo, Terceiro. A título exemplificativo, no nome João Pedro Silva Souza Neto, João Pedro é o prenome – no caso composto, Silva e Souza formam o sobrenome e Neto é o agnome.

Os substantivos nomeiam os seres, as coisas, os sentimentos; os adjetivos indicam as características que os substantivos podem ter. Substantivo e Adjetivo são duas classes de palavras estudadas pela Morfologia.

Os sobrenomes podem ser simples (um só sobrenome - ex: José da Silva) ou compostos (mais de um sobrenome - ex: José Lima e Silva). Nos dois casos é possível que a pessoa tenha recebido só o sobrenome da mãe, só o sobrenome do pai, ou sobrenomes dos dois.

De acordo com a lei 14.382/2022, a pessoa registrada poderá, após ter atingido a maioridade civil, requerer pessoalmente e imotivadamente a alteração de seu prenome, independentemente de decisão judicial.

Prenome é o que precede o patronímico ou sobrenome da família e tem lugar logo apos o nome. Exemplo de uso da palavra Prenome: Carlos Alberto de tal, onde Alberto é o prenome.

Se houver grau de parentesco no sobrenome, exemplo: “Junior”, “Filho”, “Neto” ou “Sobrinho”, o mesmo deverá ser colocado junto com o último sobrenome (Exemplo: José Lins da Silva Junior -> Nome = José Lins da; Sobrenome = Silva Junior).

Júnior: Significa "jovem", "o mais novo" ou "filho do pai". Júnior tem origem do latim, vem de juvenis, que literalmente significa "jovem" ou "o mais novo". É utilizado normalmente, mas não apenas, quando o filho tem o mesmo nome do pai ou do avô, com o objetivo de os diferenciar.

A origem da palavra é latina. Iuvenis significa jovem e iunior, que depois se transformou em júnior, quer dizer o mais jovem.

Eloá quer dizer “Deus” e é um nome de origem hebraica. Com origem no latim, Estela significa “estrela”. Eva quer dizer “cheia de vida” e é um nome que deriva do hebraico.