Por que o violão tem 6 cordas?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

O que são as ordens? Esses instrumentos antigos possuíam cordas duplas. Assim, as “ordens” dos instrumentos de cordas dedilhadas são os pares de corda do instrumento. Por exemplo, o alaúde pode ter 6 ordens.

Violão Clássico
É um modelo acústico e funciona com seis cordas, que na maioria dos casos são de nylon.

O violão de 7 cordas é uma alteração do violão convencional bastante popular no Brasil. O instrumento traz uma corda mais grave, que pode ser afinada em dó, si ou lá – a mais tradicional é em dó.

O Brahms é um violão com 8 cordas que foi inventado em 1994 a partir do arranjo feito pelo Paul Galbraith das "Variações sobre um tema Original, Op.

Andrei Sychra

Atribui-se ao lituano Andrei Sychra (177?-1850) a "invenção" do violão de 7 cordas. De fato, Sychra escreveu inúmeras peças para o instrumento que se tornou mais popular na Rússia que o violão de 6 cordas usado na Espanha.

O violão seria derivado da chamada Khetara grega, que com o domínio do Império Romano, passou a se chamar Cítara romana. Era também denominada de Fidícula.

ELE PRODUZIA UM SOM SUAVE E LOGO FEZ SUCESSO NA EUROPA. MAIS TARDE, OS PORTUGUESES PERCEBERAM QUE A GUITARRA ESPANHOLA ERA PARECIDA COM UM INSTRUMENTO QUE ELES CHAMAVAM DE VIOLA, MAS UM POUCO MAIOR. POR ISSO, DERAM O NOME DE VIOLÃO.

Os livros de organologia citam a origem do violão de sete cordas como russa, do período entre 1890 e 1920, desenvolvido com o objetivo de atender a música local. No Brasil, o violão de sete cordas começou a ser usado na década de 1930.

O violão ou cigano russo é um violão de sete cordas afinado ao afinamento G aberto (DGBDGBD), [5] que chegou ou foi desenvolvido no início do século XIX na Rússia, possivelmente como um desenvolvimento do Cistre, do kobza e do torban.

1ª corda: é a mais aguda das cordas e recebe o nome de MI (E). 2ª corda: recebe o nome de SI (B). 3ª corda: recebe o nome de SOL (G). 4ª corda: recebe o nome de RÉ (D).

Por exemplo, se o tom for (maior ou menor) não há grande preocupação se o baixo final vai ser ascendente ou descendente, pois a sétima corda do violão é justamente a nota Dó.

A guitarra usa cordas especialmente feitas para ela. A mais utilizada são as feitas de aço. O violão também usa cordas feitas especificamente para o instrumento, podendo ser de nylon ou de aço. As cordas de aço do violão não podem ser usadas na guitarra.

Depois de entender melhor quais são as partes que formam esse instrumento tão popular, você vai agora conhecer cada uma dos tipos de violão existentes. São sete os modelos mais usados: Clássico, 7 cordas, Folk, Jumbo, Ressonador, 12 cordas, Baby e Flat.

violão flamenco

O violão flamenco, muito semelhante ao violão clássico, tem um braço mais fino e é muito mais leve.

O violão de 7 cordas tem várias funções na música, sendo as principais: Pode ser usado para fazer a “baixaria” ou a linha de baixos das músicas, fazendo os baixos tradicionais ou obrigatórios, muitas vezes definidos pelo compositor.

A ordem das cordas é E-B-G-D-A-E, ou seja, mi-si-sol-ré-lá-mi. O primeiro “mi” é a corda mais fina do violão, a corda de baixo, e muitas vezes acontece o equívoco de se numerar de maneira contrária, chamando a sexta corda, a mais grossa, de primeira.