Por que o verbo sorrir é irregular?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Nesse caso, o radical i- é completamente alterado, apesar de algumas desinências serem as mesmas do verbo paradigma da terceira conjugação, como o verbo sorrir: sorri, sorriste, sorriu, sorrimos, sorristes, sorriram.

O verbo irregular é aquele cuja conjugação altera não só a desinência como também o radical. Ver (infinitivo) é o verbo que significa olhar, observar, enxergar. Já vir significa deslocar-se, até um lugar, encaminhar-se. A confusão está no fato de que o futuro do subjuntivo de ver é vir, já que é um verbo irregular.

Devido às alterações que apresenta no radical e nas terminações quando conjugado, o verbo fazer é um verbo extremamente irregular. Em alguns tempos verbais, o radical faz- transforma-se em fiz-, em faç- ou em far-: eles fizeram, que ele faça, eu farei,...

Para saber se um verbo é regular, é preciso procurá-lo, primeiro, em uma lista ou tabela de verbos irregulares. Se ele não estiver lá, você já tem sua resposta. Nesse caso, é só conjugá-lo no passado simples ("simple past") e no particípio ("past participle") e descobrir como ele termina.

São escritos de forma diferente quando estão no Simple Past e Past Participle. Os verbos irregulares em inglês ou “irregular verbs” são aqueles que são escritos de um modo diferente, como se fossem uma outra palavra, em alguns tempos verbais.

Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?

Assim, CANT- é o radical do verbo CANTAR, por exemplo. Desinência: é a parte final da palavra e, no caso dos verbos, indica número (singular ou plural), pessoa (primeira, segunda ou terceira), modo (indicativo, subjuntivo ou imperativo) e tempo (pretérito, presente ou futuro).

Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural. Observe: “Querido, papai e mamãe VÊM almoçar com a gente domingo!” Por outro lado, VEEM, com dois es, não é do verbo VIR, mas do verbo VER, e se refere à 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.

Os verbos irregulares são classificados assim porque não seguem nenhum paradigma da respectiva conjugação. Esses verbos podem apresentar irregularidades no radical, nas terminações ou em ambos.

- Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda conjugação. Exemplo: verbo cantar. - Irregulares: são os verbos cujos radicais se alteram ou cujas terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertence. Exemplo: verbo ouvir.

Verbos da 2° conjugação: verbos terminados em –er: comer, correr, ler, saber, esquecer, entender, vender,… Verbos da 3° conjugação: verbos terminados em –ir: sorrir, partir, dividir, abrir, sair, decidir, rir,… Os verbos irregulares são aqueles que ao serem conjugados forem modificações em seu radical ou terminações.

Conjugação do Verbo Ser
O Verbo Ser sofre alterações profundas no seu radical, por isso, ele é classificado como verbo irregular anômalo.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

Estava convencido de que era irregular porque há alteração do radical (fujo/fugi) mas na Wikipédia encontrei o seguinte: «Não é considerada irregularidade a alteração gráfica do radical de certos verbos para conservação da regularidade fonética, ex.: vencer-venço, fingir-finjo.» Agradeço esclarecimento.

Em inglês, existem mais de 200 verbos irregulares. Estudar uma lista extensiva a fim de decorar todos seria uma tarefa quase impossível.

Da primeira conjugação: averiguar, dar, estar, passear. Da segunda conjugação: caber, crer, fazer, ler, poder, pôr, querer, saber. Da terceira conjugação: agredir, cobrir, ir, medir, pedir, polir, rir, sair.

Não existe regra para a conjugação de um verbo irregular. Em alguns verbos irregulares, as alterações ocorrem apenas nos radicais. Em outros, as alterações ocorrem apenas nas terminações. Em alguns casos, as alterações ocorrem tanto nos radicais como nas terminações.

Que não é proporcional: 2 assimétrico, desarmônico, desarmonioso, desigual, desproporcionado, desproporcional. Que não é constante: 3 flutuante, imprevisível, inconstante, instável, mutável, variável, volúvel.