Por que o tempo muda de um dia para o outro?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Fatores como pluviosidade (chuva), umidade relativa do ar, nuvens e radiação solar atuam diretamente nas condições atmosféricas de um determinado lugar, influenciando, então, o tempo. Essas variações do tempo vivenciadas diariamente podem acentuar-se em algumas épocas do ano.

Antes da criação do CPTEC, as previsões de tempo eram fornecidas para até um dia e meio de antecedência, com índice de 60% de acerto. Hoje as previsões são geradas para até 15 dias, com 98% de acerto para as 48 h, chegando a 70% com cinco dias.

A resposta é: não. Atualmente, a meteorologia consegue prever para até 15 dias, mas com porcentagens de confiabilidade diferentes. A porcentagem de acerto para o tempo nos próximos cinco dias, por exemplo, cai para 70%. Já para duas semanas, o número é de apenas 50%.

O profissional que realiza tal estudo é o meteorologista, que a partir das análises de dados como a temperatura diária, umidade, pressão e ventos conseguem realizar um cruzamento de dados desses elementos e fazer a previsão do tempo e assim fornece informações dos dias que vão chover, fazer sol e qualquer outra ...

Os 5 sites mais confiáveis para verificar temperaturas e fenômenos meteorológicos

  • Os prejuízos que posso tomar se não consultar a previsão do tempo em uma plataforma confiável.
  • Portal Inmet.
  • Clima Ao Vivo.
  • Clima Tempo.
  • Tempo Agora.
  • Clima do Brasil.

Isso significa que a previsão do tempo é falha? Não. Na verdade, são muitos equipamentos e conceitos envolvidos no processo, que se apoia em dois pontos principais: a coleta de dados e a criação de modelos situacionais. É tudo muito matemático, oferecendo uma precisão de 90%.

A previsão está sempre errada
De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, os prognósticos quanto ao tempo para o dia seguinte estão bem mais precisos, com margem de erro de apenas 2,5ºC, em média. O trabalho dos cientistas só costuma dificultar nos dias chuvosos.

Segundo alguns internautas, o número indicaria o percentual do território que deverá receber a chuva, o que é incorreto. A Climatempo esclarece que o número revela as chances de chover no local em questão.

Instituto Nacional de Meteorologia - INMET.

SOBRE METEOROLOGIA. A previsão do tempo no INMET se baseia em dados atmosféricos (precipitação, ventos, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, entre outros) observados em estações meteorológicas, em modelos numéricos de previsão, em imagens de satélite e em radares meteorológicos.

Sim, a previsão do tempo pode variar ao longo do dia, já que as temperaturas variam devido à variação da incidência radiação.

Podem estar em causa mudanças no estado médio da atmosfera em escalas de tempo que vão de décadas até milhões de anos.

Os quatro elementos que interferem nas condições climáticas são: temperatura, umidade, radiação e pressão atmosférica. Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, massas de ar, correntes marítimas, continentalidade e maritimidade.

Aviso de situação meteorológica com potencial de tornar-se perigosa.

O excesso de calor armazenado na atmosfera e a umidade do ar elevada são as razões básicas para a formação das grandes nuvens cumulonimbus que provocam os raios, os trovões e também intensas rajadas de vento, granizo, mas principalmente muita chuva.